Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 12:20

Biocombustível: produto limpo e brasileiro

O tema será abordado durante o “X Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil: Responsabilidade Social Ambiental, Competitividade, Produtos e Tecnologias”, no dia 6 de agosto, no Senado Federal.

As medidas para diminuição dos níveis de poluição no Brasil, como a utilização dos biocombustíveis, derivados de fontes renováveis, suas vantagens ambientais e econômicas estão entre os assuntos de destaque do Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil, que acontece, no próximo dia 6, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis, Senado Federal. A décima edição do evento reúne representantes do poder legislativo, executivo e judiciário, setor privado, instituições nacionais e internacionais, terceiro setor, entre outros, para uma discussão inteligente sobre o tema.

Atualmente, o Brasil é apontado como potencial líder de mercado no setor de biocombustíveis, dados a sua vasta extensão de terra para agricultura e a crescente produção de oleaginosas, em especial, a soja. Por possuir clima e tecnologia para explorar a agricultura de base, o país desenvolve sua própria tecnologia de forma responsável, por meio de uma nova fonte de energia: limpa, renovável, economicamente viável e, principalmente, compatível com a produção de alimentos, sem esgotar a capacidade da sua agricultura.

Além de uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo, o bioetanol, puro ou em mistura é, uma fonte de energia menos poluente que se encontra em conformidade com os mais exigentes padrões internacionais, o que favorece muito o Brasil junto ao Protocolo de Kyoto - acordo internacional de redução na emissão de gases efeito estufa dos países industrializados -, que prevê um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. Este é, portanto, um mercado altamente atrativo para os produtores brasileiros, que têm todas as condições de se destacarem nele.

Além disso, o Brasil tem grandes chances de ser o futuro líder na produção do biodiesel - óleo de origem vegetal com propriedades que se assemelham ao do diesel comum. Uma alternativa energética que se destaca mundialmente, colocando o país em posição de vantagem no mercado internacional.

A prévia dos trabalhos do X Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil fica na afirmação do Presidente Lula, durante a abertura do seminário sobre biocombustíveis, realizado no dia 21, último, no Paraguai. “Os biocombustíveis são fonte de energia barata, renovável e limpa. Geram empregos no campo, agregam valor à produção agrícola, ajudam a proteger o meio ambiente e diversificam a pauta exportadora”.

O objetivo do evento é compilar dados para elaboração de diretrizes vinculadas à adoção de políticas e estratégias de desenvolvimento continental, assim como, definição de diversas responsabilidades das partes interessadas na valorização das energias renováveis e elaboração de uma estratégia com vistas ao desenvolvimento da indústria de biocombustíveis no país no conceito de economi-sócio-ambiental.

Temas do X Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil: Liderança brasileira na produção de combustíveis vegetais | Incremento em pesquisa – P&D | Economia: preços, projeções, cenários e investimentos.

Riscos e Incertezas | Geopolítica integração regional energética necessária e a expansão de infra-estrutura para suprir demandas | Programa de Produção e Uso do Biodiesel, do Governo Federal.

Características do evento: . Presencial: 100 profissionais | Vídeo conferência com interação em tempo real, com as Assembléias Legislativas | Vídeo Streaming (via Internet): Acesso pela página do Senado Federal e Interlegis |TV: O Seminário é transmitido ao vivo pela TV Senado e TV Câmara | Alcance superior a 100.000 expectadores.

X Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil, dia 6 de agosto de 2009 (quinta-feira), das 9h às 14h, no Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães no Interlegis. Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Instituições parceiras: Congresso Nacional; Ministério das Minas e Energia; Ministério de Meio Ambiente; Ministério da Integração; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Íntegra Brasil e Interlegis. Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil. Coordenação técnica MSc. Clementina Moreira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira