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11/08/2009 - 10:16

Trensurb moderniza infraestrutura de rede com solução completa da Enterasys Networks

A companhia de trens urbanos de Porto Alegre investiu cerca de R$ 1,5 milhão no upgrade de sua rede, viabilizando a criação de um Centro de Controle da Rede (CCR) que serviu de base para os projetos de bilhetagem eletrônica e multimídia.

Uma rede totalmente estável, confiável, com alta disponibilidade e sem nenhuma interrupção em seu funcionamento há pelo menos seis meses. Esse é o cenário encontrado atualmente na Trensurb, empresa responsável pela operação dos trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre. A companhia conclui a implementação do projeto, que visava modernização da rede, com equipamentos da Enterasys Netwoks e integração a cargo da TechDec. Entre os benefícios alcançados está a criação do Centro de Controle da Rede (CCR), iniciativa inédita no ramo metroferroviário e que permite controle total de tudo o que está conectado à rede da Trensurb. O projeto, no qual foram investidos R$ 1,5 milhão e para o qual está estimado, em uma segunda fase, um investimento adicional de R$ 1 milhão, permitiu ainda a implantação dos sistemas multimídia e de bilhetagem eletrônica, que beneficiam milhares de usuários do sistema de metrô da região e demandaram investimentos de mais R$ 25 milhões dos cofres públicos.

De acordo com Valdinei Marques Nascimento, da gerência de informática da Trensurb, a rede em funcionamento até então era bastante instável, insegura, sem nenhum tipo de suporte técnico e manutenção e já não atendia mais às necessidades da companhia naquele momento. Além disso, a infraestrutura não seria capaz de suportar os projetos que estavam sendo planejados. "Tínhamos uma rede muito vulnerável, sem nenhum controle sobre os equipamentos e políticas de segurança e acesso. Chegamos a ficar quatro dias sem rede, com a empresa toda parada, acarretando não só atrasos no transporte, como também gerando multas por atraso em pagamentos de impostos, entre outros prejuízos".

Com o upgrade, o principal crescimento não foi em tamanho e nem em números de usuário, mas sim em volume de processamento e tráfego na rede, ocasionados pela implantação dos projetos multimídia e bilhetagem eletrônica. Atualmente, a infraestrutura de rede da Trensurb abrange toda sua linha de metrô, com 33,4 quilômetros de extensão. São 17 estações de passageiros, distribuídas em cinco municípios da região metropolitana de Porto Alegre, conectadas por fibra ótica própria da companhia. Ao todo são 564 computadores ligados em rede, 320 câmeras de vídeo, 198 bloqueios (roletas), 39 pontos de recarga de cartões de bilhetagem eletrônica. Além disso, com a expectativa de que até 2010 a linha 1 da Trensurb passe por uma expansão de 9,3 quilômetros, com mais quatro estações interligando mais uma cidade de região metropolitana (Novo Hamburgo), o projeto ainda terá continuidade e a rede também será expandida.

"A implantação da nova rede permitiu a criação do CCR que controla todo e qualquer acesso, liberação de portas, criação de VLANS e aplicação de QOS que acontecem na rede. Sabemos hoje, por exemplo, o que está conectado em cada porta dos 38 equipamentos da nossa rede e quais as características de cada um deles. Nesse local técnicos da TechDec e da Trensurb fazem um monitoramento do ambiente em tempo integral", explica Marques.

Para a execução do projeto foram implementados três switches Enterasys Matrix N7 - que disponibilizam recursos de switching e routing com alta perfórmance para controle granular de usuários e aplicações, e possuem características avançadas de segurança provendo conectividade, perfórmance e disponibilidade. Além de 35 switches Enterasys SecureStack C3 - também com recursos de switching e routing, com avançadas políticas de segurança e que permitem convergência de voz e dados com alta disponibilidade e densidade - todos com tecnologia PoE (Power over Ethernet). O conceito de rede segura também está sendo implantado gradativamente.

O processo de escolha demorou cerca de dois anos e ocorreu por meio de uma licitação com a participação dos maiores fabricantes de equipamentos de rede. Desta forma, a TechDec além de implementação do projeto, presta suporte à rede 24 horas por dia, todos os dias da semana. "Conhecemos os produtos da Enterasys através da TechDec e eles atendiam a todas as funcionalidades de maior importância para nosso projeto, discriminadas no edital. A implementação foi um sucesso, elaboramos um cronograma que foi cumprido rigorosamente e atingimos os objetivos propostos", explica.

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