Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2009 - 10:11

Pesquisa revela reconhecimento das marcas pelo varejo

Activia, Havaianas e Bauducco ocupam as três primeiras colocações.

Pesquisa Reconhecimento de Marcas - realizada pela Revista Supermercado Moderno - revela as principais marcas em share of mind entre os supermercadistas brasileiros - aquelas que o varejista julga as mais vendidas em suas lojas. Neste ano, foram ranqueadas marcas de 194 categorias, sendo 185 bens de consumo de massa e 9 de equipamentos, insumos e serviços utilizados pelos varejistas. Participaram da pesquisa 2.365 varejistas de todo País. São 12 as marcas que atingiram índices de preferência acima de 50%. O iogurte funcional Activia, as sandálias Havaianas e a torrada Bauducco ocupam as três primeiras colocações.

O estudo revela que, além de colocar novos lançamentos no mercado, algumas empresas conseguiram transferir sua imagem para outras linhas de produtos, que também levam seu nome. Bons exemplos disso foram as marcas Oral B e Salton. A primeira se destacou com crescimento de 3,2 pontos percentuais no índice de preferência de escova dental e 3,1 pontos percentuais de antisséptico - ambas na categoria higiene bucal. No caso da Salton, tradicional fornecedor de espumante, houve crescimento de 3,3 pontos percentuais em vinho tinto nacional e 1,9 pontos percentuais em vinho branco nacional.

Resultados.: Oito marcas elevaram o índice de preferência (share of mind) acima de 5,0 pontos percentuais (pp) em relação ao ano passado.:


Brilhante Alvejante 9,8

Scotch-Brite Esponja sintética 7,8

Ipanema Sandália/Chinelos 7,1

Vanish Alvejante 6,9

Plasútil Balde/bacia e lixeira plástica 6,2

Sazón Caldo em pó 6,2

Dove Sabonete líquido 5,9

Pedigree Alimento para Cães 5,1

13 marcas foram as campeãs na preferência do varejista em 2008. Elas atingiram índice de preferência (share of mind) acima de 50%:


Activia Iogurte funcional 55,8%

Havaianas Sandália/chinelo 53,4%

Bauducco Torrada 53,3%

Tramontina Talheres 53,0%

Gatorade Isotônico 52,6%

Sadia Peru congelado 52,0%

Jontex Preservativo 52,0%

Grand Prix Cera automotiva 51,7%

Tennys PéTalco para os pés 51,4%

Condor Escova de cabelo 51,3%

Melitta Filtro de papel 51,1%

Bombril Lã de aço 50,7%

Líderes em todas as regiões: 15 marcas conseguiram atingir a liderança em todo o País:


Gatorade Bebida isotônica 52,6%

Ades Bebida de Soja 47,7%

Coqueiro Atum em lata 44,6%

União Açúcar 44,5%

Nescafé Café Solúvel 44,0%

Knorr Caldo em tablete 44,0%

Red Bull Bebida energética 43,5%

Zero Cal Adorante 42,3%

H2O Água especial 40,5%

Veja Concentrado para limpeza 39,0%

Regina Artigos para festa 37,5%

Gallo Azeite 33,0%

Pedigree Alimento para cães 31,3%

Mucilon Cereal para mingau 28,5%

Halls Bala, caramelo etc 22,4%

Estreantes de 2009 no Mix de Marcas (índice de preferência)


Good Light/Nestlé Caldo em pó 22,1%

Mais Vita / Yoki Bebida a base de soja 9,3%

Mais Vita/ Yoki Bebida a base de soja Light 7,6 %


Pif Paf Vegetais congelados 4,0%

Solar Expertise/L'Oréal Protetor solar 3,5 %

Itambito/Itambé Leite fermentado 2,5%

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira