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07/08/2009 - 10:09

Dow e Pfizer se unem em projeto piloto antitabagismo

Desde 1992, a Dow mapeia mundialmente os principais problemas relacionados à saúde de seus funcionários e adota medidas para promover melhor qualidade de vida em todas as suas unidades. No Brasil, a área médica comanda o Programa VivaVida, que trabalha para reduzir os indicadores de saúde dos seus 2.100 funcionários da empresa. Questões como obesidade, sedentarismo e tabagismo estão no foco deste programa na Dow Brasil.

Desde 1994, em especial, a Dow vem trabalhando para reduzir o número de fumantes. Quando ainda não se falava em controle do fumo ou mesmo em leis proibitivas, a empresa já adotava uma política antitabagista, pioneira no setor privado. Em decorrência disso, o percentual de tabagistas no Brasil passou de 24% (em 1995) para 9% dos funcionários (2008). Vale destacar que o percentual é baixo em comparação aos índices de países como China (14%) e Alemanha (21%), e inclusive na comparação com o percentual de fumantes entre todos os funcionários da Dow no mundo (16%). Mas a empresa entende que pode melhorar. Pensando nisso, a Dow se uniu à Pfizer para a implantação de um projeto piloto no Brasil: um programa estruturado de combate ao tabagismo, compreendendo um grupo de amostragem para validação dos resultados.

O Complexo Industrial da Dow no Guarujá, litoral Sul de São Paulo, foi escolhido para a implantação do piloto. Em outubro de 2008, sob o comando do Dr. Lúcio Ribeiro, médico da Dow responsável pelo site, a proposta de tratamento foi apresentada ao grupo de fumantes daquela unidade – 26 funcionários, que consumiam, em média, um maço de cigarros por dia. Todos aderiram e puderam escolher entre o tratamento com utilização do Champix (vareniclina), medicamento desenvolvido pela Pfizer, ou sem uso da droga, apenas com palestras e acompanhamento multidisciplinar (que também eram disponibilizados a quem optasse pelo remédio). Assim, o programa teve início com 73% dos funcionários utilizando Champix (adquirido com subsídio da Dow) e 27% sem uso de medicação – respectivamente, Grupos A e B.

“Escolhemos o Champix porque se trata de um medicamento novo, que ainda não havia sido experimentado dentro da Dow. Além disso, a seriedade e a expertise da Pfizer foram muito importantes para que consolidássemos esta parceria”, explica a Dra. Maria Lucia Bechara, líder da área médica da Dow Brasil.

“Champix foi desenvolvido exatamente para atuar no alvo onde a nicotina age no cérebro, reduzindo a sensação de desejo e crise de abstinência associada à cessação de tabagismo”, conta João Fittipaldi, diretor médico da Pfizer. Champix se prende aos mesmos receptores no cérebro onde a nicotina atua, mas com maior afinidade. O medicamento foi desenvolvido especificamente para o tratamento do tabagismo, cujo mecanismo inovador tem ação dupla. Ele se liga aos mesmos receptores no cérebro nos quais a nicotina atua, eliminando o desejo pelo cigarro, e estimula parcialmente o receptor, o que reduz os sintomas associados à falta do fumo, a chamada síndrome de abstinência. O medicamento, vendido sob prescrição médica, aumenta em quatro vezes as chances de um fumante conseguir largar o cigarro, quando comparado ao placebo. Como os receptores de nicotina no cérebro estão preenchidos pelo Champix, mesmo se o fumante deixar escapar um cigarro, ele não sentirá o prazer a que está acostumado.

Resultados preliminares animadores - O prazo necessário para a obtenção de resultados precisos nesse tipo de tratamento é de pelo menos um ano, mas os resultados preliminares mostraram-se animadores após seis meses de implantação: apenas duas recaídas dentro do universo analisado. Além disso, foram registrados pouquíssimos casos de efeitos colaterais ao longo do tratamento com os funcionários que optaram pelo Champix.

“É importante ressaltar que a Dow Brasil utiliza a metodologia Six Sigma nesse programa de combate ao tabagismo, pois ela possibilita uma melhor análise dos dados apurados e facilita a alavancagem do projeto para outras localidades”, explica a Dra.Maria Lucia Bechara.

Diante dos bons resultados preliminares do programa no Guarujá, a Dow Brasil deu mais um passo em sua estratégia pela redução do número de fumantes e iniciou o processo de expansão para sua unidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde o projeto já conta com total apoio da liderança do site. Também já está programado o início do programa no Escritório Central, em São Paulo.

“Trata-se de uma experiência única dentro da Companhia, o que inclusive levou à indicação do Dr.Lúcio Ribeiro para o cargo de Focal Point Global da Dow para Tabagismo”, explica a Dra.Maria Lucia Bechara.

Segredos para o sucesso no tratamento - Para obter êxito na cessação do tabagismo, o fumante precisa da orientação do médico para que, por meio de um programa de apoio completo, possa superar ambas as dependências – física e psicológica –, além da força de vontade.

“O tabagismo é uma doença crônica de alta reincidência”, explica João Fittipaldi, diretor médico da Pfizer. É a principal causa de morte evitável no mundo. “Os fumantes têm dificuldade em largar o cigarro por causa da dependência provocada pela nicotina, que é uma condição física e psicológica”, complementa.

A Pfizer oferece o Eu Quero Parar Corporativo, um programa voltado às empresas para promover a cessação do tabagismo entre seus funcionários. O objetivo é conscientizar os fumantes da importância da cessação do tabagismo e destacar os benefícios de parar de fumar na vida pessoal e profissional do colaborador. O programa pode incluir a oferta de palestras de especialistas, ferramenta para mapeamento da população tabagista na empresa e atividades antitabagistas (avaliação do grau de dependência - teste de Fagerstrom, material educativo sobre tabagismo e suas conseqüências).

Perfil da Dow - Com vendas anuais de US$ 58 bilhões e 46.000 funcionários em todo o mundo, a Dow é uma companhia química diversificada que alia a força da ciência e tecnologia ao “Elemento Humano” para aperfeiçoar constantemente o que é essencial ao progresso humano. A Companhia oferece uma ampla variedade de produtos e serviços para clientes em cerca de 160 países, associando a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando-os a obter o que é essencial para a sua vida, de água potável, alimentos e produtos farmacêuticos a tintas, embalagens e produtos de higiene pessoal. Em 1º de abril de 2009, a Dow adquiriu a Rohm and Haas, uma companhia global de especialidades químicas com vendas anuais de US$ 10 bilhões em 2008 e 15.000 funcionários ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. [www.dow.com].

Perfil da Pfizer - A Pfizer é a indústria farmacêutica que mais investe em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. O resultado desse trabalho são produtos que melhoram a saúde e a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Fundada em 1849 e presente em 150 países, a Pfizer comercializa medicamentos na área de Saúde Humana e Animal, como Lípitor, Champix, Sutent, Celsentri, Celebra e Viagra. No Brasil há 55 anos, a companhia também desenvolve iniciativas sociais voltadas para a Educação em Saúde.

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