Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2009 - 10:03

Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos encerra inscrições em 10 de setembro

O Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos concederá mais de R$ 50 mil em dinheiro a nove empreendedores em três categorias subdivididas por faturamento anual (até R$ 60 mil, de R$ 60 mil a R$ 120 mil e de R$ 120 mil a R$ 240 mil). Realizado pela Fundação Citi em parceria com as organizações não-governamentais Acción International e Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), o prêmio encerra as inscrições em 10 de setembro de 2009. Os vencedores serão premiados, ainda, com um curso de capacitação com foco em gestão financeira. As informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4009-2004, e-mail [email protected] ou site www.citi.com.br

São Paulo – Uma das principais premiações voltadas a empreendedores de micronegócios brasileiros, o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos chega à sexta edição. Desde 6 de julho de 2009, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) e instituições financeiras ou organizações não-governamentais (ONGs) parceiras de instituições financeiras ou OSCIPs – que mantenham formalmente programa de concessão de microcrédito – podem inscrever microempreendimentos de sucesso. Uma das principais ações de responsabilidade social da Fundação Citi no Brasil – realizada em parceria com as organizações não-governamentais Acción International e Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA) – o Citi Melhores Microempreendimentos destinará mais de R$ 50 mil em dinheiro a nove empreendedores em três categorias subdivididas por faturamento anual (até R$ 60 mil, de R$ 60 mil a R$ 120 mil e de R$ 120 mil a R$ 240 mil).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro de 2009, sendo que o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.citi.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4009-2004 ou e-mail [email protected]. Os primeiros lugares de cada categoria ganharão R$ 7 mil; os segundos colocados terão um prêmio de R$ 5.500; e os terceiros colocados serão premiados com R$ 4.500. Os nove ganhadores participarão, ainda, de um curso de capacitação com foco em gestão financeira e de um city tour por São Paulo. Agentes de crédito das cinco instituições que enviarem o maior número de projetos serão convidados a participar da cerimônia de premiação na capital paulista e participarão, também, do city tour.

Valorização e incentivo ao empreendedor - Com a missão de destacar o papel do microcrédito no desenvolvimento socioeconômico global, o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos contabiliza mais de 4.600 inscrições (2004 a 2008) de empreendimentos desenvolvidos em vários países e apresentados por 1.200 instituições de crédito. No Brasil, foram mais de mil empreendedores inscritos ao longo de seis anos. “Com o prêmio reconhecemos o empenho de empreendedores de todo o País que transformaram as suas vidas, de seus familiares e de comunidades com iniciativas baseadas no microcrédito. Na prática, valorizamos iniciativas que são exemplo do potencial social e econômico”, afirma Anthony Ingham, superintendente de Assuntos Corporativos do Citi Brasil. Segundo o executivo, a edição 2008 do prêmio, no Brasil, contou com o recebimento de 420 projetos, sendo que 66% eram iniciativas do comércio; 18% de produção; e 16% de serviços.

A pré-avaliação dos negócios inscritos no Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos envolve uma equipe de voluntários treinados do Citi, responsável pela análise criteriosa dos projetos. Em 2008, uma equipe de 34 profissionais voluntários avaliou projetos de 14 Estados. Após a pré-seleção, um júri formado por profissionais da área de microfinanças define os finalistas. Entre os critérios de avaliação, a capacidade de perpetuação do negócio; planejamento e gestão do crescimento; geração de empregos; parceria com fornecedores da comunidade; e capacidade de superar conflitos e enfrentar desafios, além de inovação e criatividade.

Perfil: O Citi, a empresa líder em serviços financeiros globais, tem mais de 200 milhões de contas de clientes e negócios em mais de 100 países, sempre oferecendo aos consumidores, às empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, inclusive de consumer banking e crédito, corporate e investment banking, corretagem de títulos mobiliários e administração de fortunas. As principais marcas que compõem o Citi são: Citibank, CitiFinancial, Credicard Citi, Primerica, Smith Barney, Banamex e Nikko Cordial. | Site www.citi.com. Informações no Brasil www.citi.com.br.

Perfil: Acción International é uma organização privada sem fins lucrativos com o objetivo de oferecer ao microempresário ferramentas financeiras (microempréstimos, capacitação de negócios e outros serviços financeiros) importantes para sair da pobreza. Pioneira mundial em microfinanças, a ACCION foi fundada em 1961 e fez o primeiro microempréstimo ao Brasil em 1973. Hoje, as instituições de microfinanças (IMFs) afiliadas à ACCION International oferecem empréstimo a partir de US$ 100 a microempresários de baixa renda em 25 países na América Latina, Caribe, Ásia, África e Estados Unidos. Na década passada, a ACCION e parceiros afiliados emprestaram US$ 22 milhões, totalizando hoje mais de US$ 17,4 bilhões, sendo que 97% dos empréstimos foram pagos. Selecionada pelo quarto ano consecutivo por seus métodos pioneiros de aliviar a pobreza, a ACCION figura entre 45 organizações que receberam o prêmio “Capitalista Social” pela revista Fast Company. A ACCION também foi premiada com a nota mais alta – quatro estrelas – por eficiência e gerenciamento fiscal concedido por Charity Navigator’s. P| www.accion.org.

Gaia - O Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA) é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos. Com sede em Campinas (SP) e atuando desde 1990 é constituído por uma equipe multidisciplinar com mais de 20 membros. Sua missão é promover a educação e a articulação de pessoas e instituições para a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos industriais contribuindo para uma sociedade sustentável. Já são mais de 200 mil os beneficiários entre trabalhadores dos setores público, privado e civil; moradores de comunidades ribeirinhas, rurais e urbanas e professores, estudantes e pais de alunos que participaram de cursos, palestras, seminários e projetos. Alguns dos resultados para as empresas são a implantação de sistemas de gestão, a conquista de certificações e melhoria de relacionamento com comunidade. Geração de renda, reforma e construção de escolas, educação ambiental e convivência harmoniosa com empreendimentos industriais são alguns dos resultados para as comunidades. Alguns dos parceiros são: Shell Brasil, Fundação Orsa, Samarco, Grupo Votorantim, Citi, Farmais, Petrobras, TBG, Fundação Abrinq para os Direitos da Criança, Instituto Credicard, Ashoka Empreendedores Sociais, Transpetro, Instituto Arcor, Senar, Senac, Ministério do Meio Ambiente, UNICAMP, escolas, ONGs e prefeituras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira