Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 11:31

Desempenho de Cielo deve turbinar natação na mente do brasileiro


Os dois ouros conquistados pelo brasileiro Cesar Cielo nas piscinas de Roma, durante o Mundial de Esportes Aquáticos, deverão fazer com que a natação esteja cada vez mais presente na lembrança do torcedor brasileiro.

Essa é a constatação que se pode fazer da evolução dos resultados da pesquisa Sport Track, realizadas em 2007 e 2008 e que, em 2009, entra em sua terceira edição. Nos últimos dois anos , a natação se estabilizou como o terceiro esporte na preferência dos brasileiros, atrás do futebol e do vôlei. Entre as modalidades mais praticadas, ela aparece em quinto lugar.

Com a conquista inédita das duas medalhas de ouro para o Brasil, a expectativa é de que, em novembro, quando nova pesquisa for realizada, a natação se consolide ainda mais, podendo até apresentar índices mais significativos.

“A pesquisa mostra que a natação, por tabela, também ganha mais simpatizantes e mais praticantes a partir desses resultados do Cielo. Com mais um desempenho fantástico em um campeonato expressivo, a expectativa para os próximos resultados da pesquisa é de uma melhora ainda maior tanto da natação quanto do Cielo”, afirma Rafael Plastina, sócio-diretor da Sport Track.

Foi assim que se comportou a mente do consumidor brasileiro desde que Cielo começou a estraçalhar recordes e se consolidar como um dos grandes nomes da natação mundial. Em 2007, a natação foi o esporte mais lembrado dos Jogos Pan-Americanos e, em 2008, nos Jogos Olímpicos, foi a segunda modalidade mais lembrada pelos torcedores, atrás apenas do futebol e à frente do vôlei, que foi finalista no masculino e no feminino.

De acordo com o executivo, o desempenho nas piscinas de César Cielo também deverá fazer com que ele cresça no ranking de preferência dos torcedores e, também, tenha mais sucesso na gestão de novos contratos de patrocínio.

“Para a imagem do Cielo, não só o bom desempenho, mas também a postura, a atitude e a determinação de campeão, podem gerar atributos importantes para os patrocinadores, atributos que os executivos querem ver aderidos às suas marcas. E a confirmação desse bom desempenho pelos resultados de pesquisa vão atrair os interesses dos patrocinadores”, diz.

Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos, quando não teve grandes resultados, Cielo não esteve nem entre os dez atletas mais lembrados do país. Na edição de 2008 da pesquisa, porém, após a conquista do ouro nos 50m em Pequim, o nadador foi o quarto atleta brasileiro mais lembrado das Olimpíadas. Agora, a tendência é essa admiração e lembrança aumentarem ainda mais.

Sport Track - Primeira pesquisa de âmbito nacional sobre os hábitos de consumo do torcedor relacionado ao esporte, a Sport Track surgiu em 2006, criada pelo executivo de marketing, Rafael Plastina.

A Sport Track objetiva levantar o hábito da população das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo com relação ao esporte de maneira geral, esportes preferidos, atividades físicas praticadas no dia-a-dia, hábitos de consumo, “recall” de marcas e atletas, bem como atributos dos esportes e das marcas.

A pesquisa é realizada anualmente com 4 mil pessoas da população de 16 anos ou mais, residentes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com o Censo 2000. Nos próximos anos, o objetivo é dar abrangência nacional ao estudo, que é feito pessoalmente em regiões de grande fluxo de pessoas, com perguntas abertas e fechadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira