Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2009 - 10:14

Próximo carro conceito da Fiat terá contribuição direta do consumidor

Montadora é a primeira no mundo a convidar a comunidade virtual para participar da concepção de um carro.

A Fiat anuncia que o seu próximo carro conceito será desenvolvido juntamente com os consumidores. O projeto Fiat Mio convida as pessoas a participar da idealização e criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car a ser criado no Centro Estilo Fiat Brasil, que será apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo. No portal http://fiatmio.cc, qualquer pessoa poderá contribuir para a construção do carro conceito em diferentes questões, como propulsão, segurança, design, materiais e infotainment. Todas as sugestões serão consideradas pelo Centro Estilo da Fiat, que fica em Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo, que estará aberto e licenciado pelo Creative Commons para que todos tenham acesso às informações.

“É uma quebra de paradigma no setor automotivo, porque nenhuma montadora até o momento abriu o processo de desenvolvimento de um carro”, diz Peter Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat no Brasil.

O projeto terá quatro fases. A primeira será a investigação sobre como especialistas de diferentes áreas enxergam o futuro do automóvel, ela servirá como base para o início das discussões sobre as especificações do carro do futuro. A segunda será a elaboração destas especificações, por meio da colaboração de internautas e das equipes do Centro Estilo e engenharia da FIAT. A terceira será a leitura feita pela FIAT das inúmeras contribuições surgidas, o que definirá o carro conceito em sua dimensão física, apresentada no Salão do Automóvel em outubro de 2010. E, finalmente, a quarta etapa, será o conceito da comunicação do carro, que também será desenvolvido em conjunto com a comunidade. Serão criados juntamente com os consumidores, o conceito de marketing, a comunicação e até a marca do produto.

A AgênciaClick, agência digital da FIAT há oito anos, é a responsável pelo desenvolvimento da plataforma colaborativa, além de ser também a responsável pela gestão operacional e por toda estratégia de comunicação digital. A colaboração estará aberta aos consumidores, formadores de opinião, especialistas, acadêmicos, para que surjam contribuições de todos os tipos, técnicas ou não. Caberá a Fiat organizar um processo de aproveitamento e solução para cada tema proposto pelos internautas. Além do carro conceito, a Fiat pretende expor virtualmente outros projetos desenvolvidos a partir das contribuições dos internautas no Salão do Automóvel. Desta forma, as sugestões poderão ser dadas até outubro de 2010.

“Este projeto contribui para o posicionamento de inovação e tecnologia da Fiat. A interação é uma das mais fortes características da comunicação da Fiat com o consumidor e, agora, levamos isto ao extremo com o Fiat Mio”, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat. Ele lembra que, em 2006, a Fiat realizou uma campanha marcante, ao completar 30 anos e se abrir para indagar o futuro, em vez de celebrar feitos do passado. Na campanha, a empresa convidou as pessoas a dizer como estaria o mundo nos 30 anos seguintes, e levou ao ar, em todas as mídias, as manifestações recebidas. Desta vez, a interação com o consumidor avança para o processo de desenvolvimento do produto e de definição de sua comunicação.

FIAT - Compromisso com o Brasil, pioneirismo e inovação como características marcantes, produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade social. Estes atributos compõem o perfil da FIAT Automóveis, uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no mercado brasileiro e líder de vendas no setor. Com investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2010, a FIAT Automóveis prepara-se para consolidar uma capacidade de produção de 800 mil veículos por ano, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira