Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2009 - 09:18

INCA consolida 61 milhões de registros sobre câncer com BI da MicroStrategy

Instituto cria data warehouse contendo informações referentes ao Sistema de Rastreamento do Câncer de Colo do Útero, geradas ao longo de oito anos. Os dados são disponibilizados pela Internet para todos os gestores de saúde no Brasil e organizados em cinco diferentes painéis, que reúnem indicadores em nível municipal, estadual e nacional.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), referência nacional em assistência oncológica, consolidou com base em uma solução de business intelligence (BI) da MicroStrategy 61 milhões de registros de informações sobre câncer de colo de útero, totalizando 35 milhões de exames citopatológicos desde 2002. O projeto teve início em abril de 2008 e foi criado com intenção de extrair de forma consolidada, e mostrar de maneira gerencial e abrangente, indicadores acessíveis a todos os gestores de saúde no país. O investimento, incluindo consultoria, produtos, equipamentos e treinamento, foi de aproximadamente R$ 500 mil. O resultado imediato é a disponibilização desses dados online por meio de painéis que auxiliam os profissionais de saúde e gestores no acompanhamento das ações de rastreamento do câncer do colo do útero.

Segundo Zina Reis Pinheiro, supervisora de informática do INCA, nessa primeira fase de implementação do BI foram criados cinco painéis (razão entre exames citopatológicos e mulheres da população; percentual de citologia anterior; percentual de municípios com amostra insatisfatória maior que 5% e razão entre lesão de alto-grau e carcinoma invasivo e monitoramento externo dos laboratórios) disponíveis na Internet e com informações exclusivas do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero - SISCOLO. Em uma segunda fase, já em andamento, estão sendo desenvolvidos outros relatórios para a coordenadoria de prevenção e controle de câncer.

"A implementação possibilita melhorias na rede de saúde como um todo, pois traz um panorama geral dos dados de todos os estados para os gestores de saúde, consolidados em único local, o que permite compará-los entre si. Iniciamos a consolidação de informações sobre os cânceres das mulheres, levando em consideração que dois dos tipos mais incidentes previstos são os cânceres de colo do útero e de mama. E para 2009, já em andamentos, os novos projetos como de Assistência Hospitalar e Qualidade da Mamografia. Assim os investimentos serão no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação", explica Zina.

A supervisora de informática ressalta a importância da ferramenta de business intelligence. "Com o BI, quando um gestor recebe uma verba, por exemplo, ele tem condições de tomar uma decisão e saber exatamente como direcioná-la. Também é possível saber qual estado ou município precisa adotar melhorias nas medidas preventivas, onde melhorar o atendimento, promover campanhas, investir em laboratórios, conhecer a qualidade dos exames, saber se todas as mulheres que estão buscando atendimento estão sendo atendidas,entre outras possibilidades".

O INCA desenvolve extenso trabalho nas áreas de prevenção, controle, pesquisa e ensino sobre câncer. Em 2000, implantou em todo o Brasil sistemas de captação de informações de rastreamento de câncer de colo de útero e registro de câncer hospitalar e populacional. Embora a grande quantidade de informações estivesse disponível, elas não eram consolidadas em nenhum sistema integrado. Por essa razão, o Instituto Nacional de Câncer, com o apoio administrativo da Fundação do Câncer, optou por criar um ambiente computacional e equipe de informações gerenciais de apoio à decisão, aglutinando dados originados dessas diversas aplicações.

"Anteriormente os sistemas estavam localizados em cada um dos laboratórios credenciados no SUS (Sistema Único de Saúde). Os dados eram consolidados estado por estado e enviados ao DataSUS, (banco de dados do sistema único de saúde). Quem necessitava de alguma informação precisava solicitá-las a um responsável que recolhia todos os dados e os reunia em uma planilha Excel. Procedimento que tornava a tomada de decisão mais lenta. Agora, é possível uma visão mais transparente, direta e padronizada, que permite que cada município ou estado visualize como está a sua situação e a compare com os demais", afirma Gislane Silva, líder da equipe de informações gerenciais de câncer do INCA.

O INCA adquiriu para a implementação do projeto de BI os produtos Architect, Office, Web Analyst, Web Professional, Web Reporter, BI Developer, Web Report Client e Professional Report OLAP, todos da MicroStrategy. A escolha da ferramenta ocorreu após a avaliação de três fornecedores. A MicroStrategy foi considerada a plataforma de mais fácil manuseio, com flexibilidade OLAP e amigável com outros sistemas.

Além do rastreamento do câncer de colo de útero, novos projetos estão em andamento, como o de assistência para os quatro hospitais de câncer do INCA no Rio de Janeiro e qualidade da mamografia. Também estão sendo planejados outros, como de registro nacional de câncer de base populacional e hospitalar no país e atlas de mortalidade.

Perfil da MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. Mais informações sobre a MicroStrategy Inc. (Nasdaq: MSTR) estão disponíveis no web site www.microstrategy.com.

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira