Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2007 - 07:42

Neovia apóia solução regulatória da Anatel para rede municipal sem fio

De acordo com a empresa, as regras da Agência irão facilitar a aproximação junto às prefeituras para oferecer à população serviços de telecomunicações relativos à educação, cultura e informação via acesso a portal municipal.

A Neovia, pioneira na oferta comercial da tecnologia WiMAX no Brasil, pretende intensificar a aproximação junto às prefeituras de São Paulo para oferecer serviços de telecomunicações que atendam às necessidades da população por acesso à informação online nas áreas de educação e cultura via portais municipais ou intranet.

A estratégia de aumento de foco nas prefeituras foi reforçada por uma recente solução regulatória da Anatel definindo um conjunto de regras para prover acesso do cidadão a uma rede comunitária municipal de telecomunicações, com tecnologia sem fio de baixo custo.

Pela solução da Agência, as prefeituras municipais podem disponibilizar uma rede desse tipo de forma indireta - por meio de empresas autorizadas a prestar Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), como é o caso de Neovia - ou de forma direta, por meio de uma licença do Serviço de Rede Privado, submodalidade do Serviço Limitado Privado (SLP), de interesse restrito.

De acordo com o presidente da Neovia, Maurício Coutinho, o que a Anatel fez com a aprovação da solução foi dispor de regras claras e objetivas para prover acesso do cidadão a redes comunitárias municipais de telecomunicações, com tecnologia sem fio. “Nossa rede metropolitana wireless atende hoje a cerca de 50 municípios no Estado de São Paulo. Com o apóio do marco regulatório, temos agora uma grande oportunidade para aumentar a oferta de serviços de banda larga às prefeituras.”

Segundo comunicado da Anatel, muitas prefeituras já vêm instalando sistemas de telecomunicações em freqüência de radiação restrita, para possibilitar aos seus cidadãos acesso aos sistemas do órgão municipal e serviços em geral, além de prover acesso à rede mundial de computadores. “O que muda é que agora há um conjunto de regras para regulamentar o funcionamento desse acesso, o que tende a aumentar a qualidade dos serviços prestados à população”, avalia Coutinho.

Perfil da Neovia - com grandes investimentos em equipamentos e infra-estrutura, a Neovia foi fundada em 2001 e iniciou suas operações em 2002. A companhia possui hoje uma rede totalmente baseada em tecnologia IP wireless e é pioneira na oferta comercial da tecnologia WiMAX. Seu foco é o mercado de transmissão de dados, corporativo e residencial, para o qual oferece serviços inteligentes e tecnologia de última geração, tendo como diferenciais: qualidade, preços competitivos, agilidade e operação através de rede própria.

A empresa possui também a maior área de cobertura sem fio no Estado de São Paulo, incluindo 52 municípios, na Grande São Paulo e nas regiões metropolitanas de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, onde oferece serviços de conexão Internet banda larga, VPN/IP, conexões dedicadas, serviços de valor agregado, VoIP e projetos especiais. No final de 2005, a Neovia adquiriu o controle da Directnet. A empresa possui hoje uma base de 35 mil assinantes e 5 mil pontos de presença no Estado de São Paulo, nas regiões metropolitanas indicadas.

Os principais acionistas da Neovia Telecomunicações são: - Vanguard - holding que concentra os investimentos dos fundadores.

- Intel Capital – criado pela Intel Corp., é um dos maiores programas de investimentos de capital de risco no setor de tecnologia no mundo. Sua missão é efetuar e acompanhar investimentos com bom potencial de rentabilidade, que apóiam os objetivos estratégicos da Intel Corp.

- Fundo REIF - FMIEE (Returning Entrepreneur Investment Fund – Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes) é administrado pela DGF Gestão de Fundos Ltda. Seus cotistas são o FUMIN / BID (Fundo Multilateral de Investimentos vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID) ou MIF/IDB (em inglês) , o SEBRAE Nacional, o SEBRAE São Paulo e o Banco ABN AMRO Real. O fundo conta com onze investimentos totalizando R$ 22,0 milhões.

Fundo Stratus VC - fundo de investimento em empresas emergentes administrado pelo Grupo Stratus, que injeta capital em empresas com grande potencial de crescimento nos setores de tecnologia aplicada. Os principais investidores institucionais do fundo são BID, Banco Privado Português, Bovespa, FAPES, FINEP, Grupo PEBB, e Sebrae.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira