Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2009 - 11:37

Brasil mostra a diversidade e a riqueza de seu artesanato na Ceranor 2009

A feira será realizada de 2 a 6 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

Belo Horizonte – Peças elaboradas por artesãos do estado brasileiro de Minas Gerais serão exibidas na Ceranor 2009, uma feira de acessórios para casa e artigos de decoração, que será realizada na cidade do Porto, em Portugal, de 2 a 6 de setembro.

Os produtos poderão ser vistos em um estande de 50 metros quadrados, que a organização não governamental Centro Cape, entidade que congrega artesãos do estado de Minas Gerais, manterá na Ceranor 2009. Nove artesãos participarão da mostra, exibindo 150 peças.

O assessor de imprensa do Instituto Centro Cape, Rodrigo Narciso, informou ao Portugal Digital que os participantes da feira foram selecionados por meio de um projeto de exportação do Centro Cape, que estabelece critérios para que o artesão possa ter suas peças exportadas.

Um deles é o selo de qualidade, o IQS. Este selo certifica os artesãos que comprovam uma produção ecológica, sem utilização do trabalho infantil ou exploração social, bem como os que ostentam uma concepção econômica praticável. A participação do Instituto Centro Cape na feira conta com o apoio da Apex Brasil.

Os produtos a serem exibidos na Ceranor 2009 são feitos em saponite, madeira, folhas de palmeira e cabaça. A diversidade da criatividade brasileira apresenta-se desde os acessórios para a casa, passando por pequenos móveis, até adereços como bolsas.

Todos os produtos são fabricados manualmente, o que confere a cada peça um caráter de exclusividade, refletindo também a cultura do país e a personalidade do artesão. O design une o tradicional ao moderno e interpreta assim, de novo, a herança cultural. Segundo a assessoria de imprensa do Centro Cape, a produção também valoriza a durabilidade e as condições de trabalho justas.

A organização não governamental Centro Cape do Brasil apoia artesãos oferecendo cursos de formação e ações de marketing. Fomentada pela Apex Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), a agência brasileira para o fomento de exportações e investimentos, o Centro Cape permite aos artistas e artesãos apresentar também os seus produtos a um público internacional.

Depois da feira em Portugal, os artesãos seguem para Madri, na Espanha, onde participarão da Intergift, feira que será realizada de 10 a 14 de setembro.| Por: Hélia Ventura/Portugal Digital

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira