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13/08/2009 - 10:47

LANXESS recupera receita no 2T09, Lucro Líquido m € 17 milhões


Faturamento no segundo trimestre foi de €1,4 bilhões, um aumento de 17% em relação ao primeiro trimestre, EBITDA pré-excepcionais no segundo trimestre de €112 milhões, aumento de 70% em relação ao primeiro trimestre; orientação era € 100-120 milhões, Lucro líquido positivo em € 17 milhões, Fluxo de caixa operacional quase que duplicou em relação ano anterior e redução da dívida líquida. Economia de custos de cerca de € 360 milhões até 2012 como parte dos pacotes “Challenge09” e “Challenge12”, e previsão de EBITDA pré-excepcionais para o terceiro trimestre próximo do mesmo nível do 2º trimestre.

Leverkusen– A LANXESS AG aumentou significativamente a receita no segundo trimestre, comparado ao fraco primeiro trimestre de 2009, apesar das constantes dificuldades econômicas em todo o mundo. A empresa de especialidades químicas obteve EBITDA pré-excepcionais da ordem de €112 milhões, em concordância com a previsão de €100-120 milhões. O valor de receita operacional foi 50% menor e relação ao ano anterior, tendo um aumento 70% em relação ao primeiro trimestre de 2009, em virtude de aumentos substanciais de volume, especialmente na Ásia, e também da economia alcançada com o pacote de medidas “Challenge09”. Outra métrica importante positiva para o segundo trimestre foi a margem EBITDA pré-excepcionais a 9%, um aumento de 6,3% em relação ao primeiro trimestre de 2009.

O faturamento no segundo trimestre sofreu um queda de 30 % ao ano, para € 1.24 bilhões, mas houve um aumento de 17% em relação ao trimestre anterior, em virtude de uma grande recuperação dos volumes, principalmente em Performance Polymers. O lucro líquido foi positivo com €17 milhões, após resultados negativos por dois trimestres consecutivos. A LANXESS provou mais uma vez no segundo trimestre, que possui uma posição financeira sólida, através da duplicação de seu fluxo de caixa operacional para € 157 milhões, em comparação ao ano anterior, e da redução da dívida líquida em 17% para € 719 milhões, em relação ao final de 2008. A melhora no fluxo de caixa operacional foi apoiada por um foco rígido na gestão de capital de giro.

“A LANXESS conseguiu um resultado sólido no segundo trimestre, diante do cenário de desafios da indústria química”, disse Axel C. Heitmann, CEO Mundial LANXESS AG. “Nossa receita foi beneficiada não só por um aumento na demanda, mas também pela nossa decisão de implementar com rapidez um pacote de medidas que nos ajudasse a conter a crise”.

“Challenge09” e “Challenge12”- Para que a empresa possa dar suporte às receitas futuras e proteger sua posição financeira, a administração da LANXESS fez um acordo com os representantes dos funcionários e o IG BCE (Sindicato Alemão da Indústria de Mineração, Produtos Químicos e Energia) para ampliar o pacote de medidas de economia de custos “Challenge09”, antes acordado até o início deste ano, e para introduzir outro pacote chamado “Challenge12”.

O “Challenge09” contempla principalmente uma combinação de aperfeiçoamentos de processos técnicos com reduções na remuneração de todos os funcionários em níveis gerenciais. Desta forma, a LANXESS busca cortar custos em todo o mundo em torno € 250 milhões em 2009 e 2010.

O objetivo da LANXESS agora é economizar em todo mundo, um total de €360 milhões entre 2009 e 2012 com o “Challenge09-12”. A economia adicional de €110 milhões será gerada através da gestão flexível de ativos e também da remuneração dos funcionários mencionada anteriormente. Essas medidas não resultarão em demais despesas nos Lucros e Perdas (P&L).

“O Challenge12 nos oferece a flexibilidade necessária para conter os efeitos da crise também nos próximos 24 meses. Isto significa que estaremos muito bem preparados para quando houver uma aceleração econômica”, disse Heitmann.

Desempenho da filial brasileira - No Brasil, as vendas da empresa no segundo trimestre registraram um ligeiro aumento em relação ao primeiro trimestre do ano, totalizando 67,6 milhões de euros, com destaque para as unidades de negócios Material Protection Products (MPP) e Semi-Crystalline Prodcuts (SCP).

O aumento das vendas de ingredientes ativos para os segmentos de desinfecção (doméstica e veterinária) e personal care contribuíram para o bom resultado da unidade MPP no período. Já o reaquecimento da produção na indústria automobilística brasileira, aliado a novos projetos e ao realinhamento de preços de produtos sustentaram a boa performance para a unidade SCP.

"O processo de reavaliação de procedimentos e políticas internas locais como parte integrante do programa Challenge 09 de redução de custos, assim como a aplicação de iniciativas focadas na melhoria de resultados, como os projetos Cross Business e Mercúrio também contribuíram para a LANXESS mundialmente e continuam mostrando sinais positivos e consistentes com a estratégia mundial da organização", disse Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS no Brasil.

Desempenho por segmento - O faturamento no segmento Performance Polymers , que compreende as atividades de borracha e a unidade de negócios Semi-Crystalline Products da empresa, teve um aumento de 25% em relação ao trimestre anterior, perfazendo € 559 milhões, pois houve um aumento na demanda na Ásia, em especial na unidade de negócios Performance Butadiene Rubbers. O aumento do EBITDA pré-excepcionais para o segmento foi de € 52 milhões, em relação aos € 8 milhões do primeiro trimestre, pois houve um equilíbrio dos efeitos negativos dos primeiros três meses, como redução de estoque dos clientes e desvalorização do estoque. A receita do segmento também foi beneficiada pelas medidas de redução de custos. Em comparação ao ano anterior, o faturamento sofreu uma queda de 38% e EBITDA pré-excepcionais de 59%.

O faturamento no segmento Advanced Intermediates, que inclui as unidades de negócios de produtos químicos básicos e finos, aumentou em 10%, totalizando € 285 milhões, em virtude de um aumento no volume no setor de produtos químicos agrícolas. EBITDA pré-excepcionais sofreu uma redução de 17% em relação ao trimestre anterior para € 38 milhões, como resultado de um aumento nos custos com matéria-prima e a continuidade do fraco desempenho dos segmentos automobilístico e construção civil. Em relação ao ano anterior, o faturamento sofreu uma queda de 11% e o EBITDA pré-excepcionais de 22 %.

O faturamento no segmento Performance Chemicals , que inclui as unidades de negócios de produtos de especialidades químicas, aumentou em 14%, de forma subsequente, para € 385 milhões no segundo trimestre. Ao aumento ocorreu em virtude do bom desempenho das unidades de negócios Inorganic Pigments, Leather, e Material Protection Products, apesar da crise nas indústrias automobilísticas e na construção civil. EBITDA pré-excepcionais aumentou em 13%, em relação ao trimestre anterior para € 44 milhões, apoiado pela forte demanda e pelas medidas de redução de custos. Em relação ao ano anterior, a queda no faturamento foi de 26% e EBITDA pré-excepcionais foi de 44%.

Performance por região - As regiões EMEA (Europa, com exceção da Alemanha, Oriente Médio, e África), Alemanha , América do Norte e América Latina, alcançaram um aumento no faturamento com percentual de um dígito no segundo trimestre, em comparação ao primeiro trimestre do mesmo ano.

O faturamento na região Ásia-Pacífico aumento em 74% para € 304 milhões no segundo trimestre, em comparação a um primeiro trimestre muito fraco, com contribuições sólidas da China, Coréia do Sul e Índia. O forte aumento no faturamento no segundo trimestre resultou em um aumento na participação da região no faturamento do Grupo para 25%.

O faturamento em todas as regiões no segundo trimestre sofreu uma queda de dois dígitos (em %) em relação ao ano anterior, exceto a região Ásia-Pacífico, cuja queda foi de apenas um dígito percentual em relação ao ano anterior.

Previsão -A demanda parece ter agora chegado ao seu ponto mínimo também na América Latina, América do Norte e Europa. A Ásia ainda mantém um bom momento e as outras regiões começarão a recuperar-se, embora em um ritmo mais lento. A redução nos estoques por parte dos clientes chegou ao fim, mas uma tendência de reposição no estoque ainda não pode ser vislumbrada.

No geral, o ambiente de negócios permanece difícil e a possibilidade de mais reveses ainda existe, o que poderia impedir uma recuperação econômica. Assim, a LANXESS esperará até a publicação dos resultados do terceiro trimestre, em 12 de novembro, para fornecer uma previsão mais detalhada da receita para todo o ano de 2009. A previsão anterior de faturamento e receita em níveis abaixo dos níveis do ano passado permanece válida.

No entanto, o objetivo da LANXESS é atingir, no terceiro trimestre de 2009, um EBITDA pré-excepcionais por volta do nível do segundo trimestre de 2009. Esta é uma meta ambiciosa, pois os principais valores para a receita operacional da empresa no terceiro trimestre sempre foram mais fracos no passado – em média 15% – do que no resultado do segundo trimestre. Além disso, o terceiro trimestre ainda inclui a tradicional calma que ocorre no verão. “A combinação de um aumento na demanda com a ampliação de nosso pacote de medidas de economia garantirá que a LANXESS saia fortalecida da crise”, disse Heitmann.

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