Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2009 - 10:17

Nova subestação será construída na Usina Ilha Solteira

Obra possibilitará escoamento da oferta de energia de Mato Grosso e Goiás para o SIN.

Uma nova subestação (SE), a Ilha Solteira 2, será construída próximo à SE Usina Ilha Solteira, da Companhia Energética de São Paulo (CESP). A obra foi autorizada pelo governo federal por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, em 23 de outubro de 2008. O objetivo da iniciativa é possibilitar o escoamento da oferta de energia a partir de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Térmicas a Biomassa (UTEs) situadas nos estados de Mato Grosso (MT) e Goiás (GO) para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A medida determinou a abertura de licitação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a implantação de uma nova linha de transmissão, que interligará a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira à nova subestação Ilha Solteira 2 de 440/230 kV; a construção das linhas de transmissão em 230 kV que seguirão até o município de Inocência (MT) e obras de adequação de subestações e instalações.

O empreendimento faz parte do lote A do edital de licitação 008/2008 da Aneel, que compreende a construção de várias subestações e linhas de transmissão em 230 kV e 138 kV. A empresa vencedora da licitação da concessão foi a Cobra Instalaciones y Servicios S.A., e a construção está a cargo da empresa Linhas de Transmissão do Itatim Ltda.

A nova SE Ilha Solteira 2 será interligada à SE de Ilha Solteira, estabelecendo vínculo permanente entre a nova concessionária e a CESP e Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep). Parte da SE de Ilha Solteira, constituída por bays de unidades geradoras, está sob responsabilidade da CESP. Outra parte, formada por barramentos, interligações de barras e bays de linhas de transmissão, é de responsabilidade da Cteep.

Os trabalhos estão em fase de obtenção das licenças e definição do local de construção dos bays de saída das linhas de transmissão. Os trabalhos já tiveram início e o prazo previsto para o término é abril de 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira