Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2009 - 09:42

Super Box


Instituto lança “caixa preta” para veículos com tecnologia nacional.

Após pesquisas, desenvolvimento de softwares próprios e muitos testes, o Iapa (Instituto de Avaliações e Perícias Automotivas), localizado em Piracicaba - interior do estado de São Paulo, finalizou os detalhes do lançamento de um equipamento que vai revolucionar os sistemas mundiais de captação de dados: a Super Box, uma caixa preta para veículos.

A Super Box é uma cuidadosa inovação das conhecidas caixas pretas dos aviões, só que na versão automotiva (e para bens diversos). Assim como é utilizado no esclarecimento de incidentes aéreos, o equipamento criado pelo Iapa registra dados técnicos relativos ao veículo, desenvolvimento de trajetórias, condições do ambiente, perfil do condutor e a classificação de danos, possibilitando a elucidação científica das ocorrências. Isso tudo com custo acessível.

O grande diferencial em relação às tradicionais caixas-pretas são as facilidades para a leitura dos dados receptados e o constante envio de informações, que indicam a posição do veículo quanto a parâmetros como latitude e longitude. Isso ocorre constantemente em seu funcionamento, pois a Super Box emite e recebe os dados para localização do carro por meio do acompanhamento técnico dos sinais provenientes durante todo o trajeto.

Projetada com aplicabilidade em todos os tipos de veículos, máquinas, equipamentos agrícolas, bens móveis (containers ou compartimentos de alto valor que mereçam atenção diferenciada), o equipamento mensura tecnicamente o funcionamento e o deslocamento de um automotor, por meio da aplicação de conceitos físico-científicos ligados a sensores.

Com fácil instalação (30 minutos), ausência de manutenção e tamanho compacto (dimensões de uma calculadora científica), a Super Box funciona isoladamente da parte elétrica dos motores, utilizando apenas um pólo positivo da bateria para recarregar o back-up interno, ou seja, consumo baixíssimo de energia.

O diretor-técnico do Iapa, engenheiro mecânico Renato Orsi, explica que a finalidade deste novo produto vai muito além do simples monitoramento porque elimina a subjetividade de interpretações, muitas vezes feitas sem o adequado suporte técnico. “O equipamento levanta todos os elementos simultaneamente, como se houvesse a presença de um profissional especializado em análises periciais, no exato momento e local do evento/acidente”, detalha.

O engenheiro explica que a Super Box será uma ferramenta importante para a classificação de danos, sejam eles pequenos, médios ou grandes, devido ao recurso de calcular a força da deformação durante a colisão e/ou evento. “O cruzamento de dados permite o detalhamento científico de acidentes por levantar dados técnicos relativos ao veículo, desenvolvimento de trajetórias, condições do ambiente, perfil do condutor entre outros subsídios”.

O diretor do Iapa reforça que a Super Box terá multiuso por apresentar características únicas e aplicações em diversos setores. “De um veículo de passeio a frotas inteiras de caminhões, o equipamento construirá um relatório completo, levando em conta dados do motor, do condutor e das circunstâncias”, reforça.

A integridade do equipamento de medição e do seu registro de dados são garantidas por um lacre digital, instalado para identificar a ocorrência de manipulação ou da retirada, aliado aos outros dispositivos de segurança.

Para chegar ao modelo final da Super Box, o engenheiro e sua equipe técnica testaram vários sistemas e ferramentas digitais, aproveitando a experiência de mais de 15 anos em reconstituição de acidentes e perícias. “Projetamos um equipamento pioneiro, usando conhecimento técnico, humano e modernas tecnologias. O resultado surpreenderá, proporcionando ganhos expressivos em segurança, confiabilidade, não-inversão de culpa e praticidade”, garante o engenheiro mecânico.

O equipamento – Composto por um computador avançado, a Caixa Preta funciona com sensores acoplados para permitir a aquisição de dados físicos, coletados pelos respectivos terminais. Com a mecânica de um “cérebro eletrônico”, possui conectores RS232 e memória interna com alta capacidade de armazenamento. De tamanho reduzido, o equipamento possui 10 centímetros por 13 centímetros de comprimento e altura de 3,5 cm. Pesa apenas 250 gramas e pode ser instalado em vários pontos, preferencialmente no centro de gravidade do veículo (próximo ao freio de mão).

IAPA – O Instituto de Avaliações e Perícias (IAPA) é uma empresa de alta tecnologia, estruturada para oferecer análises técnicas diversas: Automotores – os quais possam estar envolvidos nos mais diversos tipos de situações (acidentes de trânsitos, incêndio e outros), podendo-se determinar trajetórias, deslocamento, causas e origens dos eventos, bem como avaliar suas condições estruturais, mecânicas e elétricas, além de reconstituir prováveis dinâmicas dos acidentes, indicando se os danos apresentados nos automotores envolvidos possuem compatibilidade técnicas em relação ao evento descrito.

Máquinas e Equipamentos – realizando avaliações e apurando possíveis desgastes ou falhas nos mais diversos tipos de máquinas e equipamentos. Visando constantemente suprir as necessidades do mercado, o IAPA busca sempre inovações e métodos tecnológicos avançados. Para isso, utiliza-se de softwares americanos e europeus, reconhecidos internacionalmente; equipamentos eletrônicos atualizados para análise microscópica; estação gráfica para estudo de fotos e imagens. E ainda, usufrui de ferramentas de medição “in loco” de alta precisão, máquinas profissionais de fotografação e filmagens entre outros.

Constituído por profissionais capacitados e experientes na área, com pesquisas realizadas em diversos países da América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania, o IAPA oferece atendimento ágil e eficaz às solicitações de seguradoras, sindicatos, empresas de transportes, escritórios de advocacia e clientes em geral. [www.iapa.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira