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06/08/2009 - 09:59

SEB tem lucro líquido de R$ 13 milhões no segundo trimestre, crescimento de 85,2%

Receita bruta somou R$ 99,6 milhões, aumento de 31,5%, graças à maturação das operações e da integração das unidades adquiridas.

São Paulo - O SEB - Sistema Educacional Brasileiro (Bovespa: SEBB11), uma das maiores e mais reconhecidas companhias privadas do setor de educação no Brasil, obteve lucro líquido ajustado de R$ 13 milhões no segundo trimestre de 2009, 85,2% maior do que no mesmo período de 2008. O lucro líquido ajustado leva em conta a amortização do ágio das empresas adquiridas e as despesas não-recorrentes da Companhia. No primeiro semestre de 2009, o lucro líquido ajustado somou R$ 27,6 milhões, em comparação aos R$ 21,2 milhões do primeiro semestre do ano anterior, um aumento de 30,3%.

O SEB apresentou um crescimento de 31,5% da receita bruta no segundo trimestre de 2009, passando de R$ 75,8 milhões em igual período do ano passado para R$ 99,6 milhões neste ano. No semestre, a receita somou R$ 190,9 milhões, um aumento de 24,8%.

"O crescimento consistente que o SEB vem apresentando é resultado da maturação de nossas operações, aliada à integração das unidades adquiridas", afirma Marco Rossi, diretor financeiro e de Relações com Investidores (RI) da Companhia. Segundo o executivo, o bom desempenho no segundo trimestre do ano foi impulsionado principalmente pelo crescimento nas receitas do Sistema de Ensino (27%) e do Ensino Superior (105%).

Já o EBITDA ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) saiu de R$ 7,9 milhões para R$ 13,6 milhões na comparação entre o 2T08 e o 2T09, um incremento de 71,9%.

A Educação Básica continua sendo o segmento mais contributivo para as receitas da Companhia, com participação de 41% no segundo trimestre. O Sistema de Ensino responde por 28%, o Ensino Superior, por 16% e o Ensino a Distância (EAD), 15%. O expressivo crescimento das receitas com EAD reflete o aumento significativo no número de alunos, à correção das mensalidades e ao fato das mensalidades médias no segmento de cursos preparatórios serem superiores às dos demais segmentos.

O SEB encerrou o segundo trimestre com 68.271 alunos próprios (matriculados em suas operações de educação básica, ensino superior e ensino a distância), um aumento de 33,8% em relação ao segundo trimestre de 2008. Já o número de alunos matriculados em instituições parceiras (públicas e privadas) somou 353.297 no 2T09, um crescimento de 4,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Aquisições - Desde abril de 2009, o SEB concluiu três importantes aquisições, em linha com o projeto estratégico de crescimento da Companhia. "Nossas aquisições são pautadas pela qualidade e respeitabilidade das operações, buscando sempre a sustentabilidade da empresa e o equilíbrio perfeito entre qualidade, crescimento e rentabilidade", explica Rossi.

No final de abril, o SEB concluiu a aquisição de 55% do capital social da Unyca, sua plataforma de atuação no mercado corporativo do segmento de EAD. A Unyca se dedica à promoção de educação a distância, especialmente por meio de cursos de aprendizagem, treinamento gerencial e profissional, atualizações profissionais, extensão universitária, especialização e monográfico, que são transmitidos através de satélite ou internet. A Unyca atua também no desenvolvimento de instrumentos de planejamento, gestão e produção para TV Corporativa. O valor da transação foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

Em maio foi anunciada a compra da Klick Net, empresa que se dedica ao fornecimento de conteúdo para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A aquisição, no valor de R$ 3,3 milhões, foi concluída em junho. Seus portais Klick Educação, Estuda Mais Brasil e Melhores Escolas somam cerca de 50 mil páginas de conteúdo e mais de 240 mil usuários com e-mails confirmados. Esse conteúdo complementa o dos portais educacionais das diversas marcas do grupo: COC, Dom Bosco, Pueri Domus, NAME e Dom Público.

No início de julho foi concluída, por R$ 41,5 milhões, a aquisição do Pueri Domus, uma instituição reconhecida por sua excelência acadêmica em seus mais de 40 anos de sua existência. Essa aquisição agrega ao grupo quatro unidades próprias localizadas na região metropolitana de São Paulo, com aproximadamente 3 mil alunos, e um sistema de ensino com 125 parceiros privados e seis prefeituras, atendendo a aproximadamente 45 mil alunos. O Pueri Domus traz ao SEB importante presença no maior mercado educacional brasileiro, além de complementar seu portfólio de sistemas de ensino, com posicionamento diferenciado em relação ao COC e ao Dom Bosco.

Perfil do SEB - O Sistema Educacional Brasileiro (SEB) é uma das maiores redes de ensino do Brasil. A Companhia foi pioneira no desenvolvimento e na aplicação de tecnologia educacional, com projetos pilotos de um computador por aluno, ainda na década de 1990. Com 23 unidades de educação próprias e mais de 900 parceiros de ensino por todo o Brasil, o SEB atende a mais de 65 mil alunos próprios. A Companhia atua de forma verticalmente integrada e sistematizada nos principais segmentos do mercado educacional: educação básica presencial, sistema de ensino básico, ensino superior presencial, ensino a distância (EAD), cursos preparatórios e educação corporativa a distância. Com 46 anos de experiência no setor de ensino brasileiro, a Companhia possui marcas reconhecidas por sua qualidade no mercado, como Sistema COC de Educação e Comunicação, UNICOC, Editora COC, NAME, Sartre, Sociedade Educacional Mineira, Sociedade Educacional Goiânia, Sociedade Educacional Vitória, Sobrape, DBI Investimentos S.A., COC Maceió, Itaigara Educacional, PL Empreendimentos Educacionais, CEAM, Praetorium, Unyca e Pueri Domus. Desde outubro de 2007, quando a Companhia realizou sua abertura de capital, as units do SEB são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sob o código SEBB11. A oferta pública inicial de ações deu início a um período de crescimento acelerado, levando o SEB a entrar em novas regiões e a contar, atualmente, com atividades em todos os estados do país.

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