Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2009 - 08:56

Ultrassom Intracoronário traz o que há de mais moderno no tratamento das doenças do coração

Os pacientes cardíacos do Hospital Balbino podem contar, desde julho, com um equipamento que representa o que há de mais moderno, no mundo, no tratamento de doenças vasculares. O ultrassom intracoronário iLab, do fabricante Boston Scientific, permite que os especialistas tenham uma visão do interior da artéria coronária, o que proporciona avaliações e diagnósticos muito mais precisos.

De acordo com o cardiologista intervencionista Rogério Moura, chefe do serviço de hemodinâmica do hospital, essa modernização da imagem é um grande avanço em relação a técnicas que já estão em uso há mais tempo. “Com o equipamento é possível fazer uma avaliação anatômica completa, por fora e por dentro do vaso. É uma tecnologia que veio para ficar”, sentencia o médico.

A atuação do iLab é semelhante à de métodos já utilizados na hemodinâmica convencional. Através da punção de uma artéria, um cateter é introduzido no sistema vascular do paciente até a coronária. A diferença é que um transdutor na ponta do cateter faz a leitura do interior do vaso e gera imagens digitalizadas do local.

Ainda segundo Rogério Moura, o iLab pode ser usado em diversas situações ligadas a problemas cardiovasculares. Ele cita como exemplo uma angioplastia, procedimento que instala um stent na artéria do paciente, a fim de desobstruir o vaso. “Com o novo equipamento, eu consigo ver se o stent foi bem posicionado. Com isso, a chance de o paciente ter que se submeter a um novo procedimento não passa de 5%, enquanto antes chegava a 20%”, compara.

Com o iLab, a grande conquista para os médicos é a maior garantia de que determinado procedimento foi bem-sucedido. Especialmente porque o cateter com o transdutor que vai gerar as imagens do interior do vaso é usado durante o próprio procedimento, e o resultado é conhecido pelos médicos na mesma hora. “Com a hemodinâmica tradicional e a injeção de contraste, a gente infere sobre o resultado. Com o ultrassom intracoronário a gente confirma. Ele autoriza o médico a dizer que o trabalho ficou bom”, esclarece Rogério.

Apesar dos bons motivos para comemorar, a equipe de hemodinâmica do Hospital Balbino lamenta que nem todos os planos de saúde cubram a utilização do equipamento. Segundo Rogério Moura, a intenção da equipe e do hospital é disponibilizar o iLab para todos os pacientes. Que assim seja.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira