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14/08/2009 - 10:34

Autopista Fluminense recebeu mais de 134 mil ligações no primeiro ano de operação

Auxílio à pane mecânica foi o serviço mais solicitado.

Mais de 60 mil ocorrências atendidas em um ano – esta é uma marca expressiva do primeiro ano de operação da Autopista Fluminense, celebrado no próximo dia 15 de agosto. Em média, foram 174 ocorrências atendidas por dia na rodovia, uma a cada 8 minutos. O auxilio à pane de veículos (mecânica, elétrica, pneus furados e falta de combustível) foi o serviço mais solicitado, com cerca de 40 mil atendimentos, seguido do suporte e socorro às vitimas de acidentes, retirada de animais e objetos da pista, dentre outros.

Principal canal de comunicação com o usuário, o telefone 0800 da Autopista Fluminense recebeu, neste primeiro ano, mais de 134 mil ligações – 35% delas para solicitar o serviço de guincho e 16% para informações sobre condições da estrada. Pelo número 0800 2820 101, o usuário requisita atendimento de emergência, informações sobre acidentes e pode fazer sugestões e críticas. As ligações são gratuitas e estão disponíveis 24 horas por dia.

“O usuário passou a dispor de serviços de atendimento, bem como o telefone para atendimento a situações de emergência (0800) no centro de controle operacional, responsável pela coordenação e encaminhamento do auxílio operacional adequado”, destaca o Gerente de Tráfego da Autopista Fluminense, Edmundo Régis. “Trabalhamos 24 por dia, sete dias por semana, para que os usuários sintam-se seguros na rodovia”, completa.

Duas voltas e meia na terra - Para prestar o atendimento, cerca de 200 funcionários da concessionária se revezam no auxilio aos usuários que trafegam diariamente pela BR-101. Para se ter uma idéia do trabalho realizado, se dividíssemos o número de funcionários pelos 320 quilômetros que compreendem o trecho administrado pela concessionária, teríamos um trabalhador a cada 1,5 quilômetro de rodovia. A cada 30 minutos, um veículo é auxiliado pela inspeção de tráfego, que roda pela BR-101 durante as 24 horas do dia. Ao todo são sete viaturas de inspeção. A soma dos quilômetros que elas percorrem mensalmente equivale a duas voltas e meia em torno da Terra.

Equipamentos ao longo da rodovia - Uma equipe com cerca de 120 profissionais da área de saúde se reveza em turnos para realizar o atendimento médico pré-hospitalar na rodovia. O auxílio mecânico 24 horas conta com cerca de 70 profissionais, entre inspetores de tráfego e operadores de guincho. Para prestar esses serviços ao usuário, a rodovia dispõe de uma frota de 11 ambulâncias (sendo 7 de resgate e 4 de suporte avançado – UTI), oito guinchos, um caminhão para combate a incêndio, um veículo e equipe de apoio à Policia Rodoviária Federal na apreensão de animais na pista, sete viaturas para inspeção de tráfego, além de viaturas de apoio operacional. Esses veículos estão dispostos nas sete Bases Operacionais distribuídas ao longo da rodovia.

Parâmetros para o futuro - A OHL Brasil – empresa ao qual pertence a Autopista Planalto Sul – pretende alcançar na rodovia os mesmos índices de aprovação verificados entre os usuários das pistas do interior paulista. A Companhia administra quatro estradas a noroeste de São Paulo – Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte –, em uma região considerada um dos principais pólos de agronegócios do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes, de 2006, realizada com usuários das rodovias pavimentadas da malha rodoviária brasileira, as pistas administradas pela OHL Brasil (na época, resumiam-se às rodovias paulistas) foram classificadas como ‘ótimas’. Outra pesquisa realizada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), órgão fiscalizador das concessões rodoviárias, feita também em 2006, mostrou que 94,6% dos usuários das rodovias sob concessão da OHL Brasil aprovaram os trechos rodoviários concedidos e indicaram como pontos fortes itens como segurança viária, estado de conservação e sinalização em geral.

Autopista Fluminense - Concessionária responsável, desde 2008, por 320 quilômetros da rodovia BR-101/RJ, do trecho que vai da ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói (RJ), até a divisa do Espírito Santo Durante os 25 anos do contrato de concessão, serão investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias na rodovia.

Perfil da OHL Brasil – A OHL BRASIL é a maior companhia do setor de concessões rodoviárias do Brasil, em quilômetros administrados, com 3.226 quilômetros sob gestão de suas nove concessionárias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina: Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul, Autopista Régis Bittencourt, Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. [Site: www.autopistafluminense.com.br]

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