Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2009 - 10:23

Mineiros querem exportar para Europa

Apicultores pretendem melhorar a qualidade dos produtos para aumentar a participação no mercado internacional.

Após ficarem mais de dois anos impedidos de exportar para a Europa, produtores de mel de Ipatinga são capacitados para se adequarem às novas exigências do mercado internacional. Apoiados pelo SEBRAE-MG eles buscam melhorias no processo produtivo para conseguirem a certificação do Ministério do Agricultura. No dia 10 de agosto, eles se reúnem no Seminário de Apicultura Integrada e Sustentável para discutir sobre as novas tecnologias, oportunidades de negócios e boas práticas de manejo.

Mesmo depois que o embargo ao mel brasileiro foi suspenso, em 2008, poucos produtores estão conseguindo vender para a Europa. O aumento das exigências em relação à higiene no manejo e à implantação de uma apicultura sustentável é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos apicultores.

"Boas práticas de fabricação e certificação das casas de mel e entrepostos são essenciais para quem quer exportar para a União Européia. Por isso, estamos fazendo este seminário para incentivar os pequenos produtores a se capacitarem", explica o analista do SEBRAE-MG em Ipatinga, Fabrício Fernandes.

Para estar dentro dos paramentos de certificação do Ministério da Agricultura, estão sendo construídas em Ipatinga duas casas de mel – local onde é feita a retirada do mel das colméias. As casas irão servir para a coleta de mel feita pelos 72 apicultores da Associação Regional de Apicultores e Exportadores do Vale do Aço (Aapivale). "Até o final de agosto as casas de mel deverão ser construídas. Acreditamos que ainda este ano estaremos aptos a exportar para o mercado europeu", conta o gerente administrativo da Aapivale, Antônio Rolla.

Desde 2007, o SEBRAE-MG apoia o desenvolvimento do setor na região. Os apicultores participam do Programa de Alimento Seguro (PAS) e recebem orientações, consultorias e treinamento para a implantação de ações de Boas Práticas e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

No ano passado, a Aapivale exportou 245 mil quilos de mel para os EUA e vendeu 35 mil quilos para o mercado interno, principalmente para São Paulo. A produção gerou um faturamento de R$ 1.100 milhão.

. [ Seminário de Apicultura Integrada e Sustentável, dia 10 de agosto, das 8h às 17h30, R. Salomão, 300, Chácara Oliveira (Furquilha), Ipatinga/MG. Informações e inscrições, telefone: (31) 3822-3864].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira