Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 10:24

Curso de Ortodontia Preventiva ensina o dentista a evitar problemas de oclusão

Uma das frentes principais do Curso é orientar o cirurgião-dentista a intervir precocemente em fatores que podem acarretar distúrbios na oclusão e também nas alterações estomatognáticas em fase inicial.

Mordida cruzada ou aberta, dentes projetados para a frente, língua mal posicionada. Muitas crianças e adolescentes já ouviram diagnósticos como esses. Chamados desvios de oclusão, ocorrem porque os dentes e maxilares estão mal posicionados. Em vários casos, levam ao uso de aparelhos móveis ou fixos. “A maioria dos problemas bucais que se manifestam tardiamente teve início no berço. O primeiro grande surto de crescimento da maxila, por exemplo, ocorre do primeiro ao quarto ano de vida. Esta é a melhor fase para intervir”, informa o Prof. Dr. Jorge Abrão, coordenador do curso de Especialização e Extensão em Ortodontia do CETAO.

Na verdade, a prevenção de maloclusões deve começar antes mesmo que os dentes nasçam, para que as bases ósseas que os receberão fiquem bem posicionadas, favorecendo uma dentição equilibrada. A importância dada à prevenção precoce de problemas bucais é cada vez maior, pois o estabelecimento e a manutenção da oclusão normal constituem-se em objetivos importantes quando se acompanha o desenvolvimento da dentição infantil. “Uma das formas de garantir um sorriso harmonioso é a amamentação. O aleitamento natural é a melhor opção para favorecer o exercício da sucção do bebê, muito importante para o desenvolvimento muscular e ósseo do rosto. O aleitamento ajuda a projetar para a frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Ao mamar no peito, a criança também aprende a respirar pelo nariz e a posicionar a língua”, diz o Prof. Dr. Jorge Abrão.

Os danos que chupar dedo e chupeta provocam ao desenvolvimento muscular e ósseo são bastante propagados e os dentistas sempre os reforçam: esses hábitos podem causar problemas como dentes superiores projetados para a frente e interposição da língua no meio dos dentes. “As maloclusões são essencialmente decorrentes de hábitos nocivos desenvolvidos na infância, dentre os quais destacam-se a succção da chupeta e do polegar. Os efeitos destes hábitos sobre o desenvolvimento da maxila e da mandíbula e sobre os arcos dentais dependem do desenvolvimento osteogênico da criança, da duração, da freqüência e da intensidade com os quais eles são praticados”, explica o Prof. Jorge Abrão, que também é Prof. Livre-Docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Fousp.

Uma das frentes principais do Curso de Ortodontia Preventiva do CETAO é orientar o cirurgião-dentista a intervir precocemente em fatores que podem acarretar distúrbios na oclusão e também nas alterações estomatognáticas em fase inicial. “Atuar preventivamente conscientizando pais e responsáveis acerca da importância das crianças não desenvolverem hábitos de sucção inadequados contribui muito com a redução da ocorrência de desvios na oclusão de crianças de tenra idade. Neste sentido, as creches/escolas constituem-se em espaços privilegiados para tal atuação, visto que na grande maioria delas, a criança permanece em tempo integral”.

. [ Informações sobre o curso: Para obter mais informações sobre o Curso de Ortodontia Preventiva do CETAO é só ligar para (11) 5051-2370/ 5051 6209, ou escrever para [email protected]. O conteúdo programático completo dos cursos está disponível no site do Cetao: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=7&idc=48].

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior. | www.cetao.com.br | dentistarecemformado.blogspot.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira