Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 10:19

RFS implanta sistema de rotatividade de áreas no programa Aprendiz Legal

O Job Rotation incentiva a passagem do aprendiz por quatro áreas da empresa durante dois anos.

São Paulo, 10 de agosto de 2009 - Para construir uma empresa com bases sólidas e com colaboradores inseridos na realidade do seu negócio, as mesmas devem propiciar um ambiente de troca de informações e aprendizado contínuo. A RFS - Radio Frequency Systems, fabricante mundial de soluções para comunicação sem fio, é uma das empresas que tem essa preocupação embutida em sua filosofia de trabalho. Por conta disso, a companhia implantou o sistema de Job Rotation (em português, rotação de trabalho/área) -- onde o que muda são as atividades e não o cargo, que continua o mesmo --, como continuidade do programa Aprendiz Legal, iniciado em 2008.

Nele, os jovens selecionados pela RFS -- através de inscrição na Prefeitura de Embu (SP) e da contratação pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) -- são alocados em diferentes áreas como: recursos humanos, expedição, serviços gerais, marketing, almoxarifado, compras, contabilidade, entre outras. A cada seis meses, os jovens são direcionados a setores variados da empresa e no período de dois anos, que é o prazo máximo para a contratação de aprendizes, eles passam por quatro setores. “Com isso, eles ganham mais conhecimento e experiência, agregando valor à carreira profissional. Assim, poderão, no futuro, ter a oportunidade de se candidatarem a cargos variados e ainda escolher a carreira que desejam seguir”, observa Sabrina Moreira, gerente de recursos humanos da RFS.

O Job Rotation para aprendizes aconteceu pela primeira vez em março e se repete a cada seis meses. Cerca de 20 jovens com idade entre 14 e 24 anos se beneficiam desta oportunidade. Todos são registrados pelo CIEE e recebem alguns benefícios como assistência médica, vale transporte e alimentação. Além disso, aos sábados, participam de uma capacitação complementar, ministrada no prédio escola do CIEE. Lá eles contam com todo apoio teórico e material de estudo desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e Petrobras.

“A RFS contrata os jovens não apenas para cumprir com uma determinação legal, mas sim porque tem como fundamento formar novos talentos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade onde está inserida. Do contrário, apenas selecionaria a quantidade de jovens exigidas por lei e não vinte como possui atualmente”, ressalta Sabrina, completando “que o objetivo é continuar investindo nesse tipo de programa de capacitação profissional e assim que outras necessidades forem surgindo, novos aprendizes serão contratados”.

Raul Silva Nascimento tem 17 anos e é um dos jovens que participam do sistema de Job Rotation. Ele está na RFS há um ano e nove meses -- inicialmente recrutado pela própria Prefeitura de Embu, já atuou nas áreas de expedição, almoxarifado e, no momento, está trabalhando nos serviços gerais da RFS. "Esta é uma ótima oportunidade de conhecer vários segmentos dentro de uma empresa. Às vezes, nos identificamos mais com algumas áreas do que outras. Por exemplo, eu gostei bastante de trabalhar no almoxarifado, tanto que quero fazer algum curso ou faculdade ligado à logística", diz o aprendiz.

.[www.aprendizlegal.org.br. Os interessados devem se cadastrar no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) através do site www.ciee.org.br].

Perfil da RFS - A RFS é fabricante mundial de soluções integradas e completas para comunicação sem fio (wireless). A empresa oferece ao mercado projetos inovadores e serviços customizados que abrangem comunicação móvel, microondas, cobertura indoor e broadcast. Também dispõe de completa linha de cabos especiais (Linha kmP), indicados para automação industrial e comercial, áudio e vídeo, sonorização profissional, sistemas de segurança e satélites, dentre outras aplicações.

No Brasil, onde está há mais de 30 anos, a empresa possui uma de suas dez unidades fabris e que responde pela demanda de toda a América Latina. A empresa pertence ao grupo RFS, que conta com 32 subsidiárias em todo o mundo e tem, entre seus clientes, operadoras de telefonia móvel e fixa, OEMs, instaladores, integradores de sistemas, emissoras de rádio e tv, utilities (energia, governo, minas e outros), distribuidores e revendas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira