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06/08/2009 - 08:45

SOFTEX anuncia os 20 projetos escolhidos para a segunda etapa do concurso BR Games

Eles concorrem a verbas de R$ 70 mil e de R$ 140 mil para o desenvolvimento dos demos

São Paulo - A partir dos critérios de criatividade, originalidade, capacidade técnica da equipe, viabilidade comercial e potencial de publicação internacional, a comissão julgadora do BR Games 2009 (www.brgames2009.com.br) selecionou seis demos encaminhados por pessoas jurídicas e 14 por pessoas físicas para a segunda etapa do concurso. Um total de 200 projetos foram submetidos, número duas vezes maior do que o inicialmente esperado.

“O grande número de inscritos reforça a nossa percepção de que o setor de jogos eletrônicos no Brasil avançou muito e pode se desenvolver ainda mais“, constata Octavio Penna Pieranti, coordenador-geral de TV e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e coordenador-geral do BR Games 2009.

Entre os vinte pré-selecionados serão escolhidos sete (7) projetos jogáveis desenvolvidos por pessoas físicas e três por empresas. Cada um receberá, respectivamente, uma verba de R$ 70 mil e de R$ 140 mil para o desenvolvimento dos demos, que devem estar prontos até fevereiro de 2010. Os valores serão liberados conforme o cronograma das etapas de entrega for cumprido.

No próximo dia 31 de agosto, cada autor fará uma defesa oral perante esta mesma comissão. Cinco minutos serão destinados à apresentação e dez aos questionamentos da banca julgadora, integrada por Emiliano Castro, diretor de relações institucionais da Abragames; Fabiano Onça, do FILE; John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da SOFTEX; e pelos professores Lauro Eduardo Kozovits e Edda Bomtempo representantes, respectivamente, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC).

“Estamos muito satisfeitos, pois os projetos pré-classificados nas duas categorias refletem o que há de mais inovador no segmento de jogos eletrônicos. Os integrantes da comissão julgadora tiveram opiniões muito convergentes em relação a quem deveria ou não estar nesta lista”, explica Ana Cristina Ekerman, coordenadora-executiva do BR Games 2009.

Além do aporte de capital, os vencedores passarão por um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. “Suas empresas integrarão a vertical de games do Brazil IT, projeto de internacionalização competitiva coordenado pela SOFTEX com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br). Os jogos vencedores serão apresentados na edição 2010 da Game Connection, evento realizado paralelamente à Games Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos”, destaca Gláucia Chiliatto, gerente do Brazil IT na SOFTEX.

Iniciativa da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em parceria com a SOFTEX (www.softex.br), o BR Games tem por objetivo identificar novos talentos e, com apoio financeiro, estimular a produção de dez demos jogáveis de autoria própria, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional não apenas no mercado brasileiro, mas também no exterior. Sua realização conta com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames (www.abragames.org.br) e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – File (www.file.org.br).

Segundo dados da pesquisa realizada pela Abragames sobre o setor brasileiro de jogos eletrônicos, em 2008 ele era integrado por 42 empresas desenvolvedoras de software que destinam cerca de 43% da produção nacional à exportação. A participação do Brasil no mercado internacional tem crescido de maneira expressiva ao longo dos últimos quatro anos. Apenas as dez companhias participantes da vertical de games do Brazil IT tiveram seu volume de exportação ampliado de R$ 920 mil em 2005 para R$ 5,38 milhões em 2008. Atualmente, a indústria brasileira de jogos eletrônicos é responsável por 0,16% do faturamento mundial.

A relação completa dos 20 projetos selecionados para a última etapa do concurso BR Games está disponível para consulta no endereço: http://www.brgames2009.com.br/arquivos/classificacao_segunda_fase.pdf

SOFTEX ( www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinnee, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, Fenadados, Fenainfo, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT /SEPIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

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