Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 10:39

Drauzio Varella recebe Medalha Tiradentes em cerimônia na Alerj


Um dos mais conhecidos e renomados médicos brasileiros, o oncologista Drauzio Varella recebeu, no dia 6 de agosto (quinta-feira), das mãos do deputado Noel de Carvalho (PMDB), a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Rio, a Medalha Tiradentes. Identificado pelo parlamentar como Doutor Saúde Públic Varella também foi agraciado com o Título de Cidadão do Estado do Rio. ?Sempre tive uma relação muito próxima com o Rio, pois tenho um pequeno apartamento aqui e adoro o samba carioca, comentou o homenageado, que elegeu a falta de planejamento familiar como um dos maiores problemas de saúde pública no País. Falar do doutor Drauzio me faz lembrar de um poema de Bertolt Brecht que diz: há os que lutam muitos dias e, por isso, são muito bons, mas há os que lutam por toda uma vida e, por isso, são imprescindíveis. Assim é o nosso mais novo comendador, discursou Carvalho.

Presente na cerimônia, o presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Alessandro Molon (PT), disse que a homenagem ao médico contempla as ações que Drauzio Varella tem nas mais diferentes áreas. Estamos concedendo esta honraria para um homem que transita pela área da educação, pois é um professor muito conhecido; da cultura, pois seus livros foram best sellers incontestáveis; e dos direitos humanos, pois oi voluntário no trabalho com os presos da Casa de Detenção de São Paulo, pontuou o petista. Neste último quesito, que rendeu ao homenageado as histórias que deram origem ao livro Estação Carandiru, Varella também foi lembrado pela coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Alexandra Sanchez: O fato de estarmos aqui significa o reconhecimento da Alerj das dificuldades do trabalho dos agentes de saúde nas unidades prisionais?.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, falou que Drauzio Varella ?representa o verdadeiro sentido hipocrático da profissão de médico. A medicina brasileira tem, na verdade, adotado uma forma equivocada de evolução, com conceitos desligados da concepção humana. Nós somos de uma época em que o médico ainda tocava no seu paciente, lembrou. Para o homenageado, esta época ficou para trás, pois o País cresceu de uma forma desordenada. E é por isso que uma das grandes doenças do Brasil é a falta de planejamento familiar nas classes D e E.

Não digo que é a principal, mas ela é responsável pela pior doença de todas: a violência. Há uma lei, por exemplo, que garante a qualquer um com mais de 25 anos, que tenha, pelo menos, dois filhos, a realização de laqueaduras e vasectomias em hospitais públicos. O programa é ótimo, mas vai em um hospital estatal tentar fazer qualquer uma dessas cirurgias. É uma burocracia, reclamou Varella.

Paulista, Drauzio Varella é um médico mais conhecido por popularizar a medicina através de programas de rádio e TV como o Fantástico, da TV Globo, onde já conduziu muitos quadros sobre saúde. Deu aulas em várias faculdades no Brasil e no exterior, como no Memorial Hospital de Nova Iorque, no Instituto Karolinska de Estocolmo e no National Cancer Institute de Tóquio. Além do câncer, dedicou seu trabalho ao estudo da Aids, tendo sido um dos pioneiros no Brasil. Em 1989, iniciou um trabalho de investigação sobre a prevalência do vírus HIV em detentos na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Até 2002, quando o presídio foi desativado, trabalhou como médico voluntário no local. Relatos deste tempo foram transformados no livro ?Estação Carandiru, que, mais tarde deu origem a um filme. Varella também escreveu ?Nas ruas do Brás?, que lhe garantiu o prêmio de autor-revelação da literatura infantil na Feira Internacional do Livro de Bolonha, em 2001, e Florestas do Rio Negro, indicado ao Jabuti em 2002.

Também participaram da cerimônia o diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini; o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio, Renato Gonçalves; o vereador do Rio Dr. Gilberto (PTdoB); a mulher do homenageado, a atriz Regina Braga; o ator Tony Ramos e sua mulher, Lidiane, e a conselheira Dejanira Augusto, do Conselho de Saúde do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira