Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 10:44

Lula diz na CNI que crise passou no Brasil e país voltará a crescer


Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou já ter sido concluído o ajuste da economia brasileira à crise econômica internacional e previu que a economia do país irá voltar a crescer neste segundo semestre. A afirmação foi feita no dia 12 de agosto (quarta-feira), no discurso de agradecimento pela concessão do Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lula disse que a produção do petróleo da camada pré-sal é uma oportunidade histórica do Brasil se desenvolver baseado na capacidade de investimento e na inovação tecnológica, pilares bem mais sofisticados, segundo ele, do que o modelo anterior de substituição de importações.

Listou as principais medidas tomadas pelo governo para superar a crise, destacando o aumento do volume de crédito em plena retração do sistema financeiro, que atinge atualmente 43% do PIB (Produto Interno Bruto), três vezes mais do que há seis anos atrás, e a manutenção de níveis altos de consumo, pela preservação da renda das famílias.

“Nosso país foi atingido pela crise, mas soubemos reagir. O Brasil emerge da pior crise mundial desde 1929 com alto patrimônio de credibilidade aqui dentro e lá fora”, assinalou.

Acompanhado de nove ministros de Estado na solenidade em que foi agraciado pela CNI, o presidente da República destacou o papel da entidade como “um dos pilares inestimáveis da construção do Brasil”, ressaltando o papel pioneiro de Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi, fundador e primeiro presidente da CNI, respectivamente.

Lembrou do curso de torneiro mecânico que concluiu em 1962 no SENAI, ressaltando ter sido o primeiro impulso que acabou levando o operário industrial à Presidência da República. Saudou os alunos do SENAI presentes à solenidade: “espero que minha trajetória sirva de exemplo a cada um de vocês”, exortou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira