Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2009 - 10:23

New York University na Lapa, Rio de Janeiro

Pelo quarto ano consecutivo o Centro de Teatro do Oprimido - CTO recebe até 11 de agosto uma turma da New York University (NYU), que cursa a disciplina Theater of the Oppressed (Teatro do Oprimido) da Steinhardt School of Culture, Education and Human Devolopment (Escola de Cultura, Educação e desenvolvimento Humano), para aprender na prática, a metodologia criada por Augusto Boal.

Como qualquer disciplina universitária, a turma poderia estar cursando o Teatro do Oprimido no campus universitário em um período de um semestre, mas por opção da New York University, os seus alunos vem aprender a metodologia aqui, in loco, diretamente da fonte.

A turma de 27 pessoas da NYU, composta alunos de teatro, artes e drama terapia, é em sua maioria de estadunidenses de Nova York, Los Angeles, Yale, Hawaii, Houston e San Diego, mas conta também com a participação de pessoas da África do Sul, México e Inglaterra.

Na oficina, ministrada pelos curingas Bárbara Santos, Geo Britto e Julian Boal (filho de Boal), serão realizados jogos, exercícios e técnicas do arsenal do Teatro do Oprimido com o objetivo de capacitar os estudantes para que possam multiplicar nos seus locais de trabalho, o aprendizado.

No dia 6 (quinta-feira), foi exibido no CTO o filme “Jana Sanskriti, um teatro em campanha”, sobre o trabalho do grupo indiano Jana Sanskriti, que pratica o Teatro do Oprimido. Logo após a exibição, os diretores Sanjoy Ganguly e Sima Ganguly – no Brasil por conta da Conferência Internacional de Teatro do Oprimido, ocorrida no Rio de Janeiro na última semana de julho.

Na terça, dia 11, às 18 horas, será realizada no CTO uma apresentação pública encenada pelos alunos da NYU, com entrada franca, das cenas criadas durante a oficina.

Além da oficina, haverá atividades externas realizadas pela equipe do CTO, de forma a acompanhar in loco o trabalho e entender o contexto da realidade local. Dentre as atividades, o grupo conhecerá dois grupos populares do CTO. A primeira visita, na sexta-feira pela manhã, será ao Manicômio Judiciário Heitor Carrilho (antigo Frei Caneca) para assistir a uma apresentação do GTO-Liberarte, formado por detentos portadores de transtornos mentais. A segunda visita, no sábado pela manhã, será no Hospital Psiquiátrico Jurujuba para assistir a um ensaio do GTO-Pirei na Cenna, formado por usuários da saúde mental.

. [O Centro de Teatro do Oprimido - CTO fica na Av Mem de Sá 31, na Lapa, Rio de Janeiro | www.ctorio.org.br] | CTO

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira