Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2009 - 10:12

BDO Trevisan fecha parceria com Essence para certificar sistemas de SPED

A BDO Trevisan (quinta maior empresa de auditoria do Brasil) firmou parceria e vai certificar a adequação das soluções desenvolvidas pela Essence (companhia de consultoria e outsourcing especializada em tecnologia e informação para negócios) nos sistemas customizados para implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) nas empresas.

Desta forma, cada solução Essence produzida para agregar as ferramentas de escrituração digital aos sistemas de base SAP ERP (software integrado de gestão empresarial) serão avaliadas e receberão a chancela da BDO Trevisan de que estão adequadas às normas estabelecidas pelo Fisco para operação.

“A BDO Trevisan, empresa com mais de 25 anos de experiência no Brasil, já é reconhecida pelo mercado por sua expertise nas áreas de auditoria e tributos. A parceria com a Essence possibilitará ao cliente a integração entre auditoria e tecnologia, permitindo, assim, que seja oferecida às empresas uma solução tecnológica para a implementação do SPED efetivamente de acordo com aquilo que é exigido pelo Fisco”, afirma André Amado, diretor da área de Risk Advisory Services da firma de auditoria.

Já Gabriel Rodrigues, diretor da Essence, destaca que sua empresa tornou-se especialista em implementação do SPED em companhias que possuem sistemas SAP. “Percebemos que tão importante quanto aderir à regulamentação no prazo determinado é auditar os dados transmitidos, para que não haja desdobramentos negativos no futuro para as empresas. A parceria com a BDO Trevisan traz essa credibilidade e diferencial em relação à auditoria no serviço que oferecemos”, avalia.

O SPED - O governo federal, em conjunto com as Secretarias da Fazenda estaduais, elaborou uma ferramenta tecnológica para unificar a forma de apresentação pelas empresas das informações prestadas aos Fiscos federal, estadual e municipal. Assim, a sistemática anterior de cumprimento das obrigações fiscais e contábeis acessórias está sendo substituída por um avançado sistema tecnológico que integra as atividades de recepção, armazenamento de dados e autenticação de livros e documentos, permitindo, inclusive, o compartilhamento das informações com BCB (Banco Central do Brasil), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Susep (Superintendência de Seguros Privados), Sefaz (Secretarias da Fazenda), RFB (Receita Federal do Brasil), e CFC (Conselho Federal de Contabilidade), entre outros órgãos.

O SPED absorve os livros contábeis e fiscais, a nota fiscal eletrônica e o transporte eletrônico de informações. Seu objetivo é promover a atuação integrada dos fiscos a partir de um sistema eletrônico unificado em substituição aos registros em papel, racionalizar as obrigações acessórias enviadas pelos contribuintes e tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários. O programa se divide em três grandes grupos: ECD (Escrituração Contábil Digital); EFC (Escrituração Fiscal Digital); e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Com os SPEDs Contábil e Fiscal e a NF-e, as empresas estarão obrigadas a emitir notas fiscais, enviar livros contábeis e fiscais aos órgãos competentes em formato digital, o que exige várias modificações em seus processos e sistemas.

Prazos - Terminou em junho o prazo para que as empresas obrigadas ao SPED Contábil (companhias sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado em 2008 e optantes pela tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real) encaminhassem a sua ECD com as informações do ano-calendário 2008.

Já para o SPED Fiscal e NF-e, está em andamento um esquema de implementação em ondas. O prazo da próxima onda termina em setembro deste ano. As companhias que não cumprirem o prazo estarão sujeitas a uma série de implicações. No caso do SPED fiscal, há multas, e, no da NF-e, a empresa para de faturar, uma vez que não poderá mais emitir notas. Por isso, segundo Gabriel Rodrigues, o melhor é não deixar para a última hora: “Estamos sentindo que a demanda por implementação do SPED está intensa, e tende a aumentar até o fim do prazo”.

Perfil da BDO - A BDO Trevisan é uma empresa que atua nas áreas de auditoria, advisory, tributos e sustentabilidade. Possui atualmente 16 escritórios no país, localizados em: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos (SP); Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Curitiba e Londrina (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); e Salvador (BA).

Em sua área de Risk Advisory Services, a BDO Trevisan oferece as seguintes soluções aos seus clientes: Governança de TI; Auditoria de Sistemas e Revisão de Perfis de Acesso; Outsourcing de PMO (Project Management Office); Auditoria Interna; Reestruturação de Processos; e Change Management.

A empresa é desde outubro de 2004 firma-membro da rede BDO International, uma das cinco maiores do mundo em auditoria e consultoria.

Já a BDO International é uma rede mundial de empresas de auditoria, chamadas firmas-membro BDO, que atende a clientes internacionais. Cada firma-membro é uma entidade legal independente em seu próprio país. A rede é coordenada pela BDO Global Coordination B.V., estabelecida na Holanda, com sua sede em Eindhoven, e com um escritório em Bruxelas (Bélgica), onde está situado o Escritório Executivo Internacional.

A rede global possui 1.095 escritórios em 110 países, contando com mais de 44.000 colaboradores, entre sócios e profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira