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13/08/2009 - 10:31

Teradata anuncia receita de US$ 421 mi no segundo trimestre de 2009

Companhia amplia margem bruta na oferta de serviços e registra lucros operacionais de US$ 84 milhões; receita no primeiro semestre cresce 1% em relação a 2008.

A Teradata Corporation (NYSE: TDC), empresa especializada em datawarehousing e soluções analíticas, anunciou que teve receita de US$ 421 milhões no segundo trimestre de 2009, valor que representa queda de 7% em relação aos US$ 455 milhões obtidos no segundo trimestre de 2008. Considerando os efeitos da flutuação cambial, a receita teve decréscimo de 2%.

Ao longo do trimestre, a empresa registrou margem de arrecadação bruta de 55,3%, ante 54,7% no mesmo período do ano passado. O ganho bruto sofreu declínio na oferta de produtos devido ao menor volume produzido e à conversão cambial. Contudo, na oferta de serviços, houve aumento na receita bruta por conta da maior margem oriunda de serviços profissionais. Em relação ao segundo tri de 2008, a Teradata reduziu em US$ 10 milhões suas despesas de vendas, gerais e administrativas, e ampliou em US$ 2 milhões seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

A receita líquida da Teradata no segundo trimestre foi de US$ 62 milhões (US$ 0,36 por ação), ante US$ 69 milhões (US$ 0,38 por ação) no segundo tri do ano passado.

Resultados por região: Nas Américas, a Teradata teve receita de US$ 229 milhões no segundo trimestre deste ano, 3% a menos do que no mesmo período de 2008 (US$ 236 milhões). Já o rendimento bruto na região foi de 58,1%, ante 57,6% obtidos no segundo tri do ano passado – aumento decorrente da maior arrecadação bruta oriunda dos serviços profissionais.

Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a receita da Teradata no período foi de US$ 118 milhões, 8% a menos em relação ao arrecadado no segundo tri de 2008 (US$ 128 milhões). A receita bruta na região foi de 54,2%, ante 53,1% registrados no ano passado. A margem bruta na EMEA justifica-se pelo maior retorno obtido com os serviços profissionais, que compensou os efeitos da conversão cambial e os custos da oferta de hardware e de produtos terceirizados.

Na APJ (Asia Pacific / Japan), o rendimento da Teradata chegou a US$ 74 milhões, queda de 19% em relação ao segundo tri do ano passado (US$ 91 milhões). Já o ganho bruto na região declinou de 49,5% no ano passado para 48,6% no último trimestre.

Resultados de operação - O lucro das operações no segundo trimestre de 2009 foi de US$ 84 milhões, abaixo dos US$ 92 milhões arrecadados no mesmo período de 2008. A razão desse resultado é que o aumento da margem bruta, as menores despesas de vendas, gerais e administrativas e o impacto da conversão cambial foram confrontados pelo menor rendimento e volume de produção, maiores despesas com pesquisa e desenvolvimento e alta nos investimentos voltados para vendas em novos territórios.

No balanço geral, ao término do segundo trimestre de 2009, a Teradata dispunha de US$ 638 milhões em dinheiro em espécie, alta de US$ 67 milhões em comparação com a reserva disponível em 31 de março de 2009. A companhia utilizou cerca de US$ 30 milhões para readquirir aproximadamente 1,4 milhão de ações no período. No primeiro tri, foram investidos US$ 50 milhões para a recompra de 2,7 milhões de ações.

Para todo o ano de 2009, a expectativa da Teradata é de que os ganhos por ação mantenham-se entre US$ 1,22 e US$ 1,28, apesar de o ambiente econômico global ainda afetar investimentos e limitar projeções sobre a demanda. A companhia ainda mantém perspectivas de que as despesas de vendas, gerais e administrativas mantenham-se estáveis ou em queda em comparação com 2008. Para o segundo semestre, a empresa planeja ampliar gastos em pesquisa e desenvolvimento, bem como amortizar despesas de software.

“A Teradata apresentou mais um trimestre de bons resultados. Em todo o primeiro semestre de 2009, a companhia registrou alta de 1% na receita, e os ganhos por ação mantiveram-se constantes. Trata-se de um bom começo, considerando o atual ambiente econômico. Esse resultado também inclui maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento, cobertura de mercado e parcerias estratégicas, o que é fundamental para o nosso futuro”, afirmou Mike Koehler, presidente e CEO da Teradata Corporation. “Continuamos a ampliar nossa liderança em data warehousing em todas as plataformas, com um forte modelo de negócios aliado ao foco em gerar valor aos clientes”, concluiu.

Perfil da Teradata: A Teradata Corporation (NYSE: TDC) é a maior empresa do mundo dedicada exclusivamente a ampliar a inteligência de negócios por meio de datawarehousing, data warehouse appliances, soluções analíticas e serviços de consultoria. Pela combinação inteligente dos recursos tecnológicos de seu banco de dados, hardware de alta performance, soluções específicas por indústria e consultores experientes, a Teradata oferece a seus clientes recursos diferenciados para apoio à decisão. Presente em mais de 60 países, no Brasil desde 1998, a Teradata conta com casos de sucesso em empresas de várias localidades e tamanhos, em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, bens de consumo, manufatura, entre outros. [ site www.teradata.com ]

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