Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2009 - 11:55

Confiar é o primeiro passo para crescer

A confiança dos industriais está voltando. Pelo menos é o que mostra o ICI - Índice de Confiança da Indústria de julho, divulgado pela FGV. É certo que o patamar atual ainda não se iguala ao registrado em agosto do ano passado (com 119,2 pontos), pouco antes do estouro da crise financeira. Porém os 104,4 pontos alcançados agora são o melhor resultado desde outubro de 2008.

p>De acordo com a FGV, o movimento de melhora da confiança se espalhou pela maioria dos setores produtivos, o que é um sinal extremamente positivo para a economia. E a tendência reflete justamente a expectativa de maior oferta de empregos e crescimento na produção. Aliás, pesquisa Sead/Dieese também mostra um cenário melhor, já que o desemprego em seis regiões metropolitanas do país teve o primeiro recuo do ano no mês de junho.

É certo que confiar na economia e no futuro é o primeiro passo para retomar a trajetória do crescimento. Assim, ouvir o setor manufatureiro nacional assumindo uma postura mais positiva traz grande alívio a nosso mercado, pois a indústria é, sem dúvida, um dos principais motores do crescimento da economia ao gerar empregos, demandar matérias-primas, estimular o consumo e, desta forma, fazer a roda econômica girar.

Lemos também nos jornais que grandes instituições financeiras brasileiras identificaram em pesquisas que o período de retração econômica já foi revertido a partir no mês de maio passado no Brasil. A saída da recessão era uma notícia muito esperada, e abre espaço para a retomada do crescimento sustentado de nosso país.

As apostas em relação à expectativa de comportamento da economia brasileira ao longo de 2009 ainda têm variações. A maioria dos especialistas prevê que nosso PIB deve recuar neste ano, com as previsões máximas batendo em uma queda de até 1%. Há também analistas que esperam o empate nos números, isto é, crescimento de 0%. Mas existem alguns técnicos que preveem uma reversão tão forte que permitiria um pequeno avanço para o PIB, de até 1% no ano.

Tendo em mãos os dados de retomada já registrados a partir do segundo trimestre deste ano, lembrando que a economia costuma surpreender até aqueles que chegam a consensos e apostando em um cenário bem mais positivo que a maioria, espero agora em 2009 um crescimento acima de 1% para o PIB do País. Assim, como a grande maioria dos brasileiros, aguardamos que os mais pessimistas estejam errados, e que os mais otimistas acabem se surpreendendo com a retomada da economia brasileira que os números fechados do PIB de 2009 nos revelarão no ano que vem. Quanto melhor estivermos ainda neste ano, mais bem posicionados ficaremos em 2010 para retomar o caminho do crescimento vigoroso registrado até o terceiro trimestre do ano passado. Se esta previsão se cumprir, o país e o mundo estarão ganhando muito depois de um período turbulento que não deixará saudade.

. Por: Eduardo Pocetti, CEO da BDO Trevisan. E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira