Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 10:30

Intel ajuda a converter a capacidade de processamento não utilizada pelos PCs em um instrumento para combater doenças e estudar a mudança climática

Novo aplicativo combina o poder da rede social Facebook com a promessa da computação voluntária, capaz de mudar vidas.

Santa Clara, Califórnia – Muitas vezes na luta contra o câncer, os pesquisadores são limitados não apenas pelo talento, mas também pelos recursos disponíveis para tornar a pesquisa eficiente. O poder de processamento necessário para realizar cálculos complexos normalmente não é totalmente fornecido. Para ajudar a atender essa demanda, a Intel Corporation anunciou hoje o Progress Thru Processors (Progresso por meio dos processadores), um novo aplicativo criado na plataforma Facebook para permitir que as pessoas forneçam a capacidade de processamento não utilizada de seus PCs para projetos de pesquisa como o Rosetta@home, que utiliza essa capacidade de processamento adicional para ajudar a encontrar curas para o câncer e outras doenças, como AIDS e Alzheimer.

Além do Rosetta@home, os participantes do Progress Thru Processors podem escolher se contribuem com o excesso da capacidade de processamento para os esforços de pesquisa Climateprediction.net e Africa@home. O Climateprediction.net é dedicado a ampliar a conscientização sobre as mudanças climáticas globais ao prever o clima da terra e testar a precisão dos modelos climáticos. O Africa@home atualmente dedica-se a descobrir a melhor estratégia para combater a malária ao estudar modelos de simulação da transmissão da doença e o impacto potencial de novas drogas e vacinas anti-malária.

“Da mesma forma que o Desafio Small Things da Intel, o Progress Thru Processors destaca nossa crença de que as pequenas contribuições feitas por indivíduos podem ter um grande impacto, coletivamente, no nosso mundo”, declarou Deborah Conrad, vice-presidente da Intel e gerente geral do Grupo de Marketing Corporativo. “Ao rodar um aplicativo que utiliza poucos recursos no seu computador, você pode ampliar os recursos computacionais disponíveis para o trabalho de pesquisadores para tornar o mundo um lugar melhor”.

Lançado hoje como uma versão beta pública e disponível a todos os usuários do Facebook em www.facebook.com/progressthruprocessors, o aplicativo direciona automaticamente a capacidade de processamento não utilizada pelo computador para melhorar a capacidade de processamento dos pesquisadores. O aplicativo só será ativado quando o computador não estiver utilizando toda a sua capacidade de processamento. Quando o uso do computador do participante demandar mais desempenho, o aplicativo é paralisado e fica inativo até que a capacidade de processamento adicional esteja disponível novamente.

O aplicativo roda automaticamente como um processo no background e não afetará o desempenho de nenhuma outra tarefa. Além disso, o Progress Thru Processors não requer que os participantes deixem seus PCs ligados desnecessariamente. Ao utilizar seus PCs normalmente, os participantes estarão contribuindo para uma pesquisa capaz de mudar vidas.

A longa história de apoio a projetos de computação voluntária da Intel inclui o patrocínio da SETI@home, bem como do Programa de Filantropia Peer-to-Peer da Intel, que doou capacidade de processamento para a pesquisa do câncer.

Para o Progress Thru Processors a Intel uniu-se à GridRepublic, uma organização de computação voluntária sem fins lucrativos que busca unir pessoas com capacidade de processamento adicional disponível com projetos importantes que necessitem de recursos computacionais.

“A utilidade social e científica da computação voluntária depende do número de participantes – quanto mais pessoas participarem, maior é o bem que podemos fazer coletivamente”, declarou Matt Blumberg, diretor executivo da GridRepublic. “Estamos otimistas de que a combinação da plataforma Facebook com o alcance mundial da Intel ajudará a unir um número maior de pessoas à computação voluntária, possibilitando pesquisas e descobertas que de outra forma não seriam possíveis”.

O Progress Thru Processors foi desenvolvido em colaboração com o projeto BOINC, financiado pela Fundação Nacional de Ciências e pela Universidade da Califórnia, Berkeley. O marketing e a criação publicitária do Progress Thru Processor foi fornecido pela noise, uma agência de publicidade baseada em New York.

A Intel (Nasdaq: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira