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08/08/2009 - 09:59

Brazilian TV Producers lança PIC DOC - Programa Internacional de Capacitação em Documentários


(esq./dir.) Fernando Dias, presidente da ABPI-TV; Jacques Bensimon (ex- presidente do National Film Board of Canada) e consultor sênior internacional do BTVP; Eliana Russi, gerente do BTVP e Adilson Ruiz, diretor de Programas e Projetos Audiovisuais do Ministério da Cultura

Produtoras selecionadas terão consultoria de especialistas de diversos países. Workshop acontecerá, em novembro, no Rio de Janeiro.

O Brazilian TV Producers – BTVP lançou o PIC DOC - Programa Internacional de Capacitação para Documentários. A iniciativa inédita é uma ação de incentivo para que as produtoras brasileiras se qualifiquem e ampliem sua inserção no mercado internacional promovida pelo BTVP, programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Produtores de todo país poderão se inscrever até 3 de setembro para participar gratuitamente do workshop, que busca aprimorar a produção de documentários para os mercados nacional e internacional. Entre os inscritos, serão selecionados 40 projetos para o curso de uma semana, que acontecerá no Rio de Janeiro de 30 de novembro a 4 de dezembro. Especialistas internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia vão orientar os realizadores para que possam firmar co-produções com canais de TV, no Brasil e no mundo.

PIC Documentários - As inscrições estão abertas para projetos de documentário para TV nos formatos de série, curta, média ou longa duração. Cada um dos 40 projetos selecionados pelo júri internacional poderá ter dois representantes durante o PIC. O curso terá palestras, seminários, oficinas, consultoria individual e discutirá temas como: a situação dos documentários na programação das TVs no Brasil e no mundo; exemplos de documentários brasileiros e de co-produções internacionais de sucesso; o universo dos diferentes gêneros e formatos nas multiplataformas; como vender seu projeto; orçamento; cláusulas legais; legislação brasileira para co-produções e linha editorial das TVs estabelecidas no Brasil.

A ficha de inscrição e o regulamento estão no site [www.braziliantvproducers.com]. Produtoras (pessoas jurídicas) inscritas na ANCINE, de qualquer região do Brasil, poderão mandar seus projetos para seleção. O nome dos 40 projetos escolhidos será divulgado dia 17 de outubro no site [www.braziliantvproducers.com]. Para os participantes de outras localidades, o BTVP dará apoio para acomodação e transporte.

Brazilian TV Producers - Criado em 2004, o Programa de Exportação Brazilian TV Producers (BTVP) tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. Graças ao seu trabalho, o Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de co-produção de inúmeras TVs e produtoras internacionais. Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, Gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Fernando Dias, presidente da ABPI-TV, e Eliana Russi, Gerente Executiva do BTVP, respondem pelo programa.

O BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de co-produções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias) e oferece o apoio de renomados consultores internacionais, como Jacques Bensimon (em planejamento e estratégias de mercado) e Heather Kenyon (em desenvolvimento de projetos de animação).

Em apenas cinco anos, o programa possibilitou a concretização de 50 projetos para TV, em parceria com 12 países (Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Japão, Malásia, Portugal, República Checa e Singapura). O BTVP esteve presente em mais de 61 eventos (Ottawa, Annecy, Kidscreen, MIPTV e MipCom) em nove diferentes países (Rússia, França, Alemanha, Japão, China, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Espanha).

O volume dos negócios fechados contabilizou mais de 50 milhões de dólares e as produções brasileiras foram veiculadas em 118 países.

Neste ano, o programa já esteve em importantes encontros internacionais do mercado audiovisual como KidScreen Summit (Estados Unidos), Sofia Rendez Vous (Bulgária), MIPTV (França), Fórum TV Brasil, Banff (Canadá), Sunny Side of the Doc (França), RomaFictionTV (Itália) e participará de outros eventos como RioMarket (Brasil), MIPCOM (França) e Television Animation Conference (Canadá).

Animação foi tema do PIC no mês de maio - A experiência de sucesso do PIC Animação mostrou a importância dos workshops de capacitação realizados pelo BTVP. Realizado em maio, em São Paulo, o PIC Animação trouxe especialistas em animação da França, do Canadá e dos Estados Unidos. 25 produtoras brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará apresentaram seus projetos para a análise individual, participaram de palestras, oficinas e sessões de pitching. Canais de televisão brasileiros e internacionais participaram da programação mostrando o que esperam da animação brasileira.

. [ Agenda do Brazilian TV Producers em 2009: MIPJUNIOR + MIPCOM, de 3 a 9 de outubro - Cannes, França | Television Animation Conference |14 e 15 de outubro – Ottawa, Canadá | PIC Documentário | 30 de novembro a 4 de dezembro – Rio de Janeiro, Brasil ].[ Foto: porta-vozes do lançamento do PIC Documentários do Brazilian TV Producers- BTVP]

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