Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2009 - 11:39

Sistema de monitoramento detecta, minimiza e evita blackouts na indústria

Para a indústria, blackout é sinônimo de prejuízo. Afinal, a parada das máquinas não se resume somente ao tempo em que não há disponibilidade de energia elétrica para alimentá-las. O processo de religar as máquinas e toda a logística para reiniciar a produção consome muito tempo e dinheiro. Em muitos casos, após a parada, parte da produção não pode ser aproveitada e deve ser descartada.

O engenheiro eletricista e gerente regional de vendas da SEL – Schweitzer Engineering Laboratories (http://www.selinc.com.br), Fernando Ayello, orienta para a adoção de um sistema de monitoramento de energia, cujo objetivo é evitar, detectar e minimizar os blackouts do sistema. “O gerenciamento da energia é ferramenta importante para a indústria, principalmente a petroquímica, de papel e celulose, siderurgia e alumínio. Não adianta, por exemplo, uma empresa ter geração local se ela não tiver um sistema para coordenar o desequilíbrio carga-geração”, enfatiza Ayello.

Por isso, o alerta para a necessidade de um sistema que monitore as variáveis e grandezas elétricas para gerar uma matriz de desligamentos com prioridades para cada evento que venha a afetar a produção industrial. Este monitoramento mais refinado permite que algumas áreas menos importantes da indústria sejam desligadas, de forma a manter a parte vital (produção), evitando-se, assim os blackouts.

A SEL, empresa especializada em proteção e automação de sistemas elétricos, oferece o SEL POWERMAX para este fim. Todo o sistema é baseado em hardware, softwares e protocolos de comunicação de alta confiabilidade, já comprovados na prática e testados conforme padrões internacionais. Os sinais de percepção das contingências e também os sinais de comando de desligamento das cargas ocorrem por meios ultra rápidos e seguros, incluindo a possibilidade de redundância.

SEL (http://www.selinc.com.br): A filial brasileira da SEL (Schweitzer Engineering Laboratories, Comercial Ltda), especializada em proteção e automação de sistemas elétricos, foi aberta em 2000 na cidade de Campinas, São Paulo, onde seu Centro de Assistência Técnica possibilita oferecer automação de sistemas elétricos, ensaios, testes, reparos, treinamento e cursos. A SEL possui fábricas nos EUA e México, e filiais em países como China, Inglaterra, Itália, Peru, Índia, Canadá, África do Sul, México, Austrália, Nova Zelândia, Bahrain e Brasil. Concessionárias de transmissão, distribuição e geração, além de indústrias de diversos segmentos em todo o mundo são clientes da SEL. Os usuários de energia elétrica possuem enormes benefícios através das inovações e melhorias realizadas pela empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira