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12/08/2009 - 11:24

Novo Enem promete mudar as diretrizes de ensino no país

Método proposto pelo MEC é tido como mais democrático e capaz de impulsionar alterações nos currículos das escolas de nível médio.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi reformulado e passou a ser aceito como um dos principais instrumentos de seleção para as universidades federais. A aposta é que o Novo Enem sinalize para uma renovação do ensino secundário, ao mesmo tempo em que propõe uma abordagem mais interdisciplinar, calcada no raciocínio, na busca de soluções e na realidade.

Isso significa, na percepção de alguns educadores, que a metodologia apresentada pelo novo exame permitirá avaliar melhor o desempenho do aluno. Assim, ao invés de medir a quantidade de informações que o estudante consegue decorar, a avaliação privilegia sua capacidade de raciocínio e habilidades para a resolução de problemas.

Na visão de Mariza Galbez, coordenadora do curso Preparatório para o Enem, da Microlins, a intenção do MEC é impulsionar uma alteração na grade do ensino médio, de modo que todas as disciplinas estejam interligadas e a teoria mais vinculada à prática. “Para o aluno esse tipo de avaliação dá mais oportunidade, pois ele pode valer-se de sua capacidade de raciocínio para resolver questões que anteriormente exigiriam um vasto conteúdo decorado”, explica.

Outro aspecto positivo salientado pela coordenadora é o fato de a nota do Novo Enem ser considerada pela maioria das universidades federais, seja substituindo total ou parcialmente o vestibular, seja utilizando-a como um percentual na composição da nota final. O exame substituirá, ainda, a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que avalia as competências básicas daqueles que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.

Para Galbez, a tendência é que o Enem, cada vez mais, substitua os processos de seleção tradicionais. “Muito do conteúdo decorado para o vestibular não será de utilidade na profissão escolhida ou, mesmo que seja relacionado, o aluno tem dificuldade de utilizá-lo na prática. Essa visão de aprendizagem que o Novo Enem sugere está mais próxima da realidade e é também mais democrática”, analisa.

O Novo Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios brasileiros. A avaliação é concebida a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Dessa forma, o exame será constituído por 45 questões de múltipla escolha de cada área, totalizando 180 questões, além de uma proposta de redação.

Preparatório para o Enem - Com a substituição progressiva dos vestibulares pelo Enem, muitos cursinhos pré-vestibulares estão correndo contra o tempo para adaptar seus cursos. Para os docentes, que há anos trabalham dentro do conceito tradicional, a adequação não deverá ser fácil.

Com uma visão futurista, a Microlins, maior empresa de cursos profissionalizantes do país, desenvolveu um curso que ensina ao aluno como aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução das questões da prova. No curso Preparatório para o Enem o aluno desenvolve suas habilidades para interpretar e inter-relacionar disciplinas na busca de soluções e propostas. Vale ressaltar que os conhecimentos adquiridos serão úteis não apenas para a realização do exame, mas também para toda a vida, aguçando no aluno a capacidade de analisar as situações por meio de uma nova perspectiva.

“O que nos diferencia dos outros é o nosso método de ensino, que já surgiu dentro do enfoque que hoje é novidade para muitos, voltado a desenvolver as competências dos alunos”, aponta Ana Rausini, coordenadora pedagógica dos cursos telepresenciais da Microlins, dentre eles o Preparatório para o Enem.

O foco do curso é ajudar os estudantes do ensino médio, ou concluintes, a desenvolver o raciocínio para obter bons resultados nos processos de seleção. Assim, adotar o Enem como modelo foi uma escolha estratégica da Microlins. “A ideia de oferecer o curso surgiu justamente porque o Enem é uma oportunidade de crescimento para nossos alunos, uma porta de acesso ao ensino superior e um novo degrau em suas carreiras”, explica Rausini.

Com o curso, o estudante terá chances de ingressar na instituição de ensino superior de sua escolha, seja pública ou privada. Os alunos da rede pública, com um bom desempenho no exame, podem, ainda, candidatar-se a uma vaga na universidade pelo Prouni (Programa Universidade para todos), desde que preenchidas as condições socioeconômicas.

Desde abril deste ano, o Preparatório para o Enem está disponível em algumas das unidades próprias da Microlins. Com o lançamento da TV Microlins, o curso deve chegar, até o final do ano, às 730 franquias da Rede. As aulas, telepresenciais, terão valores bastante acessíveis.

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