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06/08/2009 - 08:57

Lojas Renner investe na capacitação e geração de renda para mulheres


Campanha Mais Eu, da Lojas Renner, terá 2ª edição a partir de 10 de agosto nas 115 lojas da rede no país com o objetivo de superar a arrecadação de R$ 750 mil de 2008.

Edição de 2008 destinou recursos para onze instituições, entre elas a Associação de Formação e Reeducação Lua Nova, de Sorocaba; o Grupo Primavera, de Campinas; a Aliança Empreendedora e a Fundação Francisca Franco, de São Paulo; Coopa-Roca e Instituto Phoenix, no Rio de Janeiro

A segunda edição da Mais Eu, a campanha de marketing social da Lojas Renner, ocorre entre os dias 10 e 13 de agosto. A iniciativa prevê a destinação do equivalente a 5% do valor líquido das vendas de mercadorias realizadas durante esse período, nas 115 lojas da Renner no país, para projetos de capacitação e geração de renda focados na mulher. A ação está em sintonia com uma das metas do milênio, validada pela ONU, que é “promover a igualdade entre os gêneros e dar mais poder às mulheres”. Quem comprar o Cartão Presente da rede em uma das lojas da Renner ou através do site www.lojasrenner.com.br também estará ajudando a campanha.

“Apesar de o cenário atual ser mais desafiador do que o do ano anterior, o objetivo da campanha de 2009 é superar o valor arrecadado na última edição. Em 2008, destinamos cerca de R$ 750 mil para 11 projetos de capacitação e geração de renda em diferentes regiões do Brasil, beneficiando diretamente mais de 1.700 mulheres”, afirma o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló.

Inscrições Abertas.: Os projetos interessados em receber o apoio do Instituto Lojas Renner poderão ser encaminhados até 31 de agosto para o endereço [eletrô[email protected]] e devem atender os seguintes critérios: Ser uma organização da sociedade civil constituída há pelo menos dois anos | . Ter experiência prévia em projetos relacionados à capacitação de mulheres | . Dispor de recursos humanos e/ou físicos e tecnológicos para atuar na causa de capacitação e geração de renda para mulheres | . Estar em municípios dentro da abrangência de uma das unidades de Lojas Renner \ . Ter orçamento anual de pelo menos duas vezes o valor solicitado | . Ter abertura para o trabalho voluntário eventual ou contínuo.

As instituições pré-selecionadas serão visitadas e deverão apresentar a seguinte documentação: Estatuto Social, Cartão CNPJ, ata da eleição da Diretoria, Balanço de 2008 e Balancete do primeiro semestre de 2009. Os projetos escolhidos receberão os recursos no período entre novembro de 2009 e outubro de 2010.

Campanha Mais Eu - Com a chamada “Você compra na Renner e une mulheres a um futuro melhor”, a campanha desenvolvida pela agência Escala terá forte presença nos 115 pontos-de-venda da Renner no país e contará com anúncios de jornal e revista, comercial para a TV, jingle para rádio, impressos para a entrada das lojas, divulgação em sites, além de mídia externa.

A W3haus foi a agência responsável pela criação do hotsite, do e-mail marketing e do banner digital da campanha. Toda a produção e divulgação contam ainda com o apoio de diferentes parceiros que abraçaram a causa.

As peças gráficas mostram mulheres participantes de projetos apoiados pelo Instituto Lojas Renner, que tiveram novas perspectivas e ganharam uma chance de serem protagonistas de seu futuro. Elas aparecem “costuradas” em melhores oportunidades de trabalho.

São histórias como a de Tania Mara, 31 anos, mãe de dois filhos pequenos. O sustento da família dependia do emprego do pai num pequeno supermercado. Há cinco anos sem trabalho, Tania Mara sentia-se desmotivada, quando foi convidada para participar do projeto “Receitas com Sabor de Vida”, da Associação Evangélica de Ação Social, de Novo Hamburgo (RS).

Nas oficinas, aprendeu a preparar pães, biscoitos e bolos, que viraram fonte de renda e de esperança para uma vida com menos dificuldade. “Estava num momento em que tudo parecia dar errado e o curso chegou, mexendo com a minha auto-estima. Comecei a me sentir capaz e até me matriculei para finalizar o segundo grau que havia abandonado”, conta. Junto com outras vizinhas que também realizaram a capacitação em confeitaria, Tania pretende iniciar uma produção caseira para a comercialização dos itens que aprendeu a produzir no curso. “O objetivo do Instituto Lojas Renner é dar oportunidade para que as mulheres se qualifiquem profissionalmente e acessem o mercado de trabalho, seja ele formal ou por cooperativas”, ressalta Jair Kievel, gerente de responsabilidade social da Lojas Renner e diretor executivo do Instituto Lojas Renner.

Mais histórias para contar - Em 2008, mais de 200 famílias pernambucanas foram beneficiadas com o apoio do Instituto Lojas Renner, por meio do projeto Laços de Proteção, do Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP). O objetivo do projeto é apoiar os pacientes e seus familiares em tratamento, desenvolvendo habilidades, por meio da arte, e possibilitando uma nova fonte de renda para os participantes. A ação contempla ainda o apoio psicológico e de assistência social às famílias envolvidas.

“Iniciativas de apoio a projetos como esse são de grande importância para que possamos ter uma sociedade mais digna e justa, dando oportunidade e esperança a pessoas mais carentes”, afirma Sandra Quental Coutinho, gerente administrativa e financeira do IFP.

O Instituto do Fígado de Pernambuco é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída em 20 de abril de 2005, com a finalidade de se tornar um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisa, prevenção e tratamento das doenças do aparelho digestivo, principalmente as doenças hepáticas, e o primeiro da região norte-nordeste, atendendo, exclusivamente, pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde, incluindo o atendimento a crianças e adolescentes.

“O Instituto do Fígado de Pernambuco agradece e sente-se muito honrado em poder ter o Instituto Lojas Renner como parceiro”, completa Sandra.

Em Sorocaba, interior de São Paulo, o ano de 2008 trouxe uma nova perspectiva de vida para cerca de 50 mães e seus filhos. “Quando recebemos o apoio do Instituto Lojas Renner sabíamos que estávamos recebendo de cada cliente Renner que aderiu à campanha, um investimento em vidas que nunca foram acreditadas e valorizadas”, conta Raquel Barros, presidente da Associação de Formação e Reeducação Lua Nova.

A instituição tem como missão resgatar a auto-estima, a cidadania, o espaço social, a sustentabilidade e o direito à maternidade de jovens mães em situações de risco, possibilitando a vivência prazerosa do papel materno e a formação de crianças saudáveis. O principal objetivo está na geração de alternativas inovadoras para desenvolvimento econômico, social e de habilidades para essas jovens.

“O apoio do Instituto Lojas Renner possibilitou a muitas jovens a realização de um sonho, com independência e perspectiva de futuro com seus filhos, além de possibilidades de crescer pelas próprias competências. Hoje, essas mães criam brindes e estão cada vez mais integradas no seu papel de mãe, de mulher cidadã e de parcerias neste processo de autonomia por meio de formação e geração de renda”, completa Raquel.

Histórico - A causa em prol da inserção da mulher no mercado de trabalho foi definida, sob orientação do Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), a partir de uma enquete realizada em 2007 com mais de 10 mil clientes, sendo 72% do sexo feminino, e teve o endosso de lideranças e colaboradores da rede. “Para a Lojas Renner, investir na mulher é um caminho natural. Em 1991, a empresa passou por um reposicionamento e definiu a mulher como público-alvo preferencial. Mais do que isso, decidiu tornar-se cúmplice da mulher moderna e, hoje, cerca de 80% dos clientes da rede são do sexo feminino” afirma a presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Clarice Martins Costa.

Nos últimos anos, a participação da mulher em todos os segmentos da sociedade tem sido cada vez maior. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de mulheres "chefes de família" cresceu 79% em dez anos, passando de 10,3 milhões, em 1996, para 18,5 milhões em 2006. O crescimento da presença feminina no mercado de trabalho é comprovado pelo quadro de 10 mil colaboradores da Lojas Renner: cerca de 60% são mulheres. É neste contexto, de uma sociedade mais democrática, que o Instituto Lojas Renner se insere para capacitar e promover a geração de renda para as mulheres.

A mulher vem rompendo com tabus e conquistando novos espaços na sociedade. Ela é fundamental na formação do indivíduo, sendo, muitas vezes, a primeira e principal referência de comportamento e conduta. “Acreditamos que ao eleger a inserção da mulher no mercado de trabalho como causa prioritária para o investimento social da Companhia, estamos contribuindo para a melhoria da sociedade como um todo”, completa Clarice.

Instituto Lojas Renner - Em junho de 2008, a Lojas Renner constituiu o Instituto Lojas Renner [www.lojasrenner.com.br], que é responsável pela gestão das práticas de responsabilidade social da Companhia. Desde então, com investimento de R$ 2,3 milhões, distribuídos em 60 projetos sociais, provenientes de oito estados brasileiros, e por meio de um consistente projeto voltado, prioritariamente, para a inserção da mulher no mercado de trabalho, mais de 4 mil mulheres e jovens já foram beneficiados. O Instituto também atua na gestão do Projeto Pescar e mantém o programa de voluntariado na Companhia.

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil com 115 unidades, sendo 108 instaladas em shopping centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade, que estão na faixa de consumo média e média alta da população brasileira. A Renner oferece aos seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis.

Empresas parceiras.: Mídia: Ativa | CBS Painéis | Color Painéis | Estadão.com | Grupo RBS / Globo | Imobi Target | Jornal do Comércio | Jornal Valor Econômico | Limão | Look Outdoor | MTV / TV Web | Pronews Publicidade | Rádio 102 FM - Recife | Rádio 98 FM - Natal | Rádio | Antena 1 FM - Recife | Rádio Cidade FM - Fortaleza | Rádio Jovem Pan FM - Recife Rádio Transamérica FM Porto Velho | Rede Record | Rede | Pampa | Revista Caras | Revista Contigo! | Revista Quem / Site Quem | SBT | Scata Vêmais Mídia Externa | Sinergy | Stan Comunicação | Terra |Vírgula | IG | Bolsa de Mulher.

Produção: Animake (filme) | Voicez (áudio) | Studio ME (fotografia) | Digital imagens perfeitas (tratamento) | Empório da Stampa (vitrines) Leograf (gráfica) RB produções gráficas | New Concept (POA) | Fotosfera (RJ) | Central de Produção (Curitiba) | Box Multiresultados (POA)

Desenvolvimento: Escala | W3 Haus | Super Produções | Shoppings Centers onde a Renner está presente .

Os projetos apoiados:Lua Nova [www.luanova.org.br] - Criada em 2000, a Associação de Formação de Reeducação Lua Nova é uma iniciativa não-governamental com sede em Sorocaba - SP, atende a jovens mães e seus filhos em situação de vulnerabilidade social. Os projetos de geração de renda fazem parte do tratamento e transformação social das meninas. Servem como veículos pedagógicos para trabalhar conceitos como: dignidade, criatividade e cidadania. O que resulta na profissionalização, sociabilidade e a autonomia econômica.

O projeto Brindes da Lua enfatiza a valorização do gênero feminino, o processo de alfabetização econômica (poupança, crédito, otimização de gastos e gestão de renda) e questões ambientais ao evitar ou reciclar insumos não renováveis da natureza visando o desenvolvimento sustentável de comunidades. O projeto se propõe a reduzir a vulnerabilidade de jovens mães e seus filhos em condição de grave risco social, integrando projetos de educação, formação profissional e geração de renda. Serão beneficiadas por este projeto 40 mulheres.

Coopa- Roca [www.coopa-roca.org.br] - A COOPA-ROCA, Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda., tem por missão gerar condições para que suas cooperadas, mulheres moradoras da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, trabalhem em suas residências e assim ampliem o orçamento familiar sem se afastarem do cuidado de seus filhos e das atividades domésticas. Criada no início dos anos 80, a COOPA-ROCA surgiu como desdobramento de uma experiência com reciclagem para as crianças da comunidade (1981). Os trabalhos artesanais produzidos com retalhos de tecidos foram os propulsores da idéia de se organizar o primeiro grupo de mulheres e, depois, criar a cooperativa.

Instituto do Fígado de Pernambuco [www.ifp.org.br] - O IFP é uma associação que tem por finalidade se tornar um dos mais modernos centros especializados na prevenção e tratamento das doenças do aparelho digestivo da região Nordeste, que atende exclusivamente pessoas de baixa renda, incluindo o atendimento a crianças e adolescentes.

Buscando diminuir a ansiedade e o trauma causado pela doença, O Instituto do Fígado de Pernambuco realiza várias atividades voltadas para as pessoas portadoras de doenças hepáticas e seus familiares.

O projeto Laços de Proteção, apoiado pelo Instituto Lojas Renner, objetiva oferecer capacitação profissional para as mães que acompanham os seus filhos em tratamento no Instituto e que permanecem hospedadas na casa de passagem. A idéia é que, após retornarem aos seus lares, possam em casa acompanhar o desenvolvimento da saúde de seus filhos e ainda obter renda com alguma atividade artesanal.

Instituto Recriando [www.institutorecriando.org.br]- O Instituto Recriando, fundado em 2002, com a denominação Missão Criança Aracaju, tem como base principal três projetos: Recriando Caminhos, Resgatando Dignidade e Infância em Foco. O projeto Resgatando Cidadania oferece ferramentas através da geração de renda para que mães de crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Recriando consigam recuperar a sua auto-estima e interromper o ciclo da exclusão social em que viviam. Atualmente, o foco do projeto é na formação de artesãs. Além da elaboração e comercialização dos produtos, as mães têm aulas práticas onde aprendem as técnicas artísticas que vão aplicar. Elas têm acesso também a aulas de Relações Humanas, Gestão, Empreendedorismo e a um acompanhamento psicológico.

PANGEA - Centro de Estudos Sócio-Ambientais [www.pangea.org.br] - O PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais é uma OSCIP de utilidade pública municipal e estadual, criada em 1996 por profissionais de diversas áreas preocupados em desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e justiça social. O projeto Montagem e Manutenção de Micros-computadores pretende oportunizar a 25 jovens mulheres, entre 17 e 25 anos, desempregadas e moradoras do subúrbio ferroviário de Salvador, capacitação focada nas tecnologias de informática, para a gestão e manutenção de micos.

Instituto Phoenix [www.instphoenix.com.br] - O Instituto Phoenix vem atuando há sete anos em projetos de inclusão social, por meio de componentes saúde, esporte e qualificação profissional para pessoas oriundas de comunidades de baixa renda. Agora, em parceria com o Shopping Leblon e FIRJAN, dão início a projeto junto ao bairro Cruzada São Sebastião. O projeto Inclusão Feminina da Cruzada São Sebastião atenderá 180 mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras do bairro Leblon, especificamente da comunidade Cruzada São Sebastião. Serão 180 mulheres que receberão qualificação profissional através de cursos de interesse identificado pelas participantes e que, posteriormente, serão encaminhadas ao mercado de trabalho.

Fundação Francisca Franco [www.franciscafranco.org.br]- A Fundação Francisca Franco é uma entidade assistencial fundada em 23 de dezembro de 1954 em São Paulo. Inicialmente a Fundação desenvolvia um trabalho social com caráter assistencialista, suprindo as necessidades emergenciais das pessoas que a procuravam. Atualmente, desenvolve projetos contribuindo para proteção de crianças, adolescentes e mulheres. Qualificação profissional na área de moda (corte-costura, modelagem básica e de lingerie, corte industrial e trabalhos manuais), oportunizando a geração de renda através da empregabilidade, ou ainda, através de formação de grupos de trabalho (alternativa de geração de renda). O curso Fazendo Moda foi estruturado em quatro módulos: corte e costura, modelagem básica, modelagem de lingerie e corte industrial. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com horários e dias específicos para cada curso.

Os alunos participam de aulas prático-teóricas que abordam os conhecimentos relativos à área técnica e ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além das aulas programadas são organizadas visitas monitoradas a eventos, museus ou outros locais que desenvolvam atividade sobre moda, proporcionando aos atendidos, além da ampliação do universo cultural, a vivência comunitária. Serão 160 jovens entre 18 e 30 anos os beneficiários do projeto.

Aliança Empreendedora [www.aliancaempreendedora.org.br) - A Aliança Empreendedora atua com ações e projetos de fomento, integração e apoio ao empreendedorismo em 23 comunidades de 11 municípios nos estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco. A entidade tem por missão unir forças para gerar trabalho, renda e desenvolvimento local através do fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de microempreendedores e grupos comunitários em comunidades carentes. O projeto Empreendedorismo Feminino Comunitário prevê a ampliação da rede de empreendedorismo feminino comunitário, formado por microempreendedoras de baixa renda através de ações de acompanhamento e apoio em gestão, empreendedorismo, voluntariado, comercialização, desing e micro-crédito a 22 grupos produtivos e 156 microempreendedores com unitários de baixa renda, gerando benefícios indiretos a 624 pessoas.

Grupo Primavera { www.primavera.org.br] - O Grupo Primavera, fundado em 1981 em Campinas, tem como missão formar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de programas na área de educação complementar, artesanato, arte e cultura, esportes e oficinas específicas, contribuindo no desenvolvimento de suas potencialidades, para que se tornem agentes de transformação das comunidades em que vivem, atuando como futuros cidadãos e profissionais conscientes.

Conjuntamente o Grupo Primavera desenvolve um trabalho de acompanhamento das famílias através de oficinas de geração de renda, e grupos de orientação/apoio e arte e cultura. O projeto Família Presente - Programa de Apoio Sócio-Familiar tem por objetivo integrar as mães das jovens atendidas na entidade em ações de geração de renda. Buscando despertar as habilidades individuais e em grupos, serão oferecidas várias atividades de capacitação e preparação para o trabalho através de cursos de manicure, informática e artesanato. Está prevista a participação de 120 mulheres durante o período de 10 meses.

Rede Esperança - Centro de Promoção Humana [www.redeesperanca.org.br] -A Rede Esperança é um projeto social iniciado em 1992 em Curitiba, voltada para a capacitação de emprego e renda para pessoas de baixa renda. Oferece os cursos de panificação, mecânica, eletricidade e pequeno empreendedor. Em 2004 a entidade iniciou um novo trabalho na comunidade de Piraquara, dando ênfase a capacitação profissional de mulheres. Além da capacitação profissional em artesanato, costura e panificação, há um conjunto de atividades oferecidas que contribuem para um desenvolvimento mais harmonioso das participantes. O Projeto Bem Estar tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da pessoa através da qualificação e capacitação das alunas inscritas no cursos para desenvolver sua auto-sustentabilidade. Serão beneficiadas 120 mulheres na área de alimentação, vestuário, beleza e informática. Também serão desenvolvidas três incubadoras, com oito mulheres cada, em costura, panificação e artesanato.

Instituto Gustavo Kuerten (www.igk.org.br) - O IGK é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Florianópolis (SC). Seus objetivos são exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico. O IGK foi lançado oficialmente no dia 17 de agosto de 2000 e surgiu como uma forma de organizar e ampliar o envolvimento da família de Guga em ações sociais. O IGK se dedica a apoiar e desenvolver projetos de inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte e projetos voltados a pessoas com deficiência. O Curso para Cuidados Terapêuticos visa capacitar profissionais para o exercício de apoio, suporte e acompanhamento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e/ou idosos, que precisam de atendimento às suas necessidades especiais.

Centro Cultural Escrava Anastácia da Capela Nossa Senhora do Mont Serrat - O Centro Cultural Escrava Anastácia é uma organização não governamental, sem fins econômicos. Nasceu a partir do trabalho de um grupo de mulheres da comunidade, negras em sua maioria, que tinha como preocupação encontrar alternativas para que seus filhos não ficassem entregues aos apelos do tráfico e da criminalidade. Hoje são mais de mil pessoas beneficiadas pelas ações da instituição, sendo que 120 jovens estão envolvidos em iniciativas empreendedoras cooperativadas. O projeto Cooperativa de Trabalho em Estética Afro "ellas" é composta por jovens oriundas da oficina de estética afro ocorrida durante o ano de 2007. Após 400 horas de formação, o grupo está se consolidando como cooperativa popular e continua em formação com noções de empreendedorismo. O grupo é formado basicamente por jovens mulheres das comunidades de baixa renda da Grande Florianópolis.

Junior Achievement (www.jars.org.br) - A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. "A Vida é um Caminho, não um Destino e Você é o Arquiteto do seu Caminho". Esta é a filosofia da Junior Achievement, que acredita na capacidade e potencialidade do ser humano e incentiva os jovens a adotar responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos específicos, realistas e ambiciosos, atuação na busca das metas, coragem para correr riscos, perseverança e confiança em si próprios. O objetivo da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Atualmente, mais de 100 países aplicam seus programas, que beneficia 7 milhões de jovens ao ano.

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