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12/08/2009 - 09:52

Cloud Computing precisa de corretores para avaliar potencial dos serviços, afirma Gartner

Provedores de serviços de computação em nuvem devem começar a fazer parcerias com corretagens de Cloud para garantir que possam fornecer os serviços prometidos.

À medida que a Cloud Computing (computação em nuvem) evolui, as combinações dos serviços na nuvem passarão a ser mais complexas e pouco confiáveis para que os usuários finais lidem com sua integração, de acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. O Gartner prevê que, ao mesmo tempo em que estes serviços forem adotados, a capacidade de controlar seu uso, desempenho, valor e entrega será fornecida por meio de corretagens de serviços.

“Como a arquitetura orientada a serviços, que veio antes, a computação em nuvem também promove a ideia da proliferação contínua dos serviços”, afirma o vice-presidente executivo do Gartner, Daryl Plummer. “Infelizmente, utilizar os serviços criados por outros e garantir que funcionem – não apenas separadamente, mas em conjunto – são tarefas complicadas, repletas de problemas com relação à integração de dados e à necessidade de gestão dos relacionamentos. Daí a necessidade de corretores para agregar valor aos serviços e fornecer novos serviços”, avalia.

“O futuro da computação em nuvem será permeado pela ação de corretores negociando relacionamentos entre provedores de serviços de nuvem e os clientes dos serviços”, afirma o diretor de pesquisas do Gartner, Frank Kenney. “Neste contexto, um corretor poderia ser: software, dispositivos, plataformas ou suítes de tecnologias que aprimorem os serviços básicos disponíveis na nuvem. As melhorias incluem o gerenciamento do acesso a esses serviços para oferecer maior segurança e até mesmo criar serviços completamente novos”, explica Kenney.

Tipos de corretagens – Corretagem é um serviço que pode ser simplesmente uma tecnologia. O Gartner acredita que as corretagens de serviços de nuvem (CSBs) representam uma das oportunidades mais necessárias e atingíveis para os provedores de serviços em nuvem. As CSBs vão intermediar os relacionamentos entre um consumidor de serviços e um provedor de serviços.

“O que estiver entre você e a nuvem vai se tornar um fator crítico para o sucesso da computação em nuvem, pois os serviços de Cloud Computing se multiplicam e se expandem mais rápido do que a capacidade dos consumidores destes serviços gerenciarem ou controlarem seu uso”, analisa Plummer.

O crescimento dos negócios de corretagem de serviços vai aumentar a capacidade dos consumidores de nuvens a utilizarem os serviços de forma mais confiável. “Os provedores de serviços de nuvem devem começar a fazer parcerias com corretagens de nuvens para garantir que possam fornecer os serviços que prometeram”, conclui Plummer.

O Gartner divide os negócios de CSB em três categorias principais: Intermediação dos Serviços de Nuvem - Um corretor de intermediação atua para melhorar diretamente o serviço entregue a um ou mais consumidores, basicamente agregando valor no serviço prestado para aprimorar alguma capacidade específica. As CSBs vão oferecer intermediação para vários serviços de qualquer espécie, tais como gestão de identidades ou gestão de acessos. Os consumidores individuais dos serviços de computação em nuvem vão adquirir esses serviços de intermediação através de provedores de serviços dedicados aos consumidores. Os corretores de intermediação também podem supervisionar o sistema de preços e a cobrança.

As corretagens de intermediação e os produtos de corretores que lhes dão suporte estarão em três lugares. Primeiro, podem ficar residentes na nuvem no local do provedor de serviços, permitindo que o provedor ofereça um nível de governança além do serviço original. Segundo, o corretor pode ficar no local do consumidor e permitir o gerenciamento ou a administração local dos níveis de serviço. Finalmente, o corretor de serviços pode ficar na nuvem como um serviço e, nessas situações, haverá um negócio real de serviço de corretagem independente do provedor de serviço original e do consumidor.

Agregação - É improvável que organizações de consumidores ou de pessoas possam fornecer a integração de dados, integridade dos processos ou a intermediação necessárias para congregar múltiplos serviços. Um serviço de corretagem de agregação combina múltiplos serviços em um ou mais serviços. Isso vai garantir que os dados sejam modelados por todos os serviços componentes e também integrados, para garantir a movimentação e a segurança dos dados entre o consumidor do serviço e os múltiplos provedores.

Esses corretores de agregação vão ficar primariamente na nuvem como provedores de serviços por acordo estabelecido. Em corretagens no estilo de agregação, os serviços intermediados geralmente são fixos e não mudam com frequência.

Arbitragem -A arbitragem dos serviços de computação em nuvem é similar à agregação, descrita acima. A diferença entre elas é que aqui os serviços não são fixos. De fato, o objetivo da arbitragem é dar flexibilidade e escolhas oportunas para o agregador dos serviços, como, por exemplo, fornecer múltiplos serviços de e-mail através de um provedor de serviços.

Perfil do Gartner - O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. O instituto fornece as análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 10 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 4.000 associados, sendo 1.200 analistas de pesquisa e consultores em 80 países.

No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com simpósios e as três Conferências anuais sobre Integração de Aplicativos, Outsourcing e o Futuro da Tecnologia. [www.gartner.com.]

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