Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2007 - 05:21

Banco Central corta juro em 0,25 ponto

Brasília - Dividido, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu o juro básico brasileiro nesta quarta-feira em 0,25 ponto percentual, para 12,50 por cento ao ano.

O placar foi apertado, de 4 votos a 3 --os diretores do Banco Central vencidos defenderam uma redução de 0,50 ponto percentual da Selic.

Em breve comunicado, o Copom afirmou que tomou a decisão "avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação".

Pesquisa da Reuters na semana passada mostrou que 19 de 20 analistas previam corte da Selic em 0,25 ponto percentual.

"As mensagens do Relatório de Inflação e da última ata do Copom já apontavam a manutenção do ritmo de corte em 0,25 ponto percentual", afirmou o economista-chefe do Unibanco Asset Management, Alexandre Mathias.

"Temos o câmbio contribuindo, por um lado, para inflação mais baixa. No entanto, a atividade mais forte enseja preocupação com a dinâmica dos preços."

Analistas também apontaram o fato de os cortes da Selic promovidos pelo BC desde o final de 2005 ainda não terem se refletido totalmente na economia, o que exige cautela da autoridade monetária.

No mês passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma revisão na metodologia do Produto Interno Bruto que mostrou que o crescimento dos últimos anos foi maior do que o anteriormente calculado.

Índices recentes de indústria e emprego vêm mostrando uma recuperação em ritmo moderado da economia.

Indústria reclama - Representantes do setor produtivo reclamaram do corte. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as "profundas mudanças ocorridas no ambiente econômico" justificariam uma redução maior da Selic.

Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Banco Central poderia ter feito um corte mais significativo.

A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 5 e 6 de junho.| Por Isabel Versiani/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira