Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 10:22

Sphinx Brasil registra crescimento expressivo em 2009

Distribuidora de uma das mais reconhecidas ferramentas para pesquisa do universo acadêmico e empresarial, a SPHINX Brasil introduz nova tecnologia para pesquisas via web, amplia presença no mercado corporativo e conquista 50 novos clientes no primeiro semestre, com destaque para as empresas Grendene, L’òreal, Vipal, SEADE-SP e o Tribunal de Justiça-DF.

São Paulo - Apesar da crise econômica mundial ter impactado os negócios de empresas nacionais e internacionais, a SPHINX Brasil, empresa de soluções para o apoio à tomada de decisão, avança muito bem. A SPHINX Brasil apresentou crescimento expressivo nos últimos cinco anos, da ordem de 350%, conquistando mais de 1.500 clientes distribuídos no Brasil e na América Latina. Particularmente nos últimos 3 semestres, auge da crise, a empresa teve uma evolução acentuada de negócios, da ordem de 20% em relação a igual período anterior. Conquistou 50 novos clientes, entre eles empresas como Grendene, L’òreal, Vipal, SEADE-SP e o Tribunal de Justiça-DF, e aumentou em 40% sua equipe para atender a demanda.

Sediada em Canoas (RS), a companhia é fruto de uma parceria científica entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e acadêmicos da Université de Savoie, Annecy, França, e foi criada com o objetivo de representar com exclusividade no país a solução Sphinx®, utilizada para apoiar o processo de pesquisa, de coleta e de análise de dados, e de difusão de relatórios. A SPHINX Brasil já alcançou o patamar de mais de 5.000 licenças instaladas e cerca de 3.000 pessoas treinadas.

“Desde o fim do ano passado, as companhias passaram a buscar e priorizar um melhor posicionamento estratégico. Graças a esta nova postura, as solicitações pelos serviços da SPHINX Brasil cresceram substancialmente. Por isso, a nossa expectativa é de um crescimento da ordem de 10 a 15% até o final do ano, contando com uma melhora significativa no mercado a partir do segundo semestre”, declara Lina Krafta, Diretora Comercial na área de TI da SPHINX Brasil e Mestre em Administração pela UFRGS.

Outro aspecto importante a ser destacado é a forte expansão no primeiro semestre da nova modalidade de serviço web para coleta de dados e relatórios dinâmicos. Agora, as empresas têm a possibilidade de usar o software inteiramente na web, podendo o cliente recorrer ao corpo intelectual e acadêmico da SPHINX Brasil para o suporte em consultoria e análise estratégica.

“Cerca de 40% de nossos clientes são universidades, professores, pesquisadores, estudantes de mestrado ou doutorado, outros 25% são institutos de pesquisa e empresas de consultoria, e 35% são empresas privadas e órgãos governamentais de toda ordem (governo, tribunais, sistema S, ONGs,) e empresas de diversos setores e segmentos”, destaca a Diretora Comercial da SPHINX Brasil.

Nas corporações como nas organizações públicas, o software Sphinx tem sido adotado especialmente nas áreas de avaliação e pesquisas de toda ordem, marketing, recursos humanos, controle de qualidade, entre outras, com o objetivo de explorar elementos estratégicos. A aplicação de filtros dinâmicos nos dados e relatórios, possibilita que os executivos e gestores tenham uma base mais sólida e confiável de informações para tomar decisões.

Sphinx Sofware - Diferentemente dos demais concorrentes, o software Sphinx é totalmente em português e apresenta material educativo e suporte técnico nesta língua, o que o torna cada vez mais requisitado pelas organizações por agilizar o processo de coleta e de análise. Com isso, permite uma adesão maior dos indivíduos que farão parte da pesquisa. “Na maioria das vezes, o fato de encontrarem uma ferramenta em inglês, acaba retardando o levantamento de informações”, ressalta Krafta.

De forma também original, permite mensurar informações através tanto de avaliações quantitativas quanto qualitativas (estatísticas de textos, opiniões, etc.), além da possibilidade de publicação de questionários e relatórios via web. A solução pode ser encontrada nas modalidades Léxica ou Survey [editores de formulários e relatórios], Operador [postos de trabalho compartilhando uma base de dados], Scanner [digitalizar formulários] e Web Server [plataforma totalmente internet].

O Sphinx Software inova no mercado pela sua versatilidade de utilização em diversas atividades de estruturação, geração de conhecimento distintivo e no auxílio para gestores, executivos e demais profissionais, ao facilitar a identificação de avanços de mercado, oportunidades de negócios, bem como monitorar a concorrência, e até mesmo, detectar a aproximação de ameaças e de riscos para o negócio.

Segundo Lina Krafta, “outro diferencial importante é a sua interface mais amigável e o fato de trabalhar em conjunto com outros softwares, como: Excel, Word e Power Point”, finaliza.

SPHINX Brasil - Sediada em Canoas (RS), a SPHINX Brasil foi criada em 1995 através da parceria e cooperação científica franco-brasileira entre os docentes Jean Moscarola (Université de Savoie, Annecy, França), co-autor do software Sphinx, e Henrique Freitas (PPGA/EA/UFRGS, Porto Alegre, Brasil), pesquisador em sistemas de informação e de apoio à decisão. Inicialmente a aplicação do software era mais voltada para o âmbito acadêmico, porém hoje já está amplamente difundida no universo executivo e empresarial.

Com uma equipe de consultores formada por doutores e mestres, o objetivo da SPHINX Brasil é desenvolver soluções, técnicas e métodos para atender com excelência as necessidades do mercado com foco na coleta, análise e cruzamento de dados tanto quantitativo quanto qualitativos.

A equipe da SPHINX Brasil ganhou o Prêmio de Inovação e Inteligência competitiva – ABRAIC - Associação Brasileira de Inteligência Competitiva - 2006 (Pedro e Henrique Freitas, Raquel Janissek-Muniz), e Pesquisador Destaque Fapergs – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - 2002 (Henrique Freitas).

Organizações como Petrobrás, Embraer, Calçados Azaléia, Telefônica, Editora Moderna, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Vallée, BASF, Moto Honda, Peugeot, GOL, TAM, Coca-Cola, Fundação Roberto Marinho, Deloitte, Mercatto, Ibope, Vox Populi, Data Alpha, Wisdom, Instituto Sagres, Correios, TCU, Banco do Brasil, Aeronáutica, Marinha, SESI, USP, UNICAMP, UFRGS, UnB, UFSC, PUC, UniFAE, ESPM, UFRJ, UFMG e FGV, integram o leque de clientes e usuários.

Destaca-se que, contando com equipe de excelência e com infra-estrutura adequada, fortemente baseada na internet, não somente organizações de grande porte são potenciais usuários dos softwares Sphinx: a empresa oferece soluções e condições personalizadas, de acordo com o porte e a demanda do cliente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira