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12/08/2009 - 10:21

Eternit: Receita líquida consolidada cresce e atinge R$ 134 milhões no 2T09

A receita líquida consolidada apresentou crescimento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado de uma política comercial adequada.

O Grupo Eternit apresentou lucro líquido de R$ 17,3 milhões no segundo trimestre de 2009. O valor aponta um decréscimo de 11,0% em relação ao segundo trimestre de 2008. O crescimento das despesas operacionais foi proporcionalmente maior que a evolução da receita líquida consolidada no segundo trimestre do ano e refletiu no Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações), que somou R$ 29,9 milhões – uma redução de 8,2% em comparação ao mesmo período de 2008.

“Dentro do cenário econômico instável, continuamos a operar em capacidade máxima na mineração do amianto crisotila. A produção de produtos acabados acompanhou a demanda do mercado e o nível de estoque é o ideal para atender o maior volume de vendas que sazonalmente ocorre no segundo semestre”, informou Élio A. Martins, presidente da Eternit e diretor de Relações com Investidores.

No segundo trimestre de 2009, o volume de vendas de produtos acabados retraiu 13,1% em relação a 2008 e somou 160,8 mil toneladas. A receita proveniente das vendas de telhas de fibrocimento somou R$ 68,1 milhões (redução de 6,2% em relação ao mesmo período de 2008). Já o volume vendido de amianto crisotila totalizou 69,2 mil toneladas, um decréscimo de 8,7% em relação ao segundo trimestre de 2008. A receita com a venda do mineral atingiu R$ 52,9 milhões, uma evolução de 26,2% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Segundo Martins, o programa de habitação do governo Federal abrirá um novo canal de vendas com as construtoras. “Esse mercado poderá suprir uma eventual queda da demanda da autoconstrução”. Os produtos de fibrocimento, devido ao custo-benefício, são os preferidos da população de baixa renda, que corresponde a mais de dois terços das vendas nos produtos acabados da Eternit.

A empresa continuará com os planos de Expansão e Diversificação. A expectativa é ter um crescimento constante nos próximos cinco anos, tornando-se um player de destaque no mercado de louças sanitárias, além de ampliar sua liderança atual no mercado de cobertura, placas cimentícias e painel wall.

Investimentos - Os investimentos da Eternit no segundo trimestre de 2009 somaram R$ 5,6 milhões, uma redução de 46,8% em relação ao mesmo período de 2008. Essa diferença deve-se aos investimentos em produtividade e lançamento de novos produtos, realizados em 2008. Atualmente, a maior parte dos investimentos da Eternit está direcionada para produção do novo portfólio e aperfeiçoamento e melhorias de processos. No acumulado de 2009, totalizaram R$ 15,0 milhões – 40,2% inferior aos investimentos realizados no mesmo período de 2008.

Mercado de Capitais - Pelo segundo trimestre consecutivo, as ações ETER3 apresentaram valorização, permitindo à Eternit manter-se entre as companhias brasileiras de capital aberto de melhor índice de retorno ao acionista. Os proventos distribuídos pela empresa em 2009 somam R$ 40,1 milhões, com dividend yield de 11,0%.

As ações, cotadas a R$ 7,13 no final do segundo trimestre de 2009, valorizaram 21,9% em relação ao final do primeiro trimestre de 2009. No período de 12 meses, as ações da Eternit já apresentam valorização de 5,6%, desempenho superior ao do IBOVESPA que desvalorizou 20,8% no mesmo período. O valor de mercado da Eternit no segundo trimestre de 2009 era de R$ 510,5 milhões.

Prêmios e Reconhecimentos - Em 2009, a empresa recebeu o Prêmio PINI de melhor fornecedora de telha de fibrocimento e telha metálica termo-isolante.

Por mais um ano consecutivo, a Eternit foi classificada entre as 1.000 maiores e melhores empresas eleitas pela Revista Exame, cujo critério de classificação é a evolução da receita líquida. Este ano, a Eternit subiu 125 posições e encerrou a edição na 763º posição. Pela primeira vez, a SAMA Mineração foi classificada, ocupando a 976º posição do ranking e a 7º mineradora do país.

Perfil da Eternit - Com 69 anos de atividades, a Eternit é líder nos mercados de cobertura, painéis e placas cimentícias. A empresa tem sede em São Paulo e cinco fábricas, localizadas estrategicamente, nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a subsidiária Precon Goiás. Possui sete filiais nos municípios de Colombo (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e São Paulo (SP). Seus produtos são oferecidos em mais de onze mil pontos de venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de amianto crisotila do mundo, é a, subsidiaria integral, SAMA S.A. Minerações Associadas, que está situada no município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo.

Companhia de capital aberto, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Em 2006 e 2007, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil e em 2008 ganhou o Prêmio ABRASCA de melhor relatório anual para companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão e em 2009 o programa de Governança Corporativa da Eternit foi eleito o melhor da America Latina pela IR Global Rankings.

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