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04/08/2009 - 11:51

Duke Energy adota metodologia do BSC em planejamento estratégico

São Paulo– Ao final de 2003, a Symnetics, consultoria especializada em Gestão da Estratégia, implementou o sistema Balanced Scorecard - BSC na Duke Energy Brasil, subsidiária brasileira da tradicional empresa americana com 150 anos de mercado e, atualmente, em destaque entre as 500 da revista americana Fortune, com ativos de mais de US$ 53 bilhões (2008), e entre as cinco maiores concessionárias de energia nos EUA, com ações comercializadas na NYSE desde 1961.

“Adotamos o BSC, que na Duke Energy denominamos ‘Trilha & Ação’, para nos adaptarmos da melhor maneira possível às mudanças do setor elétrico brasileiro que vinham ocorrendo desde 2001 e ganharmos agilidade na tradução das estratégias definidas”, define Mário Augusto Lima e Silva, Diretor de Planejamento Estratégico da Duke Energy.

Em 2001, a companhia já contava com um plano estratégico, mas não havia métricas e nem processos de acompanhamento. Naquele ano, diretores da Duke Energy perceberam que precisariam buscar no mercado uma ferramenta de medição. “Atualmente, o mapa está em sua quinta versão e, após a implementação do BSC pela Symnetics, podemos visualizar a contribuição de todas as áreas da empresa no seu resultado final”, explica Silva.

São 11 competências estabelecidas como essenciais na organização: trabalho em equipe, comunicação, técnica, visão estratégica do negócio, capacidade de empreender, inovar e planejar, comprometimento, liderança, orientação para resultados e flexibilidade. “Conseguimos transformar a estratégia em ação”, enfatiza. A implementação do “Trilha & Ação” inseriu na companhia cinco princípios da organização orientada à estratégia:

1 - Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva: “Para realizar com sucesso qualquer mudança na organização, entendemos que os altos executivos da empresa devem ajudar a internalizar e difundir o pensamento estratégico com regularidade e freqüência”, explica Silva. “O patrocínio da alta liderança é fundamental, pois fornece apoio e um norte às equipes de desenvolvimento do BSC”, enfatiza.

Ao invés de estruturar-se em torno de funções e áreas, a Duke Energy optou por implementar o BSC, tendo como base os temas estratégicos. Além disso, foi escolhido um coordenador de planejamento estratégico, responsável pela liderança das atividades do dia-a-dia do Balanced Scorecard.

2 - Traduzir a estratégia em termos operacionais - O aspecto fundamental deste princípio é o desenvolvimento do mapa estratégico, pois traduzir a estratégia para o público interno da empresa significa envolvê-lo na execução. “A forma de se fazer isto é pelo desenvolvimento de mapas estratégicos, maneira mais eficaz de comunicar a estratégia a todos na organização”, diz Alexandre Bueno, Coordenador do Comitê de Gestão Estratégica da Empresa. “Ao comunicar as relações de causa e efeito entre as ações e resultados, o BSC transmite a estratégia com clareza e consistência a todos na organização”, acrescenta. Ele destaca que o conjunto formado pelo mapa, objetivos, indicadores e iniciativas – com seus respectivos acompanhamentos – permite tornar mensurável o desempenho de todos os colaboradores da empresa na execução das estratégias traçadas.

3 - Alinhar a organização com a estratégia - Antes de se postular o alinhamento, foi necessário definir o papel da corporação e garantir que cada uma das 15 áreas de negócios desenvolva sinergias entre si.

4 - Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos - A comunicação clara é a estratégia mais importante para garantir o sucesso organizacional. Também foi fundamental alinhar a remuneração pessoal aos objetivos estratégicos da empresa, além da necessidade de desenvolver competências.

5 - Transformar a estratégia em processo contínuo - Foram desenvolvidos processos de acompanhamento e melhoria contínuos, por meio de relatórios do BSC, houve integração das áreas de TI e RH, conexão entre os processos e o gerenciamento da estratégia. “A implementação de uma unidade de gestão estratégica, como fizemos, confere maior coerência e coesão à gestão da estratégia e todos os seus desdobramentos, assim como facilita na gestão integrada das iniciativas estratégicas e indicadores”, informa Silva.

Com esta reformulação na gestão da Duke Energy, o Gerente de Gestão do Planejamento Estratégico faz a gestão do BSC na Duke e tem como principais atribuições formais: - ser o guardião do processo de gestão da estratégia | - coordenar o Comitê Multidisciplinar para gerir a ferramenta | - coordenar as Reuniões Corporativas que são realizadas até hoje | - desenvolver trabalhos e análises que subsidiem a tomada de decisão da diretoria da empresa.

O Mapa Corporativo foi construído após dezenas de reuniões com todos os gestores da companhia e contou com seis desdobramentos. Seguindo o indicador de alinhamento da gestão geral da empresa, a Duke Energy realiza encontros trimestrais para acompanhar os resultados do processo estratégico e repassá-los a cerca de 90% dos funcionários. “Estamos vivendo o processo da capilaridade e utilizando vários meios de comunicação, entre eles, o portal eletrônico e os murais de informações, que são disponibilizados em todas as unidades, com o mesmo nível de informação, além de contarmos com o comprometimento dos empregados”, contam Silva e Bueno. Além disso, o comitê de gestão estratégica da empresa realiza a revisão do mapa estratégico anualmente, por meio de workshops com os gestores, traduzindo o planejamento em objetivos, indicadores, metas e iniciativas a todos os funcionários.

A Symnetics é uma empresa nacional, com 19 anos de atuação no mercado brasileiro e representatividade na América Latina, com escritórios na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Polônia, Suíça, Equador, Alemanha e Angola. Especializada em consultoria de Gestão da Estratégia, seus profissionais oferecem, de forma integrada, soluções de planejamento estratégico e gestão da estratégia, valendo-se de metodologias como o Balanced Scorecard (BSC). A empresa atua, ainda, em projetos de inovação por meio da Co-Criação de Experiências. O diferencial da empresa baseia-se em estudar, planejar, implementar e executar a estratégia, apoiando seus clientes, de forma segura e eficaz, na busca de seus objetivos. Complementando o portfólio, a Symnetics capacita executivos do mercado em suas metodologias por meio da área de Educação, com cursos e seminários abertos ou feitos sob medida para as empresas.[site: www.symnetics.com.br]

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