Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2009 - 11:33

ExpoSucata 2009 discute o mercado de Resíduos de Construção Civil e Demolição no País

Em ascensão, a reciclagem de RDC é destaque no Congresso Internacional da Indústria da Reciclagem.

A reciclagem dos Resíduos de Construção Civil e Demolição (RDC) vem ganhando cada vez mais investidores no setor de reciclagem. A atividade se apresenta ao mercado com alta lucratividade para o reciclador e economia para quem usufrui dos serviços.

Atenta a estas oportunidades, prefeituras se adequam à lei que regulamenta o exercício e fomentam o mercado de reciclagem de RDC em todo o país. "Em alguns lugares do Brasil, esse material já se tornou fonte de renda para investidores e uma opção mais barata de materiais a serem utilizados em obras públicas e privadas", antecipa Adriano Assi, diretor da Exposucata e publisher da Ecobrasil Editora.

O panorama completo da reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição no Brasil será apresentado em "Resíduos de Construção e Demolição (RCD): Do Entulho ao Lucro", no dia 8 de setembro, durante a 4ª ExpoSucata - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, a maior feira do setor na América Latina.

Além disso, compõem o cronograma de palestras outros importantes temas para o setor, como "O programa de troca de geladeiras do Governo Federal em busca de parceiros na indústria da reciclagem"; "Os Caminhos para a Exportação da Sucata Brasileira"; "O Gerenciamento Empresarial Correto para que as Sacolas Plásticas não Virem Vilãs do Meio Ambiente".

O evento é dirigido às empresas que geram, comercializam, mediam e consomem commodities sucateadas em grandes volumes, e propõe um amplo debate sobre os rumos e oportunidades de uma indústria que movimenta cerca de 8 bilhões de reais por ano, segundo dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Indústria da Reciclagem).

Dados Setoriais: Demanda: Cerca de 50% a 70% dos resíduos sólidos depositados de maneira irregular são oriundos da Construção Civil. Fonte: Conama.

Investimento: De acordo com Leonardo Miranda, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, o investimento inicial de uma usina de RCD gira em torno de R$ 400 mil, para produção de 40 t/h.

Matéria Prima I: Uma usina de RCD produz materiais como areia, pedrisco, brita, rachão, e brita corrida.

Matéria Prima II - Em entulhos são encontrados 37,4% de argamassa, 21,1% de concreto, 20,8% de cerâmica, 17,7% de pedras, 2.5% de cerâmica polida e 0,5 de outros materiais.

Exposucata - Realizada pela primeira vez em 2006, a Exposucata teve 800 visitantes/compradores de nove países. Em 2008, mais de 2 mil pessoas participaram do evento. O espaço de 4,7 mil metros quadrados do Pavilhão 3 do Centro de Exposições Imigrantes abrigará cerca de 40 expositores dos diversos segmentos da indústria da reciclagem. Já estão confirmados expositores vindos da França, Nova Zelândia, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. A 4ª edição da Exposucata é promovida pela Ecobrasil Editora.

. [ 4ª Exposucata 2009 - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem de Sucatas, dias 8, 9 e 10 de setembro de 2009, das 13h às 20h (exposição) e das 10h30 às 18h (congresso). || Palestra "Resíduos de Construção e Demolição (RCD): Do Entulho ao Lucro", dia 8 de setembro, das 10h45 às 12h, no Centro de Exposições Imigrantes - Rod. dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo | www.exposucata.com.br | Tel. (11) 5535-6695].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira