Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 11:10

CNI defende desoneração dos investimentos fora da reforma tributária

Brasília - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, disse no dia 12 de agosto (quarta-feira), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade em que foi agraciado pela CNI com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial, ter o governo total condição de desonerar os investimentos e solucionar o acúmulo dos créditos às exportações independentemente da reforma tributária.

“Sabemos que uma reforma tributária ampla enfrentará problemas. Mas Vossa Excelência tem condições plenas de acabar com aspectos perversos da anticompetitividade brasileira”, declarou. “Avanços parciais ocorreram. É hora de completá-los. A indústria tem propostas para enfrentar essa questão e temos a certeza de que a sua concretização coroaria uma etapa importante do processo de modernização da economia brasileira”, assinalou.

Monteiro Neto justificou a homenagem ao presidente da República como reconhecimento não apenas das realizações do governo, mas também pela “justa expectativa” do que Lula ainda poderá fazer. “Neste período final de governo, o importante é eliminar obstáculos ao crescimento sustentado”, ressaltou.

Segundo o presidente da CNI, “não é drama empresarial apontar para os velhos problemas do sistema tributário, da burocracia, das deficiências de infra-estrutura e das disfunções do sistema de relações do trabalho”, gargalos, conforme sublinhou, que representam perdas de empregos, de competitividade e da capacidade da indústria de enfrentar a difícil competição global.

Defendeu a “necessidade imperiosa” de modernização das instituições políticas brasileiras, de transformação do sistema político, “para torná-lo mais próximo dos cidadãos”, de avanços “na profissionalização do Estado”, enfatizando ser preciso que “prevaleça o sentido republicano das instituições”.

Monteiro Neto lembrou o curso de torneiro mecânico que Lula fez no SENAI, frisando que a educação para o trabalho, como realiza o SENAI, “propicia a cidadania, fornece ferramentas para enfrentar o mundo, cria oportunidades e tem caráter emancipatório”.

“Sua passagem pelo SENAI muito nos orgulha. A trajetória de sua vida – de migrante de Garanhuns a presidente da República - é uma lição para todos os brasileiros de que é possível sonhar, é possível avançar. Vossa Excelência valoriza a oportunidade que o SENAI lhe proporcionou, valoriza o crescimento pessoal e desmente o vitimismo, de pessoas e países”, destacou o presidente da CNI.

Antes de receber de Monteiro Neto o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial, o presidente da República percorreu na CNI uma exposição de 300 fotos suas em slide, desde sua infância à posse na Presidência da República.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira