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20/04/2007 - 08:18

Banco do Brasil inicia operações “fora das agências”, através de parceria inédita com o Grupo Maia

Em parceria inédita, o Banco do Brasil e o Grupo Maia acabam de lançar, no último 16 de abril, a financeira FSV, empresa que amplia a rede de negócios do grupo, cuja sede é em João Pessoa e cujo principal negócio é a Rede de Lojas Maia. A empresa atuará na distribuição de produtos e serviços bancários do Banco do Brasil, ficando habilitada para conceder Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Para Eduardo de Oliveira Martins, Gerente Executivo do Banco do Brasil, o Grupo Maia é um dos principais parceiros do BB na área de varejo. Mais do que isso, trata-se de empresa que foi pioneiramente selecionada pelo BB para o início de suas operações “fora de agências”. “O fator de escolha seguramente recaiu na solidez do Grupo, competência de seus dirigentes e a aposta do próprio BB na forte capacidade de realização da empresa e seus sócios”, explica Martins.

Através da FSV, o Grupo Maia adentra um novo mercado - de grande crescimento, mas de competitividade acirrada. Para garantir o seu lugar no setor, a financeira prepara um plano onde as taxas de juros serão as mais baixas cobradas no país, dentre as empresas do ramo. “Esses juros chegam a ser até 40% inferiores aos praticados pela concorrência, notadamente no caso do empréstimo pessoal e do crédito consignado”, afirma Eduardo Martins. Os planos do Grupo Maia são de que a FSV seja “o braço financeiro do grupo e a porta de entrada nos demais mercados do Brasil”, explica Marcelo Maia, Gerente da FSV e um dos sócios do Grupo Maia.

A financeira FSV vai oferecer produtos diversos, nas seguintes linhas: 1 - Seguridade: nos ramos vida, patrimônio, auto e prestamistas auto e lojista, previdência [Brasilprev – plano único] e Capitalização [Títulos Ourocap PM 30 e PU 30] | 2 - Crédito: empréstimo Pessoal, CDC lojista, CDC consignação, CDC veículos, CDC veículos balcão e Imobiliário | 3 - Cartão de crédito | 4 - Consórcio: automóveis, caminhões e tratores | 5 – COBAN: abreviação de “Correspondente Bancário”, trata-se de instituto regulamentado pelo Banco Central,que permite o credenciamento de empresas para a realização de transações de pagamento e recebimentos de títulos e papéis em terminais de caixa do banco credenciador. A FSV atuará como Coban do BB.

6 - Pacotes turísticos BBTur: a FSV poderá ofertar - e financiar - os pacotes de viagens oferecidos pela BBTur.

“É como se a FSV fosse um banco da Lojas Maia e do Banco do Brasil, mas com um perfil mais comercial, mais jovem, mais alegre; não tão sóbrio como os bancos tradicionais, mas com a garantia de duas instituições de alta credibilidade e confiança”, anima-se Marcelo.

O foco da FSV será nas classes médias da população, mais especificamente nos grupos denominados “B” e “C”. A classe média brasileira sempre foi o extrato social mais afetado pelas crises econômicas do país. São pessoas que, mesmo possuindo uma renda que lhes permita sobreviver, sonham ascender socialmente e ter um padrão de vida classe “A”. No caso específico da classe “B”, eles costumam recorrer ao empréstimo pessoal para adquirir bens que transparecem um comportamento típico de classe “A” ou que permitam a ascensão social, como o custeio de uma boa instituição de ensino superior para os filhos. Já a classe “C” representa uma parcela da população que passa por constantes dificuldades para manter o equilíbrio financeiro.

A grande vantagem do CDC, e o que mais atrai o público, é a facilidade de concessão de crédito. Com uma burocracia bem menor que a dos bancos, as financeiras concedem empréstimos com valor médio de R$ 5 mil rapidamente. Justamente por isso, o apelo de toda categoria é voltado para facilidade. Além disso, a atuação dessas empresas termina por fortalecer o empreendimento varejista junto ao qual elas costumam atuar, ao mesmo tempo em que também têm sua atividade alimentada por ele. O Gerente Executivo do BB explica que: “a facilidade desse trâmite está no processo automatizado e instantâneo, que não depende de mesas de aprovação”. Outro diferencial de facilidade é o uso do carnê como meio de pagamento e a possibilidade de o cliente obter o dinheiro no ato, por meio de saques nos terminais de auto atendimento do Banco do Brasil.

A imensa procura por empréstimos para adquirir bens e realizar planos que exigem um investimento superior ao da renda fazem com que a nova parceria do Banco do Brasil com o Grupo Maia já comece de forma otimista. Outro motivo de grande procura é para quitar débitos inesperados e inevitáveis, como despesas hospitalares e custos com medicamentos, por exemplo – fato a que todos estão suscetíveis. A operação de previdência, por exemplo, que ainda está em estruturação tem a garantia e a segurança representada pelo Conglomerado Banco do Brasil, que é considerado o melhor gestor de recursos de terceiros do País. “Certamente, essa especialidade contribuirá para que os fundos de previdência apresentem rentabilidade competitiva”, aposta Eduardo Martins.

Os negócios serão implementados de forma gradual. “Iniciaremos as operações com o empréstimo pessoal, empréstimo consignado, correspondente bancário, capitalização e cartões de crédito. Na seqüência, será estruturado cronograma para o financiamento de veículos, abertura de contas e planos de previdência”, conclui Martins, gerente executivo do Banco do Brasil.

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