Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 10:47

Lita Mortari investe na gestão de estoque para ganhar rentabilidade

Ícone da moda feminina utiliza solução de Business Intelligence da QlikTech para obter velocidade na tomada de decisão e enfrentar a crise no mercado nacional.

São Paulo - Presente num dos segmentos que requer muita velocidade e criatividade, a grife Lita Mortari é mais do que um produto de luxo. Por traz do glamour da marca, a empresa mantém uma estrutura que administra a logística de oito mil peças que ficam à disposição do público consumidor através de suas oito lojas próprias.

Para fazer a gestão do seu estoque, que é o coração do varejo, a rede implementou há dois anos a tecnologia de análise de informações QlikView, que hoje é utilizada para administrar todo o back office da empresa. O projeto, que ficou a cargo da Master Reseller Nórdica Distribuidora de Software, mostra resultados que fazem a Lita Mortari enfrentar a crise presente no mercado nacional com tranqüilidade.

“Com uma gestão enxuta é possível obter rentabilidade na operação. O QlikView nos trouxe agilidade na movimentação de estoque, reduzindo perdas em torno de 15%, além de apoiar o processo financeiro, disponibilizando resultados diários de cada loja e dos produtos, assim como otimizou a contabilidade mensal em apenas dois dias, processo que durava cerca de 15 dias para o resultado final”, comenta Ana Paula Tozzi, sócia-diretora da Lita Mortari.

A flexibilidade da ferramenta permite à grife a construção de análises em menos de um dia, oferecendo um raciocínio lógico e de forma interativa. Se uma calça não apresenta boas vendas em uma determinada loja, é possível analisar se o problema está na cor ou na disposição do produto na vitrine. Caso a aceitação não seja positiva, a calça é remanejada entre as lojas que tiveram mais sucesso na venda do produto ou entra em liquidação.

“Essa visão dinâmica da movimentação de todas as lojas permite tomarmos uma decisão rápida para evitar que o produto fique parado no estoque. Como são roupas de alto valor, não podemos deixá-las esquecidas em uma loja. Com o QlikView essa rotina ficou dinâmica por conta da facilidade de extração e análise dos dados diariamente”, explica Ana Paula.

Com uma reposição semanal de cerca de mil peças, distribuídas entre as oito lojas, atualmente a grife mantém em estoque apenas a sobra natural de uma coleção, que já é prevista no planejamento, evitando as perdas por ineficiência. A utilização de um software de BI na rede só foi possível devido à facilidade de implementação da solução, que não requer infra-estrutura e profissionais de TI para realizar as análises. A tecnologia mantém uma interface simples e o próprio usuário pode fazer sua avaliação dentro das perspectivas necessárias para sua área de atuação.

Para Gerson Gildin, gerente da Nórdica e responsável pela implementação na Lita Mortari, esse projeto traduz a facilidade de uso do software QlikView, que é diferenciado em relação às outras soluções de BI do mercado, por ser baseado em memória e não em banco de dados. “Em apenas uma semana a implementação é realizada e o treinamento é feito entre dois e três dias, permitindo que as empresas tenham rápido acesso às análises providas pela ferramenta. Com um software tradicional de BI, este processo demoraria meses”, resume.

A Nórdica Distribuidora de Software, parceira da QlikTech, desenvolvedora da tecnologia, criou uma área para atuar no setor varejista e oferece as melhores práticas de elaboração de análise para este mercado, apoiando os usuários na extração de diferentes cenários para rápidas tomadas de decisão, aumentando consideravelmente a rentabilidade das empresas. “Na Lita Mortari, por exemplo, o retorno de investimento foi contabilizado antes de completar o segundo ano de utilização do software, o que é considerado atípico se comparado a outras soluções de BI presentes no mercado nacional”, finaliza Gildin.

Perfil da QlikView no Brasil - A tecnologia QlikView, desenvolvida pela sueca QlikTech, trabalha da forma como a mente funciona, ou seja, por associações. A solução conecta múltiplas fontes de dados em poucos cliques, trazendo resultados rápidos e uma melhor tomada de decisão para uma vasta gama de clientes e indústrias. O QlikView é intuitivo para aprender, fácil de modificar e pode ser implementado em menos de uma semana. Considerada a empresa de software de Business Intelligence (BI) que mais cresce no mundo, segundo a IDC (International Data Corporation), a QlikTech tem mais de 10 mil clientes em 92 países e mais de 500 parceiros em todo o mundo. A QlikTech foi fundada em Lund, na Suécia e tem sede em Radnor, PA (E.U.A.) com operações diretas na Europa e nas Américas. | www.qlikview.com

Nórdica Software - A QlikTech mantém uma sólida parceria no Brasil com a Nórdica Distribuidora de Software, Master Reseller da solução que mantém uma carteira de 150 clientes usuários da tecnologia QlikView. Especializada em gestão de informação gerencial, a Nórdica atua na implementação da tecnologia QlikView e na consultoria de melhores práticas para diferentes setores. [ www.nordicasoftware.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira