Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2007 - 07:47

Tecnologia e mercado são destaques nos dois maiores eventos da indústria do alumínio

III Congresso Internacional do Alumínio e ExpoAlumínio 2007 reúnem os maiores players da indústria mundial e apresentam as principais inovações tecnológicas. Inscrições abertas.

O Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, será palco para os dois maiores eventos da indústria de alumínio da América Latina, o III Congresso Internacional do Alumínio e a ExpoAlumínio 2007, realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), com apoio da Reed Exhibitions, líder mundial na organização de feiras de negócios internacionais. Com data marcada para 22, 23 e 24 de maio, a exposição terá a participação de cerca de 80 empresas nacionais e internacionais, representando todos os elos da cadeia produtiva. O Congresso receberá palestrantes do setor privado e do meio acadêmico para discutir as inovações tecnológicas em processos e aplicações do alumínio e seu impacto nos principais setores produtivos do País.

“Os eventos têm o objetivo de estimular negócios, promover a troca de experiências e apresentar as principais inovações tecnológicas e soluções do mercado”, afirma Ayrton Filleti, coordenador das comissões Técnica e de Transportes da ABAL e coordenador da Comissão Organizadora do evento.

Distribuídos ao longo de 5.800m2 do Pavilhão de Exposições, expositores apresentarão suas soluções em produtos, equipamentos e serviços para mercados importantes como construção civil, transportes, embalagens, máquinas e bens de consumo. No Congresso, cerca de 100 trabalhos fornecerão um panorama das recentes descobertas e inovações para o uso do metal e dos desafios para o crescimento da indústria. As sessões técnicas abordarão temas de redução, fundição, transformação mecânica, tratamento de superfície, refratários, reciclagem, desenvolvimento sustentável e inovações tecnológicas, e contarão com palestras especiais ministradas por keynote speakers dos respectivos setores.

Nesta edição, os setores de transporte e automotivo, embalagens e construção civil – que juntos consumiram internamente mais de 550 mil toneladas do metal em 2006, ou 70% do total consumido – terão espaços exclusivos na exposição. Na área dedicada a transportes, os destaques serão componentes e implementos rodoviários feitos a partir do alumínio, como um caminhão-tanque para transporte de combustíveis, partes da carroceria de um ônibus e da estrutura de um caminhão para transporte de toras de madeira. O estande também mostrará painéis simulando as laterais de um caminhão sider, com uma estrutura em alumínio que propicia flexibilidade de transporte tanto em pallets como a granel. Em paralelo, o Congresso receberá o pesquisador Marc Smith, do departamento de energia do governo americano, para mostrar como os EUA aumentaram a aplicação do alumínio na fabricação de veículos como forma de reduzir o consumo de combustível.

No estande de Construção Civil, setor responsável por consumir mais de 95 mil toneladas/ano, a principal atração será a instalação com diversos módulos com esquadrias de alumínio, que exibirá as diferentes aplicações do material em pontos da modernidade, aplicados na arquitetura. Entre as utilizações, destacam-se os perfis especiais para aplicações de controle acústico, térmico e luminoso, anodizações coloridas, pinturas superficiais e conjuntos destinados à captação de energia solar. Na Sessão Aberta do tema, o visitante poderá conferir um panorama sobre as aplicações do alumínio em grandes obras, como aeroportos, hospitais, hotéis e empreendimentos comerciais, e o debate sobre a importância do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a homologação de esquadrias de alumínio.

O setor de embalagens, maior consumidor de alumínio do País, também terá um estande próprio, onde a culinarista Sonia Wooten, em uma cozinha montada exclusivamente para o evento, irá demonstrar como congelar e descongelar pratos prontos, de forma saudável e prática, em embalagens descartáveis. No Congresso, o Centro de Tecnologia de Alimentos (CETEA) apresentará estudo sobre a expectativa dos consumidores industriais de embalagens flexíveis.

Segundo Ayrton Filleti, “ao compartilhar experiências e pesquisas em processos e produtos, o setor têm a possibilidade de promover o incremento e aperfeiçoamento contínuo do uso do alumínio, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do País”.

Inscrições abertas - O III Congresso Internacional do Alumínio está com as inscrições abertas ao público interessado em assistir e participar das inúmeras sessões técnicas e abertas que serão realizadas durante os três dias do evento. A ABAL oferece desconto de 5% para quem antecipar sua inscrição até o dia 30 de abril. Estudantes graduandos, sem vínculo empregatício, têm taxas especiais. Mais informações no site do evento: www.abal.org.br/expoaluminio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira