Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 10:35

Campanha Desperdício Zero: Nutrin ensina a evitar o desperdício de alimentos

Empresa promove campanha de conscientização para colaboradores, clientes e comunidade.

Em casa, na feira, no supermercado. Poucas pessoas têm a completa consciência sobre o possível desperdício de alimentos que protagoniza diariamente e quais as maneiras de evitá-lo. Para chamar a atenção desse problema, a Nutrin Sistemas de Alimentação – uma das maiores empresas de refeições coletivas do Brasil –, promove a campanha Desperdício Zero. A ação focada nos clientes, colaboradores e comunidade deve impedir que 80 toneladas de alimentos se percam no lixo. Mas apesar do número expressivo, a empresa tem ciência de que esta é apenas uma parte das 26,3 milhões de ton. de comida desperdiçada todos os dias no País. Para mudar esse quadro, a Nutrin ensina como utilizar racionalmente e com economia os produtos alimentícios.

A conscientização contra o desperdício de alimentos começa antes mesmo do seu preparo. Definir previamente os pratos que fará na semana e fazer uma lista com os ingredientes que precisará contribuem para melhor nortear o consumidor no ato da compra. Evitar sair de casa com fome previne a aquisição de produtos desnecessários. “A escolha de alimentos como frutas, legumes e hortaliças, sempre que possível, deve se realizar sem o contato manual. Desta maneira, o produto será preservado por mais tempo”, orienta a gerente de qualidade da Nutrin, Luciana Serra.

Ao preparar as refeições, é interessante calcular o número exato de porções para quantidade de pessoas que irá ingeri-la. Isso evita sobras e descartes desnecessários. A utilização completa dos alimentos também implica atenção. Muitas folhas, talos e cascas, podem enriquecer pratos como sopas, risotos, tortas, sucos. “É só usar a criatividade. Reutilizar as sobras da refeição na composição de bolinhos e croquetes ou mesmo recorrer ao congelamento evita o descarte dos alimentos”, sugere Luciana. Segundo a gerente, verduras e legumes também podem ser congelados, basta aplicar a técnica o branqueamento – isto é, mergulhar os vegetais em água fervente e, assim que a água voltar a borbulhar, imergir os alimentos em um recipiente com água gelada.

Por mais prazeroso e simples que seja, o próprio ato da refeição se configura um exercício de consciência. Ser comedido ao se servir e mastigar o alimento lentamente permite maior controle sobre a saciedade e dificulta a perda de comida na forma de resto.

Somada às ações destacadas, a Nutrin aponta outras pequenas atitudes que podem poupar da lixeira alimentos em condições de consumo: Antes de sair às compras, veja os itens que tem em casa | Comprar verduras, legumes e frutas semanalmente previne que esses alimentos murchem e estraguem na gaveta da geladeira | Cuidado para não sucumbir às promoções e adquirir quantidade maior de alimentos do que sua família consome | Optar por produtos da estação e de sua região garante a obtenção de itens mais gostosos e de valor mais baixo. Essa escolha evita a emissão de poluição e perda de alimentos no processo de transporte | Preferir a ingestão de sucos naturais aos industrializados resulta em dupla vantagem, elevado consumo de nutrientes e menor volume de lixo gerado com recipientes \ Assim como a polpa, cascas de frutas também podem ser utilizadas na produção de sucos \ Tomates moles ganham aspecto mais rijo quando mergulhados em água gelada por cerca de 15 minutos.

Os cuidados contra o desperdício de alimentos não se restringem à compra e manipulação. O descarte é outro momento de prudência. Separar resíduos orgânicos dos recicláveis (papel, plástico, metal, vidro) – além de, muitas vezes, rentável – evita a exploração desnecessária de recursos naturais.

Há 37 anos no mercado, a Nutrin está presente em nove estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina). A empresa diferencia-se por atender o cliente de forma personalizada, de acordo com sua necessidade e demanda. Hoje são mais de 280 clientes e 2.500 colaboradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira