Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2009 - 11:13

Viva bem na terceira idade

Psicóloga Patrícia Luque fala, durante palestra promovida pela Farmacotécnica, sobre como as pessoas podem aproveitar a velhice, garantindo uma vida saudável, independente e divertida.

Brasília- A população brasileira está cada vez mais preocupada com a saúde e a busca por uma vida mais saudável. O avanço da medicina e da tecnologia, aliado à prática de atividades físicas e alimentação adequada, permite que os brasileiros vivam mais. Prova disso, é o Relatório Estatístico sobre a Saúde no Mundo da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em maio deste ano, que aponta um aumento na expectativa de vida no Brasil, saltando de 66 para 73 anos.

Mas nem todos encaram o envelhecimento como um processo natural da vida. Há quem acredite que esta fase seja sinônimo de doenças, solidão e falta de oportunidades. Para mostrar que esta situação pode ser invertida, a Farmacotécnica promove, no dia 15 de agosto, das 10h às 11h, no auditório da empresa, a palestra "Aspectos psicológicos do envelhecimento", ministrada pela mestre em psicologia Patrícia Luque.

"A velhice é uma etapa do ciclo normal da vida. O desenvolvimento humano começa desde o embrião, mas termina apenas com a morte, ou seja, na terceira idade as pessoas ainda têm grande potencial de realização. A forma como cada indivíduo vai chegar ao envelhecimento vai ser determinada pela história de cada um, pela maneira como cada pessoa escolheu viver sua vida. Assim, não é possível criar um padrão de envelhecimento que sirva para todos", afirma Patrícia.

As características mais importantes do envelhecimento humano são a individualidade e diversidade. As mudanças que vão acontecendo nas esferas biológicas, psicológicas e sociais podem ocorrer em ritmos diferentes, variando com o estilo de vida de cada pessoa.

"Durante a palestra irei mostrar que, mesmo com todas as alterações e limitações que o corpo sofre, considerar o processo de envelhecimento como um período ainda rico em experiências ajuda a encarar a vida de forma construtiva. Cuidar da saúde, fazendo exercícios e se alimentando corretamente, mas sobretudo aceitando essa nova etapa representa um grande passo para quem deseja ter longevidade e qualidade de vida", explica a psicóloga.

Patrícia dará exemplos de pessoas que aproveitaram a terceira idade para viver ainda melhor. "A ciência mostra que o nosso corpo pode chegar aos 120 anos. Porém, não basta ter um corpo que funciona se a cabeça não o acompanhar. O idoso não pode se fechar para o mundo. Por isso, deve aproveitar esta fase para ser feliz em todos os momentos, com uma vida social e uma ocupação constante; interagindo com as novas tendências da modernidade e se divertindo, para garantir uma velhice confortável e animada", pontua Patrícia.

A palestra "Aspectos psicológicos do envelhecimento" é voltada para todos os públicos e faz parte do "Programa Melhor Idade", promovido pela Farmacotécnica. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (61) 3245-7667.

Sobre a Farmacotécnica - A Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

. Palestra "Aspectos psicológicos do envelhecimento", com a psicóloga Patrícia Luque (CRP 01/10087), de 15 de agosto, das 10h às 11h, no Auditório da Farmacotécnica (SHLS 716 Bloco L, Centro Clínico Sul, Torre I - Subsolo - Asa Sul – Brasília/DF). Gratuito [Promoção da Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas | Informações: (61) 3245-7667]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira