Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2009 - 10:00

Inteligência Ecológica


Lançado no Brasil pela Editora Campus-Elsevier, o livro Inteligência Ecológica mostra que conhecer os impactos ocultos do que compramos, vendemos ou fabricamos pode orientar nossas decisões na hora da aquisição, tornando-as mais bem alinhadas com o que desejamos para nossas vidas.

O autor Daniel Goleman analisa o verdadeiro impacto que nossas ações têm no ambiente e em nossa própria saúde e explica como podemos nos tornar mais inteligentes para minimizar as conseqüências ecológicas causadas pelo nosso estilo de vida. Ele mostra como a inteligência ecológica, associada à transparência de mercado, pode criar um mecanismo para a mudança positiva e analisa como é possível a sociedade se unir para fazer essa transição.

O livro explica, ainda, que a inteligência ecológica gera a transparência radical e tem o potencial de alinhar o que se vende aos desejos dos consumidores. Ela transforma consumidores sem importância em uma “força de peso”, seja esse consumidor uma mãe preocupada com a saúde de seus filhos, ou um gerente de compras de uma grande empresa. Um mercado transparente altera o equilíbrio fundamental entre empresas e clientes. Para o autor, à medida em que as forças de mercado alinham os interesses públicos e corporativos, o comércio assume um novo papel como ferramenta para o nosso bem-estar coletivo.

“Seja você um consumidor, o gerente de compras de uma empresa ou um executivo que gerencia uma marca, se conhecesse os impactos ocultos do que compra, vende ou fabrica com a precisão de um ecologista industrial, poderia moldar um futuro mais positivo, tornando suas decisões mais bem alinhadas com seus valores. Quando todo esse conhecimento vital chegar às nossas mãos, entraremos no que chamo de a era da transparência radical”, afirma o autor.

A transparência radical converte os elos que unem cada produto e seus múltiplos impactos – rastros de carbono, substâncias químicas preocupantes, tratamento dispensado aos trabalhadores, etc. Se conhecermos o verdadeiro impacto de nossas opções de compra, poderemos usar essa informação para acelerar mudanças incrementais. O livro mostra que a regra geral dominante nas empresas – quanto mais barato, melhor - vem sendo substituída por “quanto mais sustentável, melhor”, “quanto mais saudável, melhor”, “quanto mais humano melhor”. Daniel Goleman explica como implementar essa nova vertente e como o comércio pode assumir um novo papel como ferramenta para bem-estar coletivo.

Autor: Daniel Goleman é autor do livro Inteligência Emocional, best-seller internacional. Psicólogo, que durante muitos anos trabalhou para a seção sobre ciências comportamentais e do cérebro do New York Times, é PhD formado em Harvard e membro visitante do corpo docente da Harvard University. Goleman é co-presidente do conselho do Consórcio para a Aprendizagem Social e Emocional no Local de Trabalho, que procura identificar as melhores práticas para o desenvolvimento da competência emocional.

. [Editora Campus- Elsevier: Categoria: Educação/Referência – Desenvolvimento Sustentável | Formato: 16x23 cm | 264 páginas Preço: R$ 67,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira