Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2009 - 12:23

Infravermelho é diferencial no diagnóstico do funcionamento de catalisadores

Método desenvolvido pela Mastra Escapamentos e Catalisadores avalia de forma isolada o funcionamento da peça.

A experiência da Mastra, fabricante de escapamentos e catalisadores, com mais de 40 anos fabricando sistemas de exaustão, em atenção às necessidades dos profissionais da reparação em avaliar se o catalisador está operante ou não, desenvolveu um método confiável e ágil para checar o funcionamento do equipamento. O termômetro de raios infravermelhos verifica por diferença de temperatura a existência da conversão de gases vindos do motor.

O equipamento tem a vantagem de diagnosticar de forma isolada o funcionamento do catalisador. Ele completa a análise de emissões de poluentes feita pelo analisador de gases, pois a análise mostra o resultado do sistema de exaustão todo.

O diagnóstico é simples, rápido e tecnicamente correto. Com o veículo ligado, é importante manter o motor em torno de quatro mil giros para que o catalisador atinja a temperatura correta de conversão. Basta direcionar o termômetro e medir a temperatura no cone de entrada de gases do catalisador, numa distância de cerca de 20 cm. Depois, deve-se fazer a mesma medição no cone de saída do catalisador, onde gases saem. Vale lembrar que o catalisador inicia seu funcionamento quando a temperatura interna estiver em torno dos 250º C.

Se a diferença de temperatura (medição temperatura do cone de saída menos a temperatura do cone de entrada) for igual ou menor que 10º C, é sinal que o catalisador não está funcionando a contento e necessita ser substituído.

“O termômetro auxilia o reparador, pois mostra na hora para o cliente se o catalisador está operante ou não, facilitando a indicação para troca do equipamento”, assegura o gerente de engenharia e qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, que apresentou o método recentemente em palestra realizada para os associados do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa).

Termômetro: método confiável e ágil para checar o funcionamento do catalisador - Dicas da Mastra: - Utilize um termômetro infravermelho e faça a medição nos cones de entrada e saída do catalisador. Se o componente estiver funcionando corretamente, a temperatura de saída será maior que a da entrada. Vale lembrar que a diferença entre essas temperaturas deve ser em torno de 10ºC.

. Evite mudar a posição do termômetro no ato da leitura, pois o aparelho é sensível e fará vários registros desnecessários.

. A distância ideal para a leitura é em torno de 20 cm ou um palmo.

. Com o veículo ligado, mantenha o motor em torno de 4 mil giros e faça as leituras nos cones de entrada e de saída do catalisador. Vale lembrar que o catalisador inicia seu funcionamento quando a temperatura interna estiver em torno dos 250º C.

. Como não é possível medir internamente o catalisador, use uma referência externa que indica o início do funcionamento, por volta dos 180º C. Até atingir essa temperatura, o catalisador apresentará leituras mais elevadas na entrada dos gases, se igualando com a saída no início das reações e invertendo finalmente, quando o catalisador estará em pleno funcionamento.

Perfil da Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje, são produzidos mais de 1.600 itens de escapamentos para automóveis, caminhões, ônibus e tratores além de conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira, nos Centros de Distribuição e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 400 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira