Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2009 - 09:57

Faculdade e mercado de trabalho: a dupla que precisa andar de mãos dadas

Depois de decidir qual curso de graduação fazer, muitos alunos se deparam com uma dificuldade ainda maior: escolher uma boa Instituição de Ensino Superior, afinal, são várias opções. Para tentar acabar com a dúvida, os estudantes têm usado como um dos pré-requisitos para a escolha, o bom relacionamento da faculdade com o mercado de trabalho.

Hoje, a faculdade não deve apenas preparar o aluno para o mercado. Precisa inseri-lo. Para conseguir este diferencial, as instituições de ensino estão investindo nas mais variadas atividades complementares. No Instituto Infnet, por exemplo, a Diretoria de Serviços Educacionais, dirigida pelo professor Caetano Mauro, implementou diversos núcleos como o de Carreiras e Atividades Complementares, o de Desenvolvimento de Software, o de Comunicação e Design, além do Suporte Administrativo e Pedagógico, Relações com o Mercado e outros.

O bom relacionamento com o mercado é, sem dúvidas, essencial. " O nível de exigência do mercado costuma ser tão alto que o egresso da graduação pode não preencher os requisitos de competências necessários. Uma das maiores reclamações dos profissionais recém-chegados ao mercado, com exceção dos treeines, é que existe pouco espaço para quem esta começando", explica Caetano Mauro, idealizador do núcleos.

Dentre os núcleos, o de Carreiras e Atividades Complementares (NCAC) é um dos grandes destaques, pois o aluno pode colocar em prática o que aprende em sala de aula com orientação dos professores, que se preocupam em fazer um bom trabalho pedagógico para enriquecer o currículo acadêmico. Com palestras, encontros, exposição de portfólios, os professores interagem com os alunos e os alunos com o mercado de trabalho. “O mais importante é criar um ambiente de mercado dentro da própria instituição, desenvolvendo a experiência o portfólio, enfim, a vivência que traz a maturidade do indivíduo e do profissional", avalia Caetano.

Trabalhar com prazos e metas desafia os alunos. "Estou tendo uma visão mais prática com tudo que vi na aula de Gestão de Projetos, e além disso, o contato direto com os designers que têm vindo ao Infnet ministrar as palestras do PF: Portfólio Profissional, me dá uma visão mais ampla do design e me mostra qual caminho seguir", conta Álvaro Marins, aluno de design digital e participante do NCAC.

O diploma de uma boa faculdade não é a garantia de um emprego, mas será um grande diferencial no início da carreira profissional. E, sairá ganhando, a instituição de ensino que cumprir o papel de inserir o aluno no mercado. O benefício vai ser para ambos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira