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05/08/2009 - 09:52

Log-In atinge EBITDA ajustado de R$ 8,5 milhões no 2T09


E o lucro líquido da Log-In no 2T09 foi de R$ 1,3 milhão, equivalente a R$ 0,02 por ação.

Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3) apresenta seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2009 (2T09). Todas as informações apresentadas neste relatório, exceto quando indicado de outra forma, são expressas em moeda corrente nacional (Reais ou R$). A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado por transporte rodoviário de curta distância, bem como para a armazenagem de contêineres através de seus terminais terrestres intermodais de carga. A Companhia conta com uma frota de sete navios utilizados para Navegação Costeira, um terminal portuário de contêineres situado em Vila Velha (ES), dois terminais multimodais próprios, localizados em Uberlândia (MG) e em Camaçari (BA).

Os destaques do 2T09, o EBITDA ajustado da Log-In, somou R$ 8,5 milhões e a margem EBITDA ajustado foi 7,9%. O EBITDAR ajustado foi R$ 14,3 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 13,2%. A receita operacional bruta atingiu R$ 123,7 milhões e os custos dos serviços prestados, R$ 91,4 milhões. O TVV movimentou 52.047 TEUs e 31,6 mil toneladas de carga geral no 2T09. O EBITDA totalizou R$ 13,3 milhões e a margem EBITDA foi de 46,7%. Nas operações da Navegação Costeira foram transportados 24.620 TEUs, correspondente a 38,7 milhões de TEU-Milha.

O EBITDA ajustado foi R$ 4,3 milhões e margem EBITDA ajustado, 7%. As operações de Trem Expresso movimentaram 247,7 milhões de TKU. O EBITDA foi negativo em R$ 1,1 milhão da margem EBITDA, negativa em 6,3%. O lucro líquido da Log-In no 2T09 foi de R$ 1,3 milhão,equivalente a R$ 0,02 por ação.

Diretor-presidente e de relações com investidores da Log-In, Mauro Dias comenta os resultados: “ O primeiro semestre de 2009 foi marcado por grandes desafios, quando sentimos de fato os reflexos da crise econômica global em alguns de nossos principais mercados. Neste cenário turbulento, registramos EBITDA ajustado de R$ 8,5 milhões no 2T09, com margem EBITDA ajustado de 7,9%. O EBITDAR ajustado foi de R$ 14,3 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 13,2%. Vários dados divulgados recentemente dão sinais que a economia está começando a se estabilizar. No cenário externo, observamos os números da corrente de comércio exterior (importações mais exportações) que no 2T09 apresentou crescimento de 12,2% em relação ao 1T09, embora no ano a redução ainda seja de 25,9% sobre o mesmo período de 2008. Essa melhora em relação aos primeiros três meses do ano também foi vista nas nossas operações do TVV. No 2T09, movimentamos 52.047 TEUs, 18,6% a menos do que o registrado no 2T08, mas um crescimento de 14,7% em relação ao 1T09.

Através de iniciativas de redução de custos e captação de receitas adicionais, o TVV registrou EBITDA de R$ 13,3 milhões e margem EBITDA de 46,7%. Este desempenho nos coloca em excelente posição para melhorar ainda mais nossos resultados, com a retomada do crescimento do volume movimentado.

O edital de licitação para contratação das obras de dragagem do canal do porto de Vitória, que elevará seu calado para 14 metros, foi publicado pela Secretaria Especial de Portos – SEP no final de junho. O processo licitatório deverá estar concluído ainda em 2009 e as novas condições operacionais irão facilitar o acesso de navios maiores ao TVV. No início de junho, os governos dos Estados do Espírito Santo e de São Paulo entraram num acordo sobre o recolhimento de ICMS pela modalidade de importação “por conta e ordem de terceiros”, através da qual era feita a maior parte das importações utilizando o FUNDAP. Apesar das restrições às operações ”por conta e ordem de terceiros”, o benefício do FUNDAP continua em vigor e pode ser operado de outras formas. A expectativa dos agentes econômicos locais é que haja uma migração gradativa dos importadores para as outras modalidades, mantendo o importante papel deste incentivo para a economia do Estado do Espírito Santo e consequentemente para o volume de cargas de importação que entram no país através do estado.

Na Navegação Costeira, o EBITDA ajustado no 2T09 somou R$ 4,3 milhões, com margem EBITDA ajustado de 7%. Movimentamos 24.620 TEUs, 9% a mais que no 2T08, com produção de 38,7 milhões de TEU-Milha, melhoria de 21,3% sobre o 2T08.

Os primeiros meses de 2009 foram especialmente desafiadores para nossas operações no mercado do Mercosul, com forte queda na movimentação de cargas entre o Brasil e a Argentina, onde as exportações de produtos brasileiros tiveram queda de 42,1% no 1S09 comparadas ao 1S08, enquanto que as importações diminuíram 19,5%. Isto é efeito direto das restrições às importações adotadas pela Argentina. Mesmo neste cenário de forte retração na demanda, o volume transportado pela Log-In nesta rota caiu menos que a retração do mercado: 10,5% no 1S09 comparado ao 1S08 (15,7% no 2T09 contra o 2T08). O fraco movimento de comercio exterior se refletiu também nos volumes de carga Feeder, que apresentaram redução de 10,6% no 2T09 sobre o 2T08.

As cargas de Cabotagem, por outro lado, continuaram crescendo em comparação a 2008 (38,8% no 2T09 e 53% no 1S09), reforçando nossa confiança na estratégia de expansão da capacidade e redução dos custos operacionais, de modo a capturar as oportunidades advindas do crescimento da demanda interna e da substituição do transporte rodoviário por modais de transporte com custos mais eficientes. Estamos trabalhando fortemente em várias iniciativas de redução de custos que já registram resultados na Navegação Costeira, e estamos constantemente avaliando nosso modelo operacional, buscando alternativas que fortaleçam nossa posição competitiva.

A contratação de operações com derivativos no final de 2008, com o objetivo de mitigar o risco de possíveis aumentos no preço de bunker, vem se mostrando uma decisão acertada. Essas operações cobrem cerca de 50% da estimativa de consumo de bunker previsto para 2009, não possuindo nenhum objetivo especulativo. Nosso ganho líquido até aqui foi de R$ 0,8 milhão. Há algumas semanas finalizamos a compra de mais um lote de aço para a construção dos navios portacontêiner, cerca de 19 mil toneladas, com redução de mais de 50% sobre os preços de aquisição de 2008. E neste trimestre recebemos mais uma parcela do financiamento para a construção desses navios.

Recentemente assinamos o contrato de transporte de bauxita com a Alunorte por 25 anos e contratamos o estaleiro EISA para a construção de dois navios graneleiros que realizarão o transporte, um investimento estimado em US$ 165 milhões. Estamos bastante avançados na contratação do agente financeiro, para repasse dos recursos para o financiamento desse investimento, cujos recursos já foram aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante em outubro de 2008. Iniciaremos esta operação em janeiro de 2010, utilizando navios afretados até a entrega das novas embarcações. O negócio com a Alunorte é parte da estratégia da Log-In em desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo.

No 2T09, alguns fatores impactaram negativamente o resultado dos serviços do Trem Expresso. O volume transportado foi impactado pela menor demanda por movimentação de cargas industrializadas na rota SP – BA e pela impossibilidade de operarmos em regime de DTA multimodal (Despacho de Trânsito Aduaneiro) utilizando o CTMC, por inadequação dos sistemas de controle da Receita Federal a esta nova modalidade, que nos impediu de atender importantes clientes principalmente no mercado automotivo. Este problema foi sanado e já estamos operando regularmente com cargas em regime de DTA multimodal. Com relação às cargas na rota SP- BA estamos trabalhando para a redução de transit time de modo a ampliar o mercado captável pelos serviços do Trem Expresso. Estamos confiantes que as medidas adotadas permitirão reverter o resultado negativo do 1S09 já a partir do 3T09.

Revisamos o orçamento de investimentos da Log-In para 2009 para contemplar a construção dos novos navios graneleiros no EISA, passando a somar R$ 295,4 milhões. Na primeira metade deste ano foram investidos R$ 66,5 milhões. O ano de 2009 continuará trazendo grandes desafios para a Log-In, mas seguimos confiantes e conseguimos importantes avanços na nossa estratégia de crescimento, fortalecendo nossa posição como provedor líder de serviços multimodais no mercado brasileiro”, concluiu o executivo.

Desempenho por Segmento de Negócio - A Log-In considera em seu EBITDA ajustado a inclusão dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – relativo aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. No 2T09, a Log-In não recebeu recursos referentes a esse ressarcimento.

A partir deste trimestre também será considerado para cálculo do EBITDA ajustado o efeito das operações com derivativos contratadas pela Log-In através de instrumento a termo de combustível (bunker, referência US Gulf Coast FO 3%) liquidadas em cada trimestre. O resultado referente ao 2T09 foi R$ 0,6 milhão e ao 1T09, R$ 0,2 milhão.

No 2T09, o EBITDA ajustado da Log-In totalizou R$ 8,5 milhões e a margem EBITDA ajustado foi de 7,9%. No 2T08, o EBITDA ajustado somou R$ 22,4 milhões e a margem EBITDA ajustado, 22,6%. Entretanto, o EBITDA do 2T08 incorpora R$ 11 milhões a título de ressarcimento de AFRMM. Nos últimos doze meses findos em 30 de junho de 2009, o EBITDA ajustado alcançou R$ 77 milhões e a margem EBITDA ajustado foi de 16,2%. O EBITDAR ajustado no 2T09, considerando após o EBITDA ajustado o estorno dos gastos com afretamento de navios e com o aluguel de contêineres utilizados nas operações da Log-In, atingiu R$ 14,3 milhões e a margem EBITDAR ajustado foi de 13,2%. No 2T08 o EBITDAR ajustado foi de R$ 26,7 milhões.

Nos últimos doze meses findos em 30 de junho de 2009, o EBITDAR ajustado somou R$ 99 milhões e a margem EBITDAR ajustado foi de 20,9%.

Investimentos - No primeiro semestre do ano a Log-In realizou investimentos totais de R$ 66,5 milhões, sendo que no 2T09, o valor investido foi de R$ 40,4 milhões.

Desse montante, R$ 28,3 milhões foram investidos na construção dos navios porta-contêiner em andamento no estaleiro EISA, no Rio de Janeiro, correspondendo a 70% do total gasto no trimestre. Na expansão do TVV foram alocados R$ 2,3 milhões e na ampliação do Tercam, foram desembolsados R$ 4,1 milhões.

O orçamento de investimentos para 2009 foi revisado para contemplar a construção dos dois navios graneleiros no estaleiro EISA que realizarão o transporte dedicado de bauxita para a Alunorte, passando de R$ 239,6 milhões para R$ 295,4 milhões. | www.loginlogistica.com.br/ri

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