Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 10:34

Fibermaq lança máquina de pultrusão


Equipamento tem capacidade para produzir perfis de até 500 mm de largura.

Muito embora o setor de bens de capitais tenha sido bastante afetado pela crise econômica, a Fibermaq decidiu cumprir sua agenda de lançamentos programados para 2009. Assim, a empresa acaba de apresentar a Pulltech, máquina para a transformação de compósitos pelo processo de pultrusão, tecnologia que permite a fabricação de perfis usados em varas de pesca, escadas, calhas, grades de piso, leitos para cabo e guarda-corpos, entre outros.

“Expandir o nosso portfólio foi uma das formas que encontramos para atravessar esse período difícil”, comenta José Batista de Andrade, diretor. Ao longo de 2009, a Fibermaq lançou o Spirit, medidor de espessura da barreira residual de tanques de compósitos; diversos acessórios para o processo de RTM; o sistema de Infusão Assistida e a máquina para aplicação simultânea de quatro cores de gelcoat, a Fibermaq Multicores. “Todas essas novidades, mais a Pulltech, devem representar cerca de 20% do nosso faturamento no período”, calcula. A maior parte das vendas da empresa concentra-se em equipamentos de spray-up, gelcoateadeiras convencionais, máquinas de RTM e injetoras de poliuretano.

Desenvolvida com o apoio do consultor Carlos Viegas – um dos maiores especialistas brasileiros em pultrusão – a Pulltech conta com duas versões. A mais simples possibilita a fabricação de perfis de até 90 mm de largura, com tração máxima de 1.000 kg – caso, por exemplo, das varas de pesca. Já na versão mais robusta a máquina tem condições de transformar peças de 80-500 mm de largura, com tração de até 10 toneladas. “Trata-se de um equipamento versátil, pois possibilita a fabricação tanto de perfis maciços como de tubos quadrados ou redondos”, detalha Andrade, lembrando que os puxadores dos perfis podem ser hidráulicos ou pneumáticos – decisão a critério do cliente.

Fácil de operar, a Pulltech pode se fornecida com CLP touch screen e controlador elétrico ou mecânico da força de pultrusão. “Em geral, os pultrudadores brasileiros montam as suas próprias máquinas ou importam modelos caríssimos. A Pulltech será uma opção mais barata que as importadas, só que muito mais sofisticada do que as feitas de forma artesanal”, finaliza o diretor da Fibermaq.

Perfil Fibermaq - Fundada em 1978, na cidade de São Paulo, a Fibermaq é pioneira na fabricação de equipamentos para o processamento de compósitos, poliuretano, epóxi e adesivos em geral. Ao longo desses trinta anos, mais de 1.500 laminadoras, gelcoateadeiras, injetoras de RTM e máquinas de enrolamento filamentar, entre outras, foram comercializadas pela empresa no Brasil e em toda a América Latina. [ www.fibermaq.com.br ou ligue para (11) 5511-9001]. *Mais informações sobre a Pulltech, mande um e-mail para [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira