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08/08/2009 - 08:56

Pesquisa revela onde o brasileiro compra produtos de higiene e beleza

Estudo da Nielsen Brasil mostra que, apesar da retração na cesta de produtos deste gênero em 2008, nas farmácias houve crescimento de 1,3% em valor e volume de vendas.

São Paulo, Brasil – Após alguns anos de crescimento elevado no varejo brasileiro, a cesta de higiene e beleza teve em 2008 a maior retração frente às demais, com variação negativa de 2,1% em volume e 1,5% em valor, na comparação com 2007. É o que mostra um estudo da Nielsen Shopper Visions [www.br.nielsen.com], cujo universo representado é de aproximadamente 36,9 milhões de domicílios, ou seja, 80% da população domiciliar do País e 93% do índice de potencial de consumo.

De acordo com Patrícia de Moraes, consultora de Shopper da Nielsen, a queda foi impulsionada por itens relacionados ao banho (xampu, pós-xampu, sabonete e desodorante) e está atrelada a alguns fatores importantes: o aumento do preço do sebo, insumo básico dos produtos de higiene, que resultou em repasse ao consumidor final; o verão menos quente e, consequentemente, com menor número de banhos; e o aumento na oferta de tratamentos capilares diferenciados, como escovas progressivas, que exigem um número menor de lavagens.

Apesar da retração na cesta, dois movimentos de crescimento foram observados: “O canal porta a porta ganhou mais 3,4 milhões novos shoppers (ou seja, as pessoas que definem e decidem as compras), e nas farmácias registramos aumento de 1,3% no valor e volume de vendas, no comparativo entre 2008 e 2007”, conta a executiva.

Neste tipo de estabelecimento, aliás, o incremento nas vendas foi bastante impulsionado pelas cadeias, que apresentaram desempenho superior à média, ganharam importância em volume e valor e já respondem por 33,5% das vendas do canal.

Quem compra higiene beleza nas farmácias? – O estudo levou em conta dez categorias da cesta (sabonete, creme dental, xampu, pós-xampu, escova dental, desodorante, protetor solar/bronzeador, tintura para cabelos, absorvente e creme para a pele) e constatou que: 72% dos shoppers são de nível socioeconômico alto e médio (classes A, B e C). Destaque também para as classes D E, que gastaram 22% com a compra desses itens neste tipo de estabelecimento em 2008, 2% a mais que em 2007;

44% residem na região Sul do País e na área que compreende Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, 12% são da Grande São Paulo e 13% da região metropolitana do Rio;

40% são monoparentais (família constituída em torno só da mãe ou só do pai, separados, com ou sem novo cônjuge) ou independentes (lares de casais sem filhos, ou adultos que moram sozinhos). O gasto de casais com filhos adultos (entre 18 e 29 anos) representa 15% dos gastos neste canal, crescimento de dois pontos porcentuais em relação a 2007;

Apesar de os compradores Conscientes ainda representarem a maior camada da população brasileira e também serem os que mais compram estes produtos em farmácias (equivalem a 38% de todo o gasto no canal), os shoppers de estilo de vida Maduro Bem Sucedido são responsáveis por 16% dos gastos no canal.

Nota metodológica - O estilo de vida é um estudo realizado pela Nielsen que caracteriza os compradores segundo seus hábitos e atitudes frente à escolha de produtos e exposição aos meios de comunicação.

Como e Quando compra o shopper do canal Farma? Considerando as 10 categorias de Higiene e Beleza analisadas, os shoppers da Farmácia têm as seguintes características: Representam 58% dos brasileiros (cerca de 21 milhões de lares compradores) | Vão ao ponto de venda cerca de 5 vezes ao ano | Gastam aproximadamente R$ 11 a cada compra | 32% compram em promoção | 32% efetuam apenas 1 compra nesse canal em 12 meses | 63% dos pagamentos são realizados com cartões (47% de crédito) | 28% das compras são concentradas no domingo e na segunda-feira

O que o shopper busca no canal Farma? Segundo Patrícia, ele procura categorias de alto valor agregado e não básicas. “No momento de compra, o shopper não considera somente o preço, mas também aspectos como mix variado, atendimento, entre outros”, explica.

Interação entre canais – A pesquisa também mostra que produtos de alto valor agregado, não pertencentes à cesta básica e com baixa freqüência de compra, são os preferidos dos shoppers que mixam canal Farma e Porta a Porta.

Perfil da The Nielsen Company (www.br.nielsen.com) - The Nielsen Company é uma empresa global de informações e mídia com posições de liderança na indústria de informações de mercado e consumidor, televisão, inteligência on-line, mensuração de telefonia celular, feiras e eventos e publicações comerciais (Billboard, The Hollywood Repórter e Adweek). De controle privado, com sede em Nova York (EUA), está presente em mais de cem países. [www.br.nielsen.com ou www.nielsen.com]

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