Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2007 - 08:19

Bolsa de Matérias-primas do Sitivesp auxilia na gestão de excedentes

Com esse serviço o sindicato facilita negociação entre os associados na oferta e procura por matérias-primas e equipamentos.

Os excedentes gerados pelas indústrias, especificamente as matérias-primas ou equipamentos que foram adquiridos, mas não estão sendo utilizados, geram normalmente dois tipos de problemas: um de administração desse estoque - que por conseqüência passa a ser um capital parado - e outro que corresponde à validade do material, que depois de vencer pode provocar um problema de ordem ambiental para a empresa. Pensando nisso o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) criou a Bolsa de Matérias-primas e Equipamentos - um serviço que oferece aos associados a oportunidade de anunciar os seus excedentes, assim como adquirir materiais de outra empresa.

A Bolsa de Matérias-primas e Equipamentos é administrada pelo Departamento de Matérias-primas do Sitivesp, que oferece ainda outros serviços aos associados como: Informações relacionadas a legislação, preços, abastecimento e alternativas de abastecimento, além de promover eventos, como o Prêmio Fornecedor do Ano e o programa de visitas aos fornecedores. Segundo o assessor de diretoria do Sitivesp, Airton Aparecido Sicolin, os principais objetivos da Bolsa de Matérias-primas e Equipamentos é propiciar um canal de negócios entre os associados. “A proposta é que o associado tenha a oportunidade de ofertar seu estoque que não tem perspectivas de utilização, mas que pode suprir a necessidade de outra empresa”, explica.

Ricardo de Andrade, Supervisor de Compras da Tintas Paumar (SP), considera o serviço oferecido pelo sindicato apropriado e destaca que a negociação pode possibilitar a empresa investir em outras matérias-primas. “O problema de ter estoque de excedente é que isso significa dinheiro parado. Não temos o que fazer com esse material e quando vence o prazo de validade, temos que mandar para incineração. Além disso, enquanto temos aqui e não utilizamos, pode ter outra empresa que esteja precisando muito do material. Por isso a iniciativa da Bolsa de Matérias-primas é boa”, ressalta.

Funcionamento - Todo mês o Sitivesp envia um formulário de coleta das ofertas a um mailing dos seus 69 associados, dirigido aos responsáveis pela administração de matérias-primas e equipamentos. As empresas preenchem com dados das ofertas disponíveis com as seguintes informações: nome do produto/equipamento, características, quantidade, condições de comercialização e embalagem, e demais informações para o contato: responsável, telefone, e-mail, entre outros.

“Recebemos o e-mail do Sitivesp e encaminhamos uma lista de material inativo que temos na fábrica. São matérias-primas que não vamos utilizar mais, por exemplo, devido aos produtos que já saíram de linha”, conta Andrade. O segundo passo consiste no envio, pelo Sitivesp, do formulário preenchido ao mesmo mailing. Em seguida são realizados os contatos entre quem oferece e quem procura.

As negociações são feitas diretamente entre as empresas associadas, sem intervenção do Sitivesp e sem cobrança pelo serviço. “A vantagem para quem adquire os materiais é o preço, sempre mais atrativo”, declara o assessor da diretoria, lembrando que o Sitivesp realiza também um follow-up dos resultados junto aos associados.

Preocupação com o Meio Ambiente - Sicolin enfatiza outro ponto importante do serviço: o mesmo formulário é enviando ao mailing dos responsáveis pelo meio ambiente das empresas associadas, que abrangem o setor de tintas industriais, imobiliárias, artesanais e de repintura automotiva. “Uma matéria-prima em estoque, mal administrada, pode ter seu prazo de vencimento atingido, perder seu valor comercial e se transformar em um problema ambiental para a empresa, pois normalmente é descartada na natureza como resíduo”, explica.

Perfil Sitivesp - Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas, como um todo.

Atualmente, o Sitivesp reúne 69 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.

Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas. * www.sitivesp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira